Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A mostra tem curadoria de Ariel Jiménez, curador chefe da Coleção ‘Cisneros’ e exibe cerca de 80 obras de dez artistas (brasileiros e venezuelanos) ligados ao “abstracionismo” de tendência construtiva

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos mais importantes museus de artes visuais do País, inaugura, no próximo dia 27, a mostra Desenhar no Espaço: artistas abstratos da Venezuela e do Brasil na Coleção Patricia Phelps de Cisneros. Com cerca de 80 obras, entre pintura, escultura, desenhos e objetos, a mostra exibe trabalhos realizados entre 1940 e 1990 pelos brasileiros Hércules Barsotti, Willys de Castro, Lygia Clark, Mira Schendel, Hélio Oiticica, Judith Lauand e Mira Schendel e pelos Venezuelanos, Alejandro Otero, Jesus Soto, Carlos Cruz-Diez e Gego (Gertrud Goldschmidt).

Apoiada pela MAPFRE, instituição que tem como um de seus focos a promoção da cultura no Brasil, a exposição, de acordo com o curador, traça um panorama da formação de uma era pós-moderna na arte sul-americana, indo além do diálogo sobre o percurso da arte abstrata no Brasil e na Venezuela.

Na exposição, o público poderá perceber pontos de encontro e divergências na produção brasileira e venezuelana com relação ao abstracionismo, método que surgiu na Europa entre 1910 e 1920 e que atingiu o ápice no Brasil entre as décadas de 1940 e 1970.

Durante a mostra, poderão ser identificadas as técnicas brasileiras, que em geral prioriza a presença corporal, mexendo em volumes, na espacialidade das obras e no contato mais direto com o espectador e a conceito venezuelano, onde os artistas concentraram esforços no jogo entre luzes e cores nas telas para garantir experiência visual.

Para a diretora de Responsabilidade Social Corporativa da MAPFRE Seguros, Fátima Lima, “valorizar a arte, e especialmente a arte de grandes artistas brasileiros, é extremamente  gratificante, e é um privilégio para a MAPFRE poder apoiar uma exposição como esta, que tem em seu “DNA” representantes brasileiros de um movimento tão peculiar como o abstracionismo”, comenta.“

A mostra Desenhar no Espaço: Artistas abstratos da Venezuela e do Brasil na Coleção Patricia Phelps de Cisneros acontece de 27 de novembro a 30 de Janeiro de 2011, na Pinacoteca do Estado, localizada na Praça da Luz, 02.

Patrocínio: MAPFRE Seguros

Exposição Desenhar o Espaço<br />Foto divulgação  [Website Pinacoteca do Estado]

Exposição Desenhar o Espaço
Foto divulgação [Website Pinacoteca do Estado]

Com apoio da MAPFRE, a Pinacoteca do Estado de São Paulo traz ao público a mostra Desenhar no Espaço

happens
from 27/11/2010
to 30/01/2011

opening
27 de novembro

more
de terça a domingo, das 10h às 18h
aos sábados, a entrada é gratuita para todos
Classificação etária: Livre

where
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 Bairro da Luz 01120-010
São Paulo SP Brasil
Terça a domingo, 10h ás 17h30, permanência até as 18h Quintas até as 22h. Entrada franca das 18h às 22h
+55 11 33241000

source
Lenon Hymalaia
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided