Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Leia o artigo de Sylvia Furegatti sobre a intervenção artística elaborada pelo grupo Pparalelo de Arte Contemporânea para o Dia Internacional Sem Carro 2008 na cidade de Limeira, centro urbano que até então não havia aderido oficialmente à comemoração

english
Read the article by Sylvia Furegatti about the artistic intervention performed by the group of Contemporary Art Paralelo on the International Car Free Day 2008 in the city of Limeira, an urban center that until then had not joined the celebration

español
Sobre la intervención artística elaborada por el grupo Pparalelo de Arte Contemporáneo para el Día Internacional Sin Coches 2008 en la ciudad de Limeira, centro urbano que hasta entonces no se había adherido oficialmente a la conmemoración


how to quote

FUREGATTI, Sylvia. A arte visita, a pé, cidade do interior. Arquiteturismo, São Paulo, ano 02, n. 019.02, Vitruvius, set. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/02.019/1456>.


Arte, meio urbano e uma cidade do interior. Esse foi o contexto que orientou a intervenção artística elaborada pelo grupo Pparalelo de Arte Contemporânea para o Dia Internacional Sem Carro 2008. A escolha que inaugurou o projeto, feita a dedo, nos levou à cidade de Limeira SP, centro urbano que até então não tinha aderido oficialmente a essa comemoração.

Localizada 154 km a noroeste da cidade de São Paulo, Limeira tem cerca de 300 mil habitantes, uma economia voltada para o comércio além da produção agrícola e industrial de insumos da laranja e cana de açúcar. A cidade mantém 2 jornais circulantes, 3 redes locais de TV e 6 instituições de ensino superior das quais destaca-se um campus da Unicamp e uma Escola particular que possui um curso de Design e Arte. Sua configuração cultural é entremeada por uma forte presença histórica das fazendas que organizam a paisagem do início do século XX e a presença de grupos artísticos atuais que convivem com os projetos locais da Prefeitura e das Oficinas Culturais do Estado.

Sylvia Furegatti
Foto divulgação


Esse panorama apresenta uma demanda pela renovação de projetos artísticos que venham de outras ordens, desvinculadas da instituição ou que alarguem a participação de seus artistas no fluxo cultural da região.

Nesse ano, as comemorações internacionais do Dia Sem Carro aconteceram entre 15 e 22 de setembro. No Brasil, segundo o Instituto Rua Viva, foram 32 cidades brasileiras as participantes dessa causa que problematiza os usos do carro pelo planeta. 8 delas capitais, as demais 24, cidades interioranas de diferentes Estados. O evento também demonstra sua relevância a partir de outro parâmetro numérico: as cidades do interior envolvidas tem, segundo senso do IBGE, entre 40.000 e 1 milhão de habitantes. Em todas elas, o excesso de veículos é o principal estímulo à participação.

A adesão de cidades tão distintas quanto ao fluxo de pessoas e espaço urbano sugere também que o formato do Evento emoldura, de certa maneira, a orientação geral adotada, como referência simbólica importante na apresentação dos elementos de preocupação social desses centros.

Há algumas décadas, as políticas públicas adotam estratégias variadas de fusão entre Arte e Turismo apoiando-se na proliferação de esculturas públicas, grandes eventos museicos, festivais e espetáculos de todo tipo, tal qual nos alerta Louis Redstone, dentre outros autores. Contudo, esse ponto da adesão de propostas artísticas para o Dia Internacional Sem Carro pode ser analisado para além da estratégia de embelezamento, sempre presente nas discussões mais críticas sobre as formas adotadas pela Arte Pública na atualidade.

A participação nas comemorações de datas como essa carrega um dado caro, tanto para o enfrentamento do artista nos centros urbanos atuais, quanto para o urbanismo e as políticas públicas: alcança preocupação uníssona das distintas platéias desse território urbano movediço. Tal mobilização de atenção, contudo, não significa ação efetiva, mas revela-se como uma das poucas causas públicas comuns ainda possíveis de serem experimentadas nos centros urbanos.

Passar um dia sem carro é uma proposta que remete à qualidade de vida urbana, idéia bem vista pelos seus gerenciadores, sejam eles, dirigentes político-administrativos, ONGs, diretores de escolas públicas, artistas interventores contemporâneos ou qualquer instituição pública ou privada atenta à importância desse contexto como ponto de revisão dos valores cotidianos urbanos. Mobilidade é a reclamação que configura o cidadão contemporâneo.

O aspecto coletivo e público pretendido pelas formas da Arte Pública e Urbana atuais é um dos principais desafios do artista envolvido com essa linguagem. É tarefa difícil enfrentar a cidade de hoje, envolver a comunidade em processos estéticos e/ou sociais que dialoguem com o mesmo ponto de partida, que sensibilizem as instituições. A desaceleração do entorno, própria da atenção despertada pelas intervenções artísticas urbanas, convida o habitante local à observação mais crítica e qualitativa sobre a paisagem habitada. Liberando-o, mesmo que por poucos minutos, da pressa cotidiana, torna-o o melhor turista, permite que ele assuma uma postura de espectador ativo dos valores estéticos, ideológicos, sensoriais, urbanos. Valoriza sua presença como testemunha cultural.

O projeto criado pelo Grupo Pparalelo para a cidade de Limeira levou em conta tais aspectos voltando-se para a constituição geral da cidade, dispondo-se também a verificar as nuances não evidentes que surgiriam com a interação de sua população. O tom informal aplicado ao título da intervenção facilitou a aproximação inicial: FUI A PÉ foi a frase-título impressa nos adesivos amarelos distribuídos para o público ao longo do dia além de aplicados nos pacotes escultóricos criados para o projeto. Os três carros que levaram os artistas de Campinas a Limeira foram estacionados em vagas públicas das principais praças centrais da cidade de Limeira formando os pacotes escultóricos construídos com lonas plásticas azuis, cordas de nylon e muitos adesivos aplicados nessa superfície. Os automóveis ficaram imobilizados o dia todo, amarrados a árvores, postes e demais equipamentos urbanos próximos às vagas, deixando seus proponentes a pé, demarcando uma área visual nova para aquele trecho urbano, convidando as pessoas para que fizesse o mesmo naquela semana.

A resposta do público local veio imediatamente. Que gente curiosa, interessada e participativa descobriu-se nesse dia! O público urbano freqüentador da área central de Limeira, especialmente aquele das bordas dessas praças centrais, faz compras, vai ao banco, transita entre o trabalho e o restaurante, entre a escola e as lojas de serviços, interessado nas interferências visuais do seu cotidiano, muitos revelaram fazer isso tudo, costumeiramente, a pé. As abordagens quase tomaram o rumo contrário: os artistas eram interpelados pelos transeuntes em boa parte do contato estabelecido. Um grupo de artistas locais que colaboraram com a viabilização e autorizações necessárias, além da ação propriamente dita, ajudou a construir o discurso que redirecionava a conversa trocada com a população na busca do aspecto artivista pretendido pelo projeto.

Os flaneurs locais avisaram seus compadres e a circulação daquela informação rapidamente conjugou arte, meio urbano, consciência coletiva e mídia, evidenciando mais uma bela cidade do interior do Estado a ser visitada, se possível, a pé.

sobre o autor

Sylvia Furegatti, artista visual, doutora em História da Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. Professora do Departamento de Artes Plásticas – IA/Unicamp. Membro fundador do Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea de Campinas

Sylvia Furegatti
Foto Ricardo Lima


comments

019.02 Viagem cultural
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

019

019.01 Fotografia

Homens e cidades do Brasil

Kim- Ir-Sen

019.03 Entrevista

Pequenos meios de hospedagens

Beno Holcberg

019.04 Viagem de formação

Xoro roxo

José Fernando Amaral

019.05 Roteiro de viagem

Um banheiro perdido

Breno Raigorodsky

019.06 Paisagem construída

O exercício do olhar

Ana Alaíde Amaral

019.07 Biblioteca

Entre chegar e partir

Ana Paula Spolon

019.08 Editorial

Arte na rua: política, turismo e cidadania

Abilio Guerra and Michel Gorski

019.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided