Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Primeiro número da revista Monolito aborda a obra do arquiteto paulista Angelo Bucci.

A revista Monolito será lançada no Rio de Janeiro no dia 23 de fevereiro, quarta-feira, na Livraria da Travessa do Leblon, às 19h. O evento contará com as presenças do editor Fernando Serapião e do arquiteto Angelo Bucci, cuja obra é objeto do número monográfico.

O número inaugural da revista Monolito tem como tema a obra de Angelo Bucci, um dos maiores expoentes da arquitetura brasileira, com prêmios e reconhecimentos internacionais, como o da Bienal de Buenos Aires e Veneza. No inicio de fevereiro, Bucci recebeu mais uma honraria: ele foi convidado para ser um membro honorário Instituto de Arquitetos dos Estados Unidos (AIA).

Aos 47 anos, Bucci divide sua vida profissional entre seu estúdio em São Paulo e o ensino, tendo como base a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde leciona. Há seis anos passa temporadas semestrais no exterior, como professor visitante de prestigiosos centros de estudos, como Harvard, MIT, Berkeley e a Universidade de Veneza. Por outro lado, sua sensível produção arquitetônica, iniciada nos anos de 1990, é composta por obras-primas, com a casa de Ribeirão Preto ou a escola Jardim Ataliba Leonel, sendo uma das poucas unanimidades entre os críticos brasileiros. “Um dos melhores arquitetos hoje no mundo”, escreveu a seu respeito o crítico e diplomata André Corrêa do Lago, membro do Comitê de Arquitetura e Design do Moma, NY, e do conselho editorial de Monolito (Agnaldo Farias, Carlos Magalhães, Cristiano Mascaro e Mauro Munhoz também integram o conselho da Monolito).

 Este é o primeiro volume monográfico sobre a obra de Bucci. A edição é composta por 13 obras apresentadas em detalhes, com fotos de Cristiano Mascaro e Nelson Kon, os dois principais fotógrafos de arquitetura do país, e da grega Erieta Attali, professora de Colúmbia, NY. Completam o volume um ensaio do próprio arquiteto, um perfil escrito por Fernando Serapião e uma análise crítica de Otavio Leonídio.

A edição marca o lançamento da revista Monolito – publicação bimestral e bilíngue (português/inglês) dedicada a monografias de arquitetura (arquitetos, temas ou lugares) com projeto gráfico de Didiana Prata e editada por Fernando Serapião.

sobre o editor

Após seis anos editando a revista Projeto Design, Serapião passa a se dedicar a edição da Monolito. Com centenas de ensaios publicados sobre arquitetura, Serapião é colaborador da revista Piauí e do jornal Folha de S. Paulo. É membro da Associação Paulista de Críticos de Arte e tem artigos publicados no exterior em diversos periódicos especializados, como Domus China, Arquitectura Viva (Espanha), Area (Italia) e Arquitectura Ibérica (Portugal). Publicou uma dezena de livros, entre os quais São Paulo: guia de arquitetura contemporânea (Editora Viana & Mosley, 2005) e ganhador do 1º prêmio na categoria trabalhos escritos no 7º Prêmio Jovens Arquitetos (IAB/SP; Museu da Casa Brasileira).

Monolito n.1 / Angelo Bucci, São Paulo, fev. 2011, 152 p., R$ 79,00. Textos de Angelo Bucci, Fernando Serapião e Otavio Leonído. Fotos de Nelson Kon, Cristiano Mascaro e Erieta Attali

Monolito n.1 / Angelo Bucci, São Paulo, fev. 2011, 152 p., R$ 79,00. Textos de Angelo Bucci, Fernando Serapião e Otavio Leonído. Fotos de Nelson Kon, Cristiano Mascaro e Erieta Attali

Igreja Natividad, maquete. Arquiteto Angelo Bucci

Igreja Natividad, maquete. Arquiteto Angelo Bucci

Revista Monolito

happens
in 23/02/2011

where
Livraria da Travessa Leblon
Afrânio de Melo Franco 290 - loja 205 A
Rio de Janeiro RJ
fone (21) 3138.9600

source
Editora Monolito
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided