ENTRA NA LIVRARIA VITRUVIUS
     

 

   

Proposta para Sobre-Cobertura do Edifício Vilanova Artigas, sede da FAU-USP | Arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva
São Paulo, maio de 2009

Clique aqui para ver os desenhos maiores

Vista geral da proposta

 

Buscando recuperar um patrimônio histórico brasileiro, a solução proposta pretende ser a de menor interferência física possível no projeto original, de autoria do Mestre Vilanova Artigas, do qual fui assistente de ensino na FAU-USP.

 

Vista noturna geral

     

Simplicidade, Leveza e Dignidade

A solução do GEEF da FAU-USP, embasada em estudos e pareceres técnicos oficiais, já prevê inicialmente a emergencial recuperação da superfície de concreto da cobertura, bem como a adição de novas prumadas para descidas de águas pluviais junto aos pilares principais da cobertura.

Vista da proposta

 

Nossa solução para a cobertura do edifício é de extrema simplicidade e leveza, consistindo basicamente em 2 etapas:

1. Revestimento de toda a superfície de cobertura exposta às intempéries climáticas com chapas de cobre natural;

2. Adoção de nova cobertura em “panos” de membrana tensionada, cada qual cobrindo 4 módulos da iluminação zenital original. Fixados em 8 pontos com 2 diferentes alturas, estes novos módulos “quádruplos” formam superfície capaz de propiciar estanqueidade, ventilação, iluminação, drenagem e proteção a radiação solar, sem sobrecargas ou estruturas adicionais. Desta forma, os dômus de acrílico podem ser retirados, e as águas de chuvas - inclusive de vento - serão totalmente contidas.

 

Vista em detalhe

     

A proposta assim apresentada responde com eficiência aos problemas a serem enfrentados, e respeita integralmente o conceito do projeto do edifício, revelando-se solução final e digna da representatividade deste marco de nossa arquitetura.

 

Cobertura conforme existente

     
 

Novos fechamentos das calhas

     
 

Revestimento e fechamentos das calhas e rufos em cobre

     
 

Aplicação da sobre cobertura em mebrana tensionada

     

Aplicação da sobre cobertura em mebrana tensionada

 
 

Planta Cobertura - Calhas e Rufos

     
 

Planta Cobertura - Membranas Tensionadas

     

Corte Parcial FF da Cobertura

 

Planta Parcial da Cobertura - Calhas e Caimentos

 

Planta Parcial da Cobertura

 

Corte Parcial AA da Cobertura

 

Corte Parcial BB da Cobertura

 

Corte Parcial CC da Cobertura

 

Corte Parcial DD da Cobertura

 

Corte Parcial EE da Cobertura

 

Corte esquemático de Conforto Térmico e Ambiental

 

Clique aqui para ver os desenhos maiores

Ficha técnica

Equipe
Pedro Paulo de Melo Saraiva
Fernando Mendonça
Pedro de Melo Saraiva
Christian Nobre
Luiz Nogueira
Alex Hollanda
Thomas de Boer

       
  ENTRA NA LIVRARIA VITRUVIUS  
 

Data da notícia: 28/05/2009 – Fonte: Autores do projeto / São Paulo SP Brasil