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Com a curadoria musical de Anna Maria Kieffer, a comemoração da reabertura da Biblioteca Municipal Mário de Andrade vai de janeiro a maio de 2011

Em janeiro acontece a reabertura da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Serão 13 eventos, de janeiro a maio, com curadoria musical de Anna Maria Kieffer,  realizados sempre aos sábados, entre 16h e 19h (com exceção do evento do dia 12 de fevereiro, entre 15h e 18h). O projeto constitui uma ampliação do trabalho realizado pela curadora no CD Cancioneiro da imigração e  ressalta, agora, não apenas o que as comunidades de imigrantes guardam de mais tradicional, mas também seu histórico de integração à cidade e as outras comunidades. A curadora criou um projeto com apresentações temáticas tendo no repertório obras relativas às comunidades árabe, italiana, russa, japonesa, germânica, húngara, andina, judaica, espanhola, polonesa, portuguesa, coreana e africana. Os eventos serão gratuitos!

No ano de 2004, Anna Maria Kieffer editou, pela Akron, o CD livro-duplo Cancioneiro da imigração que retrata a prática musical entre comunidades de imigrantes na cidade de São Paulo, num total de 520 músicos divididos entre representantes de 3 populações formadoras e 12 comunidades de imigrantes.

Agora, a convite da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a Akron volta ao tema em outro recorte. A primeira abordagem foi o que se pode chamar de “memória do navio”, neste segundo projeto, ressalta-se não apenas o que as comunidades guardam ainda de mais tradicional mas também seu histórico de integração à cidade e a outras comunidades.

O projeto

1. Uma mesa-redonda com dois debatedores especialistas em temas relativos a cada comunidade, mediados pelo curador da Sessão de Obras Raras da Biblioteca que falará, também, sobre livros e documentos importantes que integram seu acervo e que dizem respeito à comunidade em questão.

2. Uma apresentação musical

A série completa de apresentações, num total de 13 eventos, sempre aos sábados entre 16h e 19h (com exceção do evento do dia 12 de fevereiro, entre 15h e 18h) terá início a 29 de janeiro de 2011 e será precedida pelo evento de reabertura, a 25 de janeiro, no qual se apresentarão organismos dos Corpos Estáveis do Teatro Municipal de São Paulo:

Coral Lírico
Coral Paulistano
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Janeiro

Dia 29 de janeiro de 2011
Programação Musical

Comunidade Árabe

Guerreiros: mouros e cristão na tradição musical do Brasil

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em inícios do século XVI, vieram fortemente arabizados, em razão da longa presença árabe na Península Ibérica. Vestígios dessa presença em nossa cultura se observam, ainda hoje, principalmente na música tradicional do Nordeste. O projeto promove o reencontro dessas culturas, no que elas têm de comum entre si, através da pesquisa e interpretação de Sami Bordokan e seu grupo, fortemente atuantes na comunidade árabe paulistana, com peças de música clássica árabe, e do cantador e pesquisador alagoano Eliezer Teixeira que desenvolve, com o Grupo Trivolim, em São Paulo, um importante trabalho em torno do “Guerreiro Alagoano”, tradição que recupera em música e dança, as guerras entre mouros e cristãos.

Intérpretes
Grupo   Sami Bordokan
Sami Bordokan, alaúde  e canto árabe
Cláudio Kairouz, kanoun
William Bordokan, derbaki ,bandir e  daff
Eliezer Teixeira, cantador
Trivolim Companhia de Expressões Populares

(Direção Eliezer Teixeira e Marli Damasceno)

Curadoria e participação:
Anna Maria Kieffer

Fevereiro

Dia 5 de fevereiro de 2011
Programação Musical

Comunidade Italiana

In terra Lontana

A imigração italiana não só trouxe consigo uma grande quantidade de cantos tradicionais, ainda presentes no seio da comunidade, como contribuiu para o desenvolvimento da música na cidade com a criação de grupos amadores e profissionais de ópera, o hábito de se cantar em casa, hábito esse registrado em álbuns de canto ainda encontrados em bibliotecas particulares e acervos públicos, e a formação de compositores que vieram a enriquecer o riquíssimo painel de compositores paulistas, principalmente durante o Modernismo. In terra lontana, reune obras vocais de música erudita, popular e de salão, pontuadas por intervenção de música tradicional, através de um duo de gaitas -de - fole tocadas por membros da comunidade que ainda hoje atuam, no tempo do Natal, frente aos presépios e na porta da Igreja dos Italianos, para “chamar os pastores”.

Cantos tradicionais da Sardenha, Nápoles, Abruzzi, Lacio, Toscana, Veneto.

Música de salão praticada pelos imigrantes nos anos 1910 e 1920:obras de Vidal, Bixio, Tagliaferri. As associações líricas : obras de Rossini. Verdi, Carlos Gomes, Puccini. Herança musical: obras de Mignone e Guarnieri.

Intérpretes
Biagio Mario Villani, piffero /  Emilio Ferrara, zampogna
Adelia Issa, soprano
Alessandro Greccho, tenor
Sandro Bodilon, barítono
Leonardo Fernandes, piano

Participação especial:
Eloy de Abreu

Curadoria, e participação:
Anna Maria Kieffer

Dia 12 de fevereiro de 2011
Programação Musical

Comunidade Russa

Cantos Sacros e Profanos

A comunidade russa em São Paulo reúne-se, principalmente, em torno dos eventos religiosos e culturais organizados pela Igreja Ortodoxa Russa, representada por 6 templos espalhados pela cidade que guardam as tradições litúrgicas de um passado distante ( da conversão de S. Wladimir, em 988, até a Revolução, em 1917).

A essas tradições religiosas e musicais, ilustradas pelo Coro da Catedral  Ortodoxa de São Nicolau, soma-se o hábito de se cantar em família, hábito que se sedimentou, na Rússia, no século XIX, nos salões musicais e literários freqüentados pelos principais compositores e poetas da época: (Glinka, R. Korsakoff, Tchaikovsky, Rachmaninoff) quando se sedimentou a língua russa, tal qual ela é, hoje.

Obras da tradição russo-ortodoxa da Semana Santa: leituras salmodiadas, preces entoadas,  hinos religiosos.

Intérpretes
Coro da Catedral Ortodoxa de São Nicolau

Regentes
Helena Panko Protocevich
Delfim Ricardo Porto JR (Aleluia)

Solista Pe. Konstantino Bussyguin

Leitores:
Tatiana Bussyguin
Gustavo Yonemura Ramirez

Obras de compositore russos do Século XIX/XX: Glinka,  R. Korsacov,  Tchaikowski, Glier, Rachmaninov, Rubinstein.

Intérpretes
Vesna Bancovic, meio-soprano
Dana Radu, piano.

Dia 19 de fevereiro de 2011
Programação Musical

Comunidade Japonesa

Tons do Outono

A presença da comunidade japonesa em São Paulo é ressaltada não só pela preservação de suas manifestações culturais, mas também pela atração que essas manifestações têm provocado nos paulistanos de uma forma geral. Dentre os grupos musicais que mais se têm dedicado ao estudo da música antiga e contemporânea do Japão, destaca-se a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa.

Fundada pelo compositor, músico e ceramista, o Grão – mestre Tsuna Yuami, a associação tem se dedicado à música clássica do Japão, desde a Idade Média, e reúne professores e alunos de instrumentos tradicionais como o shakuhashi, o kotô e o shamisen.

Atualmente, a sociedade é dirigida por um de seus principais discípulos, o compositor paulistano de origem sérbia  Danilo Tomic, Mestre em shakuhachi, cuja proposta, 

Tons de Outono, inclui obras clássicas japonesas antigas, obras de compositores japoneses atuais e obras de sua autoria, compostas dentro dos princípios da trans-culturalidade.

Obras da música clássica japonesa executada com instrumentos tradicionais, séculos VIII ao XVIII: Anônimos,  Yoshisawa Kengyo,

Obras dos anos 1930 a 1950 : Michio Miyagi, Rando Fukuda

Obras contemporâneas: Kohachiro Miyata, Katsuhiko Yoshizaki, Hideki Kuribayashi, Danilo Tomic.

Intérpretes
Danilo Tomic,  shakuhachi
Camilo Carrara, violão
Kayami Satomi, violoncelo
Tamie Kitahara, kotô
Yuko Ogura, kotô
Reiko Nagase, kotô
Alexander Iwami, shakuhachi

Dia 26 de fevereiro de 2011
Programação Musical

Comunidade Germânica

Ecos do Reno e do Danúbio

A mais antiga das imigrações oficiais no Brasil, a imigração alemã - num momento em que a Alemanha ainda não existia como Estado - assim como a de austríacos e suíços, contribuiu muitíssimo na formação musical da cidade, durante todo o século XIX e boa parte do XX, principalmente através de agremiações musicais e centros de estudo, entre os quais o Club Haydn, a Sociedade Filarmônica Lyra, a Sociedade Bach e a Escola Livre de Música Pró-Arte. Um pouco dessa história é aqui revivida através de testemunhos e exemplos musicais, incluindo, música de câmara, como a praticada pelo Club Haydn (fundado em 1883), música barroca, aqui introduzida, principalmente pela Sociedade Bach, trechos de óperas e operetas e exemplos de haussmusik, como  era chamada a música realizada em reuniões domésticas por instrumentistas e cantores, incluindo Lieder e música tradicional harmonizada por grandes compositores do Romantismo, aqui interpretada por músicos descendentes, em sua maioria, desses antepassados germânicos.

Sonatas de  Haendel e Schumann para trio de cordas, árias e canções de Mozart e Schubert, canções folclóricas alemãs, harmonizadas por Brahms, canções tradicionais internacionais, harmonizadas  para vozes e trio de cordas por Beethoven, trechos de operetas de Lehár e Strauss II.

Intérpretes
Trio Kaiser- Miller- Bock:
Andrea Kaiser, soprano / Gretchen Miller, violoncelo  / Vana Bock, violoncelo
Trio MiRiMa:
Uwe Kleber, violino / Gretchen Miller, violoncello / Maria Elisa Risarto, piano

Cantores
Andrea Kaiser, soprano / Walter Weiszflog, barítono

Março

Sábado, 12 de março de 2011
Comunidade Húngara

Karikázó: Danças Cantadas

Projeto que evidencia a dança e música vocal húngara, opondo diferentes tipos de emissão da voz - praticadas há séculos nas aldeias e cuja tradição subsiste entre os húngaros de São Paulo- ao canto tratado de forma  mais erudita, utilizado em  obras recolhidas e recriadas por grandes musicólogos e compositores húngaros do século XX, como Kodaly e Bartok.

As danças femininas tradicionais, cantadas e dançadas em roda por moças, são completadas por danças de Méhkéréki, utilizadas na antiga Transilvânia para recrutamento militar, dançadas pelos rapazes ao som do doromb e marcadas por percussão corporal.

Intérpretes:
Jovens do Grupo Folclórico Pántlika
Pedro Marques, dançarino e percussão corporal
Gedeon Piller, doromb (berimbau de boca)
Manuela Freua, soprano
Dana Radu, piano

Sábado, 19 de março de 2011
Comunidade Andina

Terras Altas

Dentre as imigrações mais recentes na cidade de São Paulo, destaca-se a dos andinos, que integra culturas - como a quéchua - de populações oriundas da Bolívia, Peru, Chile e norte da Argentina.

Por outro lado, há, em São Paulo, grupos de estudo e da difusão da música e dos instrumentos dessas regiões, desde os anos 1970, inclusive compondo sobre textos tradicionais . Neste projeto, pretende-se mesclar conjuntos de música tradicional com a criação contemporânea, a partir dessas tradições, como o trabalho realizado pelo compositor argentino radicado em São Paulo Willy Verdaguer, um dos fundadores do Grupo “Raíces de América”.

Intérpretes
Grupo Sendero e Willy Verdaguer:
Jará Arrais - violão, charango, voz e direção musical folclórica
Chico Pedro - quena, zampoña, flauta e voz
Mauricio Urzua - violão, tiple, charango, quatro venezuelano e voz
Rodrigo Mozambique - percussão, bombo legüero, congas, bongô, etc.
Participação especial, coordenação e direção geral - Maestro Willy Verdaguer

Sábado, 26 de março de 2011
Comunidade Judaica

Música Judeu Ashkenasi e Sefaradi

Não são muitos os que, fora da comunidade, conhecem as características culturais que diferenciam os judeus ashkenasim (centro e leste da Europa) dos judeus sefaradim ( panínsula ibérica e norte da África). Ambas as culturas estão presentes na comunidade judaica de São Paulo e se manifestam, inclusive, através de sua música - tanto sacra como profana - utilizando, em seus cantos, escalas e modos próprios.

O projeto conta com obras corais de inspiração erudita e tradicional, com comentários das influências recíprocas ibéricas e européias, histórias, significados e curiosidades acompanhadas por instrumentos, e com a presença de um hazán (cantor litúrgico solista), incluindo músicas tradicionais como:

Oifn Pripetchin, Tumbalalaika,  Idiche Mame, En la Mra", Noches Noches, Los Bilbilicos" e Abraham Avinu,

Intérpretes:
Coral Shir Hashirim d Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo
Sylvia Lohn, narradora
David Kullock, hazan
Direção musical e regência: León Halegua

Abril

Sábado, 02 de abril de 2011
Comunidade Espanhola

Recuerdos, lembranzas, lembranças

O título do projeto remete a algumas das diferentes línguas faladas pelos imigrantes que aqui chegaram vindos de diferentes regiões da Espanha.

Peças tradicionais dessas regiões,  recolhidas e harmonizadas por importantes pesquisadores e compositores contemporâneos da imigração espanhola, testemunham essas diferenças culturais e lingüísticas, incluindo obras de Granados, Pedrell, Falla, Obradors.

Em 1916, chega ao Brasil, a violonista Josephina Robledo, discípula de Tárrega. A partir de 1920, fixa-se em São Paulo. Pode ser considerada como a introdutora do estudo do violão clássico no Brasil. Sua presença é aqui revivida através das obras de seu mestre, executadas por Gisela Nogueira.

O espírito festivo da comunidade é representado por peças  tradicionais populares interpretadas por um conjunto de gaitas-de-fole galegas de 12 músicos que tocam, além das gaitas, tambores, bumbos, conchas e pandeiretas.

Intérpretes
Flávio Costa, barítono
Ricardo Ballestero, piano
Gisela Nogueira, violão
Grupo Folclórico Galego Lembranza e Agarimo, direção Maria Fé Varela Vasquez

Sábado, 09 de abril de 2011
Comunidade Polonesa

Gritos das Montanhas

A comunidade polonesa em São Paulo mantém suas tradições vivas principalmente através da dedicação da Família Szot, cujos membros continuaram o trabalho iniciado por seu patriarca Kazimierz Szot, fundador do Grupo de canto coral e danças folclórico Wiosna, há 30 anos. Os irmãos Janina, Jan, Luciano, Paulo, Maria Lúcia, assim como alguns de seus filhos e netos, o genro de Maria Lúcia, Tarik, dedicam-se à música e à dança, como professores, regentes, bailarinos, cantores e instrumentistas. Alguns deles, foram à Polônia para um período de estudos em etnografia, canto e dança. Gritos das Montanhas , a partir da peça tradicional homônima que aborda a comunicação entre um vilarejo e outro, simboliza a possibilidade de comunicação entre pessoas de diferentes locais e culturas, integrando música tradicional, dança folclórica e canções de câmara.

Intérpretes
Maria Lucia Szot Golebski, soprano e arranjos
Janina Szot de Castro Rocha, meio-soprano, flautas
Jan Szot, baixo-barítono, flautas e arranjos
Tarik Dib, piano
Daniela Szot Golebski Dib e Marileia Alves Dias Szot, bailarinas e coreógrafas
Luciano Szot, apresentador

Sábado, 16 de abril de 2011
Comunidade Portuguesa

Cantigas, danças e guitarradas

Os portugueses marcam sua presença no Brasil desde o século XVI, primeiro como colonizadores, depois como imigrantes.A partir da Independência, durante todo o século XIX e até hoje, foram protagonistas de sucessivos movimentos de idas e vindas que uniram culturalmente, sem interrupção, as terras “d’aquém e d’além mar”. Esse caminho é ressaltado, nesse projeto, primeiramente, por algumas peças de importante cancioneiro do século XIX, o Cancioneiro de Músicas Populares de César das Neves e Gualdino de Campos que reúne cerca de 600 canções de salão, de rua e de teatro, colhidas em Portugal e no Brasil, objeto de estudo da cantora e pesquisadora Luiza Sawaya.

O instrumento ícone da música lusitana, a guitarra portuguesa, em suas diferentes formas (de Lisboa e de Coimbra), tem aqui uma seção especial que privilegia peças de compositores como Artur Paredes, Alcino Frasão e Manuel Marques que as trataram de forma tradicional e ao mesmo tempo virtuosística.

O programa é completado por fandangos de Santarém e peças populares das regiões do Minho, Trás-os Montes, Beira –Alta, Beira- Baixa, entre outras, interpretadas com instrumentos tradicionais.

Luiza Sawaya, soprano
Achille Picchi, piano e recriação dos acompanhamentos do Cancioneiro
Ricardo Araújo, guitarra portuguesa (de Lisboa e de Coimbra)
Renato Araújo, violão
Saulo Rodrigues, baixo
Agostinho Machado, sanfona
Tocata do Grupo Folclórico da Casa de Portugal

Sábado, 30 de abril de 2011
Comunidade Coreana

Tradições coreanass em São Paulo

Embora a comunidade coreana tenha se estabelecido em São Paulo recentemente, trouxe consigo algumas práticas de dança e música milenares, como é o caso do Sa Mul Nori, aqui apresentado, que inclui um conjunto de percussão formado por 4 instrumentos tradicionais associados a elementos da natureza:o kwen-gari (trovão), um pequeno gongo; o jing,( vento, )um gongo maior; o jangu ( chuva), um tambor bi-lateral e o buk (nuvem),um tambor de som grave.

Originalmente, a prática se destinava a assegurar e celebrar boas colheitas. De cunho xamânico, foi também influenciada pelo budismo coreano.

O Sa Mul Nori será precedido por um evento de caligrafia coreana, o Hangul, relativo ao alfabeto criado no século XV e que inclui ainda, música e dança e seguido do Coro das Mães da Associação Brasileira dos Coreanos, que apresentará, com acompanhamento instrumental, canções folclóricas e populares.

Intérpretes
Evento Hangul
Arum Han, dançarina
Sung Ju Na, caligrafia

Sa Mul Nori
Young  Suk Shin, presidente

Coral das Mães
Byung Hwa Lee, presidente
Young Hwan Choi, regente
Lisa Um, coordenadora cultural

Maio

Sábado, 07 de maio de 2011
Comunidade Africana

ComboioAtlânticoOs africanos estão presentes no Brasil desde o século XVI e são considerados, já no século XIX, por Manuel Quirino, como elemento colonizador.

O concerto que encerra a presente série, aborda a herança africana antiga e moderna, incluindo manifestações musicais da imigração recente. Constitui um diálogo performático entre músicos e dançarinos africanos e brasileiros de origem africana (ou não), que tem na África um ponto de partida estético e filosófico em comum.

Obras tradicionais e obras criadas especialmente para a ocasião, sob direção de Salloma Sallomão, integrando música e dança

Intérpretes
Carlinhos Antunes- Kora, Ngoni, Violão
Angelo Flores Cello- Cello e Percussão
Salloma Salomão- Direção, Voz e Flauta
Dinho Nogueira- Arranjos, Violão, Viola e Urucungo
Carlos Caçapava- Percussão.
Fily Kanoutê- Voz, Violão e percussão.
Bob de Souza- Contra Baixo e Bolombato.
Rodrigo Star- Bateria
Coreografia- Luli Silva e Kolela Kabenguele

Anna Maria Kieffer [Divulgação]

Anna Maria Kieffer [Divulgação]

Reabertura da Biblioteca Municipal Mário de Andrade

happens
from 29/01/2011
to 07/05/2011

more
Sábados, entre 16h e 19h (com exceção do evento do dia 12 de fevereiro, entre 15h e 18h)
Entrada franca

where
Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Centro - São Paulo
(11) 3256-5270

source
Miriam Bemelmans Comunicações
São Paulo SP Brasil

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