Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A obra Água, instalação artística de Leonardo Crescenti, Raquel Kogan e Rejane Cantoni, estará exposta na Oca, Parque do Ibirapuera, de 26 de novembro de 2010 a 8 de maio de 2011.

sobre a obra

Água – instalação artística de Leonardo Crescenti, Raquel Kogan e Rejane Cantoni – é uma interface tátil-visual: um espelho de observação flexível, de grande dimensão, desenhado para sofrer deformações em função do peso e da posição dos visitantes; é composto de 45 chapas de Tecnovac, 1 sistema de sensoriamento tátil mecânico e 4 projetores de luz.

As 45 chapas de Tecnovac estão conectadas e, a configuração atual,  formam uma superfície espelhada de 7.2 metros de largura por 18 metros de comprimento, por 1 milímetro de espessura.

A função desse grande espelho é refletir a luz que incide sobre ele e projetar sombras dos interatores na arquitetura, em constante alteração com a movimentação das pessoas.

O sistema de sensoriamento tátil mecânico é composto de 52 mantas de espuma cinza escura de densidade 35 e fitas adesivas. Localizadas sob a superfície das chapas Tecnovac, esse dispositivo tem tripla função:

1. permite aos usuários deformar a superfície lisa das chapas espelhadas em função de sua posição relativa e peso;

2. possibilita ampliar alterações na trajetória angular da luz que incide sobre a superfície espelhada;

3. serve para simular, nos interatores, sensações equivalentes a caminhar sobre superfícies liquidas (e.g, afundar o pé em poças ou águas rasas).

Vários usuários podem caminhar simultaneamente sobre a obra e essa ação dispersa e concentra os raios de luz que incidem sobre a superfície espelhada.

Pisando sobre a obra, portanto, usuários alteram as qualidades do espelho liquido e conhecem a sua profundidade e as dimensões espaciais da instalação, alteram o reflexo da imagem projetada e interagem uns com os outros.

sobre os artistas

Leonardo Crescenti nasceu em São Paulo; estudou arquitetura na FAU/USP, em São Paulo; desde 1978 investiga e desenvolve projetos em várias mídias e suportes, como fotógrafo e como diretor de fotografia realizou 13 curta metragens obtendo um total de 21 premiações nacionais e 14 internacionais 28 participações hors-concours e 3 participações na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes.

Raquel Kogan é formada em arquitetura. Premiada no Transmídia Itaú Cultural 2002, faz reflexão#1, apresentada também no Ciber@rt em Bilbao. A investigação em mídias digitais continua entre outros com projeção, 401, ocupação1 sidespecific , reflexão#2 na exposição cinético _digital e no ZKM Centro de Arte Média, reflexão#3 no art@outsiders em Paris, ponte no Sesc Paulista. O vídeo BMG8970 participa do 15º vídeobrasil, Rencontre Internacionales Paris/Berlin e na Mostravídeo assim como reprodução proibida. O objeto rever é exposto no Centro Cultural da Espanha em Montevideo, a vídeo-instalação mov_ing no Festival Transitio no México e Crtl V+Crtl C no Sesc Pompéia. Executa a instalação interativa reler para a 4ª bienal de arte tecnologia.

Rejane Cantoni nasceu em São Paulo; estudou comunicação, semiótica, visualização de sistemas de informação e interfaces cinemáticas, em São Paulo e em Genebra; desde 1987 pesquisa e desenvolve instalações imersivas com dispositivos de aquisição e manipulação de dados em ambientes naturais e ou sensorizados e automação.

Água na Oca

happens
from 26/11/2010
to 08/05/2011

where

OCA - Pavilhão Governador Lucas Nogueira Garcez
Parque do Ibirapuera, São Paulo SP Brasil
Portão 3 (carro) ou portão 1 (pedestre)
terça a domingo, das 9h às 17h
(11) 5572.0985

source
Raquel Kogan
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided