Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A Galeria da Rua abre as portas oficialmente para o público no próximo dia 30 de março. Situada na Rua Oscar Freire – no coração do bairro dos Jardins, em São Paulo –, será a primeira galeria especializada em fotografia da capital paulista.

Para a  data, a Galeria presenteia a cidade com a exposição “Movimento Coletivo”, que apresenta ensaios fotográficos da conclusão de curso da primeira turma do projeto Trecho 2.8. A coletiva mostra imagens impressas em suporte de algodão e sob todas as regras de conservação e preservação, instalações, desenhos e projeções que foram criados a partir de fotografias produzidas pelos nove participantes do projeto social.

Eles são adultos que viviam em situação de rua e que por meio da iniciativa criada pelo Instituto Brasis Estudos e Ações e o Instituto Gens de Educação e Cultura, desenvolveram um trabalho de expressão pessoal, que utiliza a fotografia como um meio para desenvolver o exercício do olhar, da sensibilidade, da inteligência e da criação.

O conjunto dessas imagens é um recorte da produção de cada indivíduo, são olhares de pessoas que na sua maioria nunca haviam tido contato com uma máquina fotográfica. Buscou-se nessa edição, acima de tudo, encontrar a linguagem que cada um adquiriu ao ter contato com a técnica e a arte fotográfica.

Os autores, Carol Garcia, Fernanda Matias, Izael Matias Leonel, Jak Andrade, Marcello Matos, Marcio Passos, Marilza Silva, Marli Pereira Dias e Sebastião Nicomedes, produziram mais de 300 fotografias, entre abril de 2010 e janeiro desse ano, período em que estiveram acompanhados pelo professor e artista visual Edson Fragoaz e a pedagoga Grácia Lopes

“Teremos quatro exposições ao ano, duas do Trecho 2.8 e duas de artistas consagrados”, diz Isabel Amado, diretora artística da Galeria. “A ideia é sempre propormos um diálogo entre estes artistas e os participantes, diminuindo a distância entre eles através da fotografia”, completa.

Todas as peças expostas serão comercializadas, com preços entre R$500 e R$ 3.000 e virão acompanhadas de um certificado de autenticidade. O valor arrecadado será dividido entre os fotógrafos e o Instituto Brasis Estudos e Ações. “Penso que a Educação por meio da arte nos fortalece, isto é, cria condições para nosso desenvolvimento Ético-criativo. E, a Galeria da Rua é a materialização disso”, diz Marcos Amaro, idealizador da Galeria.

A Galeria da Rua tem projeto arquitetônico de Ruy Ohtake, está localizada nos fundos da Opart, loja especializada em óculos solares e receituário. O novo espaço de arte de São Paulo funcionará de segunda à sábado, das 10 às 20 horas. A exposição ficará em cartaz até o dia 15 de maio.

Marcio Passos, na Galeria da Rua [divulgação]

Marcio Passos, na Galeria da Rua [divulgação]

Jak Andradem, na Galeria da Rua [divulgação]

Jak Andradem, na Galeria da Rua [divulgação]

Carol Garcia, na Galeria da Rua [divulgação]

Carol Garcia, na Galeria da Rua [divulgação]

Sebastião Nicomendes, na Galeria da Rua [divulgação]

Sebastião Nicomendes, na Galeria da Rua [divulgação]

Fernanda Matias, na Galeria da Rua [divulgação]

Fernanda Matias, na Galeria da Rua [divulgação]

Marilza Silva, na Galeria da Rua [divulgação]

Marilza Silva, na Galeria da Rua [divulgação]

Galeria da Rua apresenta exposição Movimento Coletivo

happens
from 30/03/2011
to 15/05/2011

opening
30 de março às 19h

where

Galeria da Rua
Rua Oscar Freire, 791
São Paulo SP Brasil
segunda à sábado, das 10 às 20 horas

source
Cíntia Banús - MKT MIX Assessoria de Comunicação
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided