Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Publicação apresenta as principais obras do artista, formado em artes plásticas pela Unicamp

No dia 13 de maio, a partir das 19 horas, Oi, Oi Futuro, Iguatemi São Paulo, Galeria LEmE e Bei Editora lançam, na SP Arte, o livro Marcelo Moscheta. A trajetória do artista é apresentada em imagens de suas obras, complementadas por ensaios críticos assinados pelo historiador de arte Emerson Dionisio e pelo curador e crítico de arte Ricardo Resende.

Haverá um outro lançamento com exposição de obras de Marcelo Moscheta, no dia 20 de maio a partir de 19 horas no Ateliê Aberto em Campinas.

Sobre o livro

Ganhador do Prêmio Pipa em 2010, na categoria júri popular, Marcelo Moscheta é um dos artistas mais consistentes da atualidade. Agora, suas obras ganham edição especial em livro que leva seu nome, lançada pela BE? Editora com o patrocínio da Oi e apoio de Oi Futuro, Galeria LEmE e Iguatemi São Paulo.

No livro, a trajetória do artista é apresentada em imagens de suas obras, complementadas por ensaios críticos assinados pelo historiador de arte Emerson Dionisio e pelo curador e crítico de arte Ricardo Resende.

Seus trabalhos empregam técnicas tão diferentes quanto o grafite aplicado sobre PVC expandido – em séries como Branco gelo, Mars: Equivalent Landscape e A New Method For Assisting the Invention in the Composition of Clouds – e a aquarela, que é aplicada sobre cartões-postais antigos pertencentes à família do artista em Le Nouveau Paysage du paralèlle 48.

Paisagens, a recriação de espaços naturais, o deslocamento de elementos, o desejo de catalogação e de apropriação do outro... Todos esses temas se encontram nos trabalhos de Moscheta, agora reunidos numa publicação capaz de exprimir os principais pontos da personalidade de sua obra.

“A poética do quase é um bom pressuposto para compreender a trajetória de Marcelo Moscheta. A ideia de trajeto, diga-se, é inadequada para descrever o encadeamento de obras reunidas neste livro e que pretendem apresentar parte da produção deste artista. De tão coerente e cioso com seu trabalho, Moscheta nos oferece uma poética intercambiável, que não se presta a uma leitura evolucionista” [Emerson Dionísio].

Sobre o artista

Baseado em Campinas, Marcelo Moscheta mantém um ateliê colaborativo, onde realiza grande parte de suas obras e pesquisas, já apresentadas em salões e museus como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, o Centro Cultural São Paulo e a Bienal de Gravura do Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Liège.

Formado em artes plásticas pela Unicamp, Moscheta também fez mestrado em artes visuais. Suas obras estão espalhadas, hoje, pelo mundo, em coleções de galerias, museus e particulares. O artista recebeu, em 2007, o prêmio-residência da École de Beaux-Arts de Rennes, na França, pela Fundação Joaquim Nabuco.

"Marcelo Moscheta", São Paulo, BEI, 2011, 114 p. ISBN 978-85-7850-067-2 (port/ing)

"Marcelo Moscheta", São Paulo, BEI, 2011, 114 p. ISBN 978-85-7850-067-2 (port/ing)

Marcelo Moscheta

happens
in 13/05/2011

more
a partir das 19h, no Lounge Iguatemi na SP Arte Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, Portão 3

source
Mira Mestre / Assessoria de imprensa BEI Editora
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided