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PORTAL VITRUVIUS. Novo Circo Voador. Projetos, São Paulo, ano 04, n. 045.01, Vitruvius, set. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/04.045/2425>.


Histórico

O Circo Voador, importante equipamento cultural carioca e berço de importantes bandas do cenário nacional desde o início da década de 80, teve seu fechamento decretado em 1996 pela prefeitura da cidade. Em meados de 2001, após a estruturação do movimento em prol da reabertura do Circo, a prefeitura lançou concurso nacional de projetos de arquitetura para sua construção no mesmo local, na área da Lapa, mas com o terreno diminuído.

Conceito

A proposta do novo Circo Voador é baseada na criação de formas e espaços dinâmicos com forte identidade sem, no entanto, abandonar o despojamento característico do Circo original. Ainda como premissa mantida no novo projeto, a permeabilidade dos espaços foi buscada a todo instante enaltecendo o movimento das pessoas pelas rampas, jardins e varanda. As edificações descolam-se do solo gerando uma planta geral versátil. Os espaços internos se confundem com os externos reiterando o caráter democrático do novo Circo.

Contexto urbano

A Lapa, área periférica do centro da cidade, adjacente ao bairro de Santa Teresa e de relevante importância na cultura e história cariocas, é hoje uma importante área de preservação do patrimônio cultural e arquitetônico e, ao mesmo tempo, uma área de crescente revitalização e reconversão de edificações, antes residenciais, que agora abrigam atividades culturais diversas.

Inserido neste contexto, o terreno do Circo sofre especial interferência do antigo aqueduto da cidade, hoje conhecido como “Arcos da Lapa” e funcionando como ponte do bonde de Santa Teresa. Sua imponente presença, aliada à situação paisagística preexistente, foi determinante no projeto e sua implantação.

Implantação

Optamos por trabalhar a Nave Principal, edificação de maior volume, com uma forma esférica simples, uma lona de PVC, que “nasce” por entre as palmeiras, de altura inferior ao próprio aqueduto antigo, transformando-o em pórtico de entrada de todo o complexo. Desta forma, os Arcos da Lapa têm sua importância respeitada ao mesmo tempo que se integram ao Circo Voador harmoniosamente.

A proposta é orientada por um gesto dinâmico de ocupação do terreno. Isto é possível graças à utilização de um sistema que organiza os elementos do projeto em torno de um vórtice, distribuíndo-os pela periferia do terreno. As edificações estão em meio a um turbilhão, gerado pela instabilidade da Nave Principal. O grande eixo de palmeiras existentes articula as duas principais áreas do terreno, entrecortado transversalmente por diversos caminhos rasgados por entre jardins. Luz e sombras projetadas pelo sol definem espaços e sensações.

O novo Circo deve funcionar com diferentes horários e escalas de acesso de público. O público noturno chega através do Largo da Lapa tendo uma visão parcial do conjunto, emoldurada pelos arcos do antigo aqueduto. Após a transposição deste portal, ocorre a apreensão dos espaços, a visada da grande lona iluminada, a identificação do cenário e atores. O público diurno utiliza um acesso de escala reduzida para atividades de menor porte, localizado na rua projetada, fruindo de uma agradável e lúdica perspectiva dos jardins de flores vermelhas e alameda das palmeiras com os Arcos ao fundo.

Acústica

O tratamento acústico, inteiramente baseado nas normas ABNT 10.151 e ABNT-NB-10.152/1987, foi determinante no desenvolvimento do projeto. A primeira atitude foi direcionar o palco, antigamente voltado para a direção de Santa Teresa, para os Arcos da Lapa.

Para diminuir os índices de emissão sonora do Circo, a pele de PVC que cobre a Nave Principal recebeu sob si outras camadas de lona com lã mineral tubular e plana, formando uma membrana com espessura média de 20 cm e peso de 20 Kg/m², que isola o som tanto de dentro para fora como no sentido inverso, garantindo qualidade acústica no interior da nave para música eletroacústica e acústica.

Para evitar a propagação do som através da abertura para ventilação acima do palco, foi criado um sistema composto por várias placas dispostas lado a lado, que absorvem as ondas sonoras, impedindo a passagem de ruído.

ficha técnica

Escritório responsável
DDG Arquitetura

Arquitetos
Celio Diniz, Eduardo Canellas, Eduardo Dezouzart e Tiago Gualda

Estagiárias
Carolina Baltar e Gabriela Rios

Obra
Circo Voador

Local
Área da Lapa, Rio de Janeiro / RJ

Data do projeto
2001

Data da conclusão da obra
2004

Área do terreno
2598 m²

Área construída
1143 m²

Arquitetura e interiores
DDG Arquitetura

Execução da obra
EBTE Engenharia

Acústica
Fernando Alvim Richard

Ar condicionado
Ambient-air

Conforto Ambiental
Michael Laar

Estrutura
Conplan Engenharia
JC Filizola Engenharia

Instalações
Projetos Integrados
Prime Engenharia e Consultoria
Hime Consultoria e Projeto

Luminotécnica
Peter Gasper Associados

Paisagismo
DDG Arquitetura

Programação Visual
Plano B Design

Tenso-estrutura
STM Engenharia

Fotografias
DDG Arquitetura

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045.01 Institucional
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original: português

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DDG Arquitetura
Rio de Janeiro RJ Brasil

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