ENTRA NA LIVRARIA VITRUVIUS
     
 

Habitação Popular – Concurso Público Nacional de Anteprojetos no Estado do Amazonas
Manaus, 10 de junho de 2005

Menção honrosa – Trabalho nº 17 – IAB/SP
Alvaro Puntoni Arquitetos

Perspectiva da implantação das geminadas

 

O projeto se orientou pela perspectiva de propor uma nova tipologia para a habitação social, que seja um contraponto ao binômio “simples e barato” que, nas ultimas décadas em nosso país, com raríssimas exceções, marcou a produção habitacional, tanto privada como governamental.

A solução adotada propõe um sistema de módulo espacial único e adaptável associados aos elementos de suporte à habitabilidade. Visa solução adotada visa ainda à redução dos custos por meio da redução das ações construtivas, sem deixar de considerar a qualidade arquitetônica dos edifícios.

A unidade habitacional

O desenho da unidade parte do princípio da sua execução a partir de poucas ações construtivas que deixem marcado o processo construtivo na arquitetura resultante.

  Maquete da unidade
     

Adota-se uma solução construtiva simples: os planos verticais transversais são estruturais – independentes do material ou técnica construtiva adotada de acordo com as possibilidades – e geram dois módulos espaciais: um módulo de convivência de 3,00 metros de largura por 8,3 metros de profundidade, destinados à permanência prolongada – estar e dormir, e outro módulo de serviços de 1,00 m por 8,3 m, onde se situa o bloco hidráulico e a escada.

  Maquete interna, com mezanino
     

No módulo espacial de convivência o espaço de estar e o de dormir, podem permanecer integralmente abertos, o que é mais conveniente para a ventilação cruzada, ou serem organizados ou divididos de múltiplas maneiras, de acordo com as necessidades, por meio da disposição de mobiliário ou divisórias leves.

Planta do piso superior da unidade pleno

 

No módulo espacial de serviços a cozinha se liga diretamente ao espaço da sala e o banheiro situa-se no pavimento superior ligado pela escada. A área de serviço está associada ao banheiro, o que parece mais conveniente do ponto de vista do funcionamento.

O pé direito duplo do modulo espacial de convivência sugere futuras ampliações por mezaninos, restringindo o crescimento da unidade ao interior da construção, preservando o aspecto do volume externo e os espaços comuns, evitando improvisações na infra-estrutura do conjunto. Assim justifica-se o sanitário no pavimento superior do bloco hidráulico considerando sua ligação com os dormitórios a serem constituídos posteriormente, ou imediatamente considerando os custos reduzidos de execução dos mezaninos.

Plantas dos andares superior e térreo da Unidade Parcial

 

As aberturas situam-se nos planos transversais na orientação N-S e conformam-se no momento da execução dos planos longitudinais verticais estruturais, ou seja, são grandes aberturas opostas que garantem a ventilação transversal e a dupla orientação, admitem uma maior flexibilidade no momento da implantação das unidades.

  Corte Transversal
     

Duas varandas opostas estendem o espaço do modulo de convivência além de garantir uma proteção adequada das aberturas em relação a insolação e intempéries. Seu piso de madeira articulado é ventilado e permite a circulação do ar resfriado que circula sob a laje de piso.

Corte do Módulo de Serviço

 

Os caixilhos encerram ambas as faces da edificação de forma integral e são fixados diretamente na estrutura. Trata-se de um único caixilho de madeira repetido serialmente, fechados com vidros ou painéis de madeira, o que permite que a luz transborde do interior da unidade para fora, de noite, e no sentido contrário, de dia.

Tanto a cozinha como os banheiros são iluminados por vidros não transparentes – serigrafados ou aramados – sem caixilho, fixados diretamente na estrutura por meio de insertes metálicos. A ventilação se realiza através de uma folha pivotante na fachada. Os painéis de fechamento, tanto do modulo espacial de convivência como de serviços, visam evitar a escala diminuta típica destes pormenores na arquitetura tradicional da habitação social.

Corte do Módulo de Vivência

 

Um único espaço, um bloco sanitário, escadas sobrepostas e reduzidas ações construtivas conformam a unidade habitacional.

A implantação

A associação das unidades é facilmente realizada pelo alinhamento dos lotes, respeitando-se os seus limites.

  Implantação da série geminada
     

As unidades também podem ser articuladas e organizadas pelos panos verticais longitudinais estabelecendo blocos contínuos de unidades geminadas que liberam áreas comuns para uso comunitário. Neste caso deveria ser revisto o lote tradicional e adotar-se uma organização condominial.

Em ambos os casos, admitem-se várias possibilidades de implantação, sobretudo considerando-se as diferentes situações topográficas. De qualquer forma, a orientação das aberturas transversais das unidades deverá sempre ser N-S.

O exemplo de implantação no terreno hipotético sugerido demonstra apenas um caso aplicado. Vale destacar a total independência das unidades habitacionais e terreno e também a total independência das unidades entre si.

Ficha técnica

Autores
Alvaro Puntoni, Jonathan Davies, João Sodré, Mina Warchavchik e Edson Riva

 
  ENTRA NA LIVRARIA VITRUVIUS  
  Data da notícia: 18/06/2005 – Fonte: Equipe premiada / Rio de Janeiro RJ Brasil