Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Exposição "Outras odisséias no espaço" no CCA - Centro Canadense de Arquitetura - de Montreal, com trabalhos de Greg Lynn, Michael Maltzan e Alessandro Poli.

Os arquitetos norte-americanos Greg Lynn, Michael Maltzan e o italiano Alessandro Poli desenvolveram  trabalhos inéditos e estranhos sobre uma aventura inspirada na primeira missão  na lua em 1969. “Outras Odisséias no Espaço” questiona a exploração espacial, que provocou tanto admiração como questionamentos sobre sua legitimidade; questiona também a quantidade de expedições científicas que se sucederam, como  os lançamentos de satélites e até o turismo espacial. Segundo esses três arquitetos, o espaço representou, a princípio, oportunidades para novas experiências, mas também condições extremas de vida a partir das quais se testam novas maneiras de habitar a Terra.

Com duas salas reservadas a cada um dos participantes e abertas entre si para estabelecer uma relação, um diálogo entre as obras expostas,  maquetes, colagens, animações, e objetos que vão além da representação tradicional em duas dimensões. Esse material bastante diversificado, às vezes real, às vezes virtual, parte de simples utensílios agrícolas até um filme de ficção científica. Por exemplo, Greg Lynn inventa uma nova maneira de olhar a Terra. Michel Maltzan reinventa as construções dos laboratórios da NASA. Alesandro Poli brinca com as noções de escala e aborda o tema da solidão; compara a cápsula espacial de Buzz Haldrin às ferramentas de um simples camponês toscano.  

Mirko Zardini, diretor do CCA, explica que  exposição “Outras odisséias no espaço” não se refere nem à arquitetura espacial, nem à arquitetura no espaço. “Não é uma apologia heróica da arquitetura ou do imaginário high tech, ou uma celebração das  condições extremas que se podem impor ao nosso corpo (ou ao nosso espírito)”.

Em síntese, a exposição, que estará aberta até 06 de setembro no CCA , revela como a exploração do espaço  levou a redescoberta da Terra, mostrando a importância de se pesquisar uma arquitetura voltada para a produção de idéias.

Mais informações no site: www.cca.qc.ca/espace.

 

Outras odisséias no espaço

happens
from 08/04/2010
to 06/09/2010

source
Matéria de Haifa Y. Sabbag
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided