Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

AT | AL 609 é o novo espaço de trabalho da artista Cecilia Stelini e do Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea

No próximo dia 26 de novembro, a partir das 19h30, ocorre a abertura de um novo espaço dedicado à arte contemporânea em Campinas. Intitulado de AT | AL 609 – lugar de investigações artísticas, o antigo ATQG do Grupo Pparalelo e ateliês das artistas Cecília Stelini e Dorothea Freire foi totalmente reformado para abrigar exposições, propostas de residências artísticas, cursos e workshops.

O novo espaço passa a funcionar a partir desse mês de novembro. Em seu projeto de inauguração apresenta cinco mostras simultâneas além de promover uma mesa redonda internacional que vai debater a condição do trabalho colaborativo na arte atual.

A artista Cecilia Stelini ocupa esse espaço como seu ateliê desde a década de 1980. Desde então, atua de modo solo além de dividi-lo com outros projetos de Galeria de Arte e ateliê da artista Dorothea Freire. Com a chegada do Grupo Pparalelo, do qual as duas artistas são membros fundadores, no início de 2008, a dinâmica de trabalho que passa a acontecer no espaço sugere, de alguma forma, a revitalização de suas atividades que se inauguram neste mês.

A nova configuração adotada pelo AT | AL 609 dispõe de uma sala de entrada, uma sala de vitrine, uma sala múltiplo uso, o espaço art display, um escritório-biblio-videoteca, um jardim interno e um quarto-do-artista-residente.

A Sala de entrada apresentará o projeto Quem Faz seu Caminho do artista Matheus Giavarotti em parceria com Anderson Rei. O trabalho é composto por um revisteiro tomado por sentenças em letras garrafais construídas a partir da interação do publico presente. Matheus desenvolve pesquisa em pintura mural, arte pública e educação. Participou da formação do Espaço Coringa, e é fundador da Associação Cutural Jatobá-AJA, onde desenvolve práticas artísticas colaborativas. O artista integra também a mesa redonda programada para o dia 30 de novembro.

A sala de vitrine recebe o convidado internacional do evento: o grupo Lugar a Dudas sediado em Cali, Colombia. Lugar A Dudas é um dos espaços de experimentações artísticas contemporâneas instigantes com o qual Cecilia Stelini tem mantido contato. O A Dudas é formado por Carolina Ruiz, Cesar García, David Alvarez, Jorge Schneider, Sally Mizrachi dentre outros integrantes. Sua participação na inauguração do AT | AL 609 apresenta uma série de vídeos intitulados Muestra a Ver, produzidos no ano de 2009. O representante que vem a Campinas é Jorge Schneider, designer gráfico do grupo que também integra a mesa redonda.

O grupo Pparalelo ocupa a Sala Múltiplo Uso com uma instalação intitulada Novos Corredores Culturais. Trata-se de uma instalação de parede idealizada para condensar num mesmo suporte, elementos grafo-visuais aplicados sobre mapas pelos artistas do grupo: Cecilia Stelini, Dorothea Freire, Sylvia Furegatti, Adriana da Conceição e Hebert Gouvea.  O suporte escolhido tem o formato de sleeping bag que traz a imagem de mapas com interferências criadas pelos artistas em suas 5 peças que serão afixadas nas paredes dessa sala.

O espaço compacto de vitrine denominado art display apresenta um recorte do trabalho Monitoria Espontânea, recente intervenção artística do Grupo Pparalelo que teve sua primeira edição, no mês de julho passado, numa praça central da cidade de São José dos Campos.

O espaço do escritório-biblio-videoteca é ocupado por Cecilia Stelini com a apresentação de uma série de suas vídeo-performances.

A mesa redonda do dia 30 de novembro completa-se com a presença de Monica Nador, artista visual que opera formas de Arte Pública por meio de seu projeto - JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube, localizado na periferia de São Paulo.

Monica, Matheus e Jorge apresentam seus trabalhos mais recentes de forma a abrir as discussões sobre as possibilidades do trabalho colaborativo na arte atual. A mesa redonda se inicia as 19hs e terá entrada gratuita.

A inauguração do AT | AL 609 é aberta ao público geral e espera pela presença dos artistas e demais interessados em arte contemporânea. Seu funcionamento adota o ritmo de um ateliê e recebe visitas sob agendamento pelo telefone: 19.3255-7689 ou pelo email: contato@pparalelo.art.br

Ficha Técnica do Projeto

Concepção e Realização: Pparalelo de Arte Contemporânea de Campinas

Artistas Expositores:

  • Pparalelo de Arte Contemporanea;
  • Cecilia Stelini;
  • Matheus Giavarotti;
  • Lugar a Dudas

Mesa Redonda

30 de novembro às 19h

Coordenação do Debate: Sylvia Furegatti
Integrantes da Mesa de Debate: Mônica Nador/Jamac (SP); Matheus Giavarotti (SP) e Jorge Schneider/Lugar A Dudas (Colombia)

Mais informações

Pparalelo de Arte Contemporânea www.pparalelo.art.br

Art Display

Art Display

Cecilia Stelini, performance bordados, atos, situações

Cecilia Stelini, performance bordados, atos, situações

Cecilia Stelini, Desarma-me, videoperformance

Cecilia Stelini, Desarma-me, videoperformance

Novos Corredores Culturais, Dorothea Freire

Novos Corredores Culturais, Dorothea Freire

Novos Corredores Culturais, Hebert Gouvea

Novos Corredores Culturais, Hebert Gouvea

Novos Corredores Culturais, Adriana da Conceição

Novos Corredores Culturais, Adriana da Conceição

Novos Corredores Culturais, Cecilia Stelini

Novos Corredores Culturais, Cecilia Stelini

Novos Corredores Culturais, Sylvia Furegatti

Novos Corredores Culturais, Sylvia Furegatti

Abertura AT|AL 609 - lugar de investigações artísticas

happens
in 26/11/2010

opening
26 de novembro às 19h30

source
Sylvia Furegatti
Campinas SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided