ENTRA NA LIVRARIA VITRUVIUS
     

 

 

Campus Senac SP
Aflalo & Gasperini Arquitetos

Localização

 

Implantação

O projeto contratado foi para desenhar o novo CAMPUS SENAC/ SP, em Jurubatuba no Bairro de Santo Amaro, em imóvel anteriormente utilizado pela Industria de eletrodomésticos Walita.

A idéia de implantação foi a de reciclar os antigos edifícios da fábrica para o novo uso de universidade.

Esta reciclagem teve por principio se apropriar da implantação existente. Com isto conquistar para a universidade suas características já consolidadas, dando ao novo CAMPUS, desde seu inicio de funcionamento, a sensação já pertencer ao local.

À esquerda, foto aérea da situação original; à direita, projeto de reforma. 1. Edifício 01, que abrigará atividades acadêmicas da 1ª fase de implantação, bem como loja de conveniência, agência de viagens e banco; 2. Edifício 01, área reconstruída com substituição total da estrutura existente e projetada de acordo com as necessidades do programa, dando continuidade ao restante do edifício a ser preservado; 3. Edifício 17, Centro de Convençoes composto de auditório e salas de reunião, foyer, área de apoio e depósito de mobiliário e parte do programa esportivo coberto; 4. Área de estacionamento; 5. Praça de acesso, com acesso principal ao complexo. Portaria principal para alunos e professores; 6. Edifício 10, reforma com ampliação de área, com biblioteca do complexo em dois corpos paralelos formando um único edifício com térreo e mais dois pavimentos; 7. Edifício 08, reforma com ampliação de área, com administração geral e reitoria; 8. Área coberta destinada à praça de alimentação e convívio do complexo, adjacente ao setor de atividades gastronômicas; 9. Edifício 12, futura utilização na fase 2 de implantação, com área de apoio acadêmico e administrativo para as atividades desenvolvidas no Edifício 13 adjacente; 10. Edifício 13, abrigará na 2ª fase de implantação das atividades acadêmicas, em dois pavimentos (térreo e 1º pav.), sendo a ventilação e iluminação das salas internas feita através da abertura de pátios no centro do edifício; 11. Setor esportivo descoberto será mantido podendo contar com arquibancada e vestiários sob a mesma, com possível ocupação futura por atividades de apoio às academias; 12. Área preservada para expansão futura do complexo (fases 3 e 4)
 

O conjunto foi desenhado prevendo basicamente a reforma dos grandes galpões industriais, ampliação dos edifícios quando necessário, e a demolição de alguns de adaptação inviável.

O plano prevê a execução em etapas.

A primeira etapa construída é constituída do Edifício Acadêmico, que ocupa os espaços de um dos três maiores galpões industriais, do edifício de convenções e futuro centro esportivo que ocupam o segundo. O terceiro grande galpão está previsto estacionamento, aguardando o futuro para transformação em universidade.

Perspectiva do complexo
 

Os dois edifícios de administração foram reformados e ampliados para a Biblioteca e a Reitoria.

Os edifícios de infraestrutura e manutenção foram também reformados e ampliados para os mesmos usos.

As três grandes praças foram modernizadas com novos desenhos, que valoriza a arborização existente e são emoldurados pelas novas fachadas.

O parque de estacionamento foi otimizado, preservando as arvores existentes e plantando mais onde possível.

Bloco Acadêmico

Bloco acadêmico
 

O edifício acadêmico recebeu um mezanino em estrutura metálica, que dobrou a área disponível para o novo uso de salas de aula. As salas do térreo foram destinadas as aulas que necessitam computadores e de ar condicionado. No mezanino foram locadas as salas de aulas expositivas que não necessitam de ar-condicionado, sendo que a ventilação cruzada foi conquistada através das aberturas restauradas dos sheds industriais e de janelas laterais nas fachadas externas e internas voltadas para os três novos pátios criados. A solução encontrada para a inserção do ar-condicionado central e de todo cabeamento necessário ao novo uso, foi criar uma fachada sobressalente, em pré-moldado de concreto, que de uma só vez resolveu a nova identidade plástica do prédio, permitiu abrigar toda tubulação e cabeamento (sem redução do pé-direito disponível), e servindo de proteção e enquadramento da caixilharia.

Biblioteca

Biblioteca
 

A biblioteca, que se caracteriza pela fachada principal inclinada, foi ajustada ao antigo edifício da administração principal, que na reforma recebeu mais um pavimento e um volume simétrico com um pátio central de pé-direito livre total, tudo em estrutura metálica. Seus fechamentos foram feitos em grandes painéis pré-moldados de concreto, com acabamento texturizado coloridos, dispensando qualquer outro acabamento. As fachadas reformadas receberam acabamento de massa com a mesma textura dos painéis de concreto. A caixilharia de alumínio valoriza todo o conjunto com um desenho expressivo para a praça central e com brises tipo asas de avião na fachada voltada para a rua.

Reitoria

A reitoria foi ajustada ao segundo prédio administrativo, e teve sua ampliação em concreto convencional, e recebeu o acabamento das fachadas em massa texturizada em cores similares ao concreto pré-moldado.

Gastronomia

Edifício de gastronomia
 

O prédio do antigo restaurante, não pode ser aproveitado e no seu local foi construído o novo edifício para os cursos de gastronomia. Construído com estrutura mista de concreto convencional e pré-fabricado, teve sua fachadas inteiramente montadas com o mesmo sistema de pré-moldados de concreto. Seu interior recebeu todos os equipamentos de cozinha de ultima geração, e tem a peculiaridade de ter parte de sua água aquecida com sistema de energia solar, coerentemente ajustados aos sheds de ventilação das cozinhas.

Convenções e Esportes

Aproveitando o antigo galpão do almoxarifado e depósito industrial, o centro de convenções e de esportes adota os mesmos conceitos estruturais do acadêmico, com estrutura metálica para o mezanino e pré-moldados coloridos nas fachadas e sua caixilharia segue a mesma qualidade da instalada na biblioteca.

Infraestrutura e Manutenção

Com construções mais simples os edifícios de infraestrutura e manutenção foram ajustados para não se destacarem no conjunto. Deve-se notar o sistema construtivo da caixa d’água para dois milhões de litros, toda construída em concreto armado, com formas deslizantes.

Fotos e desenhos dos blocos

Bloco Acadêmico

Bloco acadêmico
 
  Bloco acadêmico
     
  Bloco acadêmico
     
  Bloco acadêmico
     
  Bloco acadêmico
     
  Bloco acadêmico
     
  Bloco acadêmico
     
  Bloco acadêmico
     
Bloco acadêmico. Croqui e elevações
 
Bloco acadêmico. Cortes longitudinal e transversal
 
Bloco acadêmico. Plantas térreo e mezanino
 

Biblioteca

Biblioteca
 
  Biblioteca
     
  Biblioteca
     
  Biblioteca
     
  Biblioteca
     
  Biblioteca
     
Biblioteca, croquis e elevações
 
  Biblioteca, croquis e corte da fachada inclinada
     
Biblioteca, cortes longitudinal e transversal
 
  Biblioteca, piso térreo, 1º e 2º pavimentos
     

Gastronomia

Edifício de gastronomia
 
  Edifício de gastronomia
     
  Edifício de gastronomia
     
  Edifício de gastronomia, elevações
     
Edifício de gastronomia, cortes
 
  Edifício de gastronomia, pisos térreo e superior
     

Reitoria

  Edifício da Reitoria, croquis e elevações
     
Edifício da Reitoria. Cortes longitudinal e transversal
 
Edifício da Reitoria. Plantas térreo e superior
 

Convenções e Esportes

  Edifício de Convenções, pavimento térreo
     
Edifício de Convenções. Cortes longitudinal do foyer e do auditório
 
  Edifício de Convenções, pavimento térreo
     
Edifício Esportivo. Planta e elevação
 

Ficha Técnica

Nome do Empreendimento
Campus SENAC

Local
Av. Eusébio Stevaux, 823 – Sto. Amaro / São Paulo - capital

Área Construída 1ª etapa
51.164,68 m²

Terreno
118.056,26 m²

Arquitetura
Aflalo & Gasperini Arquitetos

Arquitetos
Gian Carlo Gasperini, Luiz Felipe Aflalo Hermann, Roberto Aflalo Filho, Eduardo Martins Ferreira, Hugo Lopez, Fátima Machado Moreira, Mirela Rezze, Angélica Lodovici, Isabel Araújo, Ricardo Aranha, Oliver James Gorham, Nathalie Samuel, Neiva Mariko Saito, André Bezerra de Melo, Cátia Portela Gonçalves, Letícia Lindenberg Lemos, Christiane de Oliveira Campos, Ana Raquel C. Pionti, Arnaldo Razzante, Bruno Lucchese, Paulo Katz e Aleksander Marcello Braz

Estagiários
Maria Paula Seixas, Ricardo de Almeida e Camila Q. Vicari

Arquitetura de Interiores
Sá Marques Const. E Programação Visual

Acústico
Acústica Engenharia

Ar-condicionado
Teknika Projetos e Consultoria

Audiovisual
Sky Alm

Automação Predial
Bosco & Associados

Caixilharia
AEC Consultores

Cozinha
SENAC

Drenagem
Drenatec - Regea

Elétrica
PHE – Projetos Hidráulicos e Elétricos

Elevadores
EMPRO – Engenharia de Produção

Energia Solar
Agência Energia

Estrutural
Escritório Técnico César Pereira Lopes

Hidráulica
PHE – Projetos Hidráulicos e Elétricos

Incêndio
PHE – Projetos Hidráulicos e Elétricos

Luminotécnica: Franco & Fortes

Paisagismo
Agroarte Serviços Técnicos em Agropecuária e Paisagismo

Pré-moldados
Stamp

Segurança
Estratégica

Telemática
Ábaco Sylex Networking

Tráfego
Michel Sola Consultoria e Engenharia

       
  ENTRA NA LIVRARIA VITRUVIUS  
  Data da notícia: 12/09/2005 – Fonte: Escritório responsável / São Paulo SP Brasil