Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Inaugura A Casa Da Imagema Exposição “Guilherme Gaensly, o fotógrafo Cosmopolita”

de 19 de novembro de 2011, às 11h - até 8 de abril de 2012

Muita gente conhece o trabalho de Guilherme Gaensly, mas poucos são aqueles que conhecem a exata dimensão de sua importância para a iconografia da cidade de São Paulo. Por isso a obra do fotógrafo foi escolhida para inaugurar o novo museu da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a Casa da Imagem, que fará parte da rede do Museu da Cidade.

Voltado à pesquisa e difusão da história da imagem documental da cidade e à preservação dos acervos Iconográfico e Gestões Municipais, o novo espaço da fotografia, está instalado na centenária Casa nº 1, depois de restauro iniciado em 2008. Seu acervo, que reúne 710 mil imagens da cidade de São Paulo, entre as quais 120 mil já digitalizadas, recebeu tratamento para conservação, além de ter sido constituída uma base de dados de gerenciamento e recuperação de informações. Localizada na antiga Rua do Carmo, hoje Rua Roberto Simonsen, a Casa da Imagem fica ao lado do Beco do Pinto e do Solar da Marquesa de Santos, que também passaram por processo de restauro e serão reabertos para o público no mesmo dia 19 de novembro, às 11h.

Esta exposição “Guilherme Gaensly, o fotógrafo Cosmopolita” que inaugura a Casa da Imagem, com curadoria de Rubens Fernandes Junior, coloca luz sobre o mais importante conjunto de fotografias produzidas ao longo de três décadas – entre 1890 e 1920 – momento em que a cidade radicalizou sua transformação urbana.

Gaensly não se preocupou em documentar a cidade em obras, mas produziu uma coleção de fotografias cuja principal preocupação foi evidenciar a nova dinâmica da cidade: seus edifícios públicos, seus parques e praças reurbanizados, seus palacetes e os trilhos dos bondes elétricos recém chegados ao espaço urbano. Esse conjunto de imagens, especialmente criado para divulgar os novos atributos da capital, foi decisivo para São Paulo adquirir um status de metrópole emergente. “Promover ações de pesquisa junto ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura garante o conhecimento, difusão e preservação de suas coleções, como é caso desta exposição”, afirma Henrique Siqueira, gestor do novo museu.  

“Essas fotografias são um dos mais expressivos documentos visuais da história da cidade e estimulam o visitante a se envolver com o passado da cidade, por isso escolhermos mostrá-las na inauguração da Casa da Imagem”, afirma Rubens Fernandes Junior. Segundo o curador, a intenção é ressaltar durante todo o percurso da exposição o significado das fotografias de Guilherme Gaensly para a história da fotografia e para a história da cidade. “Gaensly soube flagrar o espaço urbano com precisão técnica e ao mesmo tempo o registro das plantações de café e seu deslocamento ferroviário, trazendo uma compreensão deste espaço de modernização”.

Ele aponta, por exemplo, como a fotografia do Largo do São Bento de Gaensly deverá se chocar com a imagem metal que o visitante tem hoje do mesmo espaço. A proposta busca estimular a criação de vínculos afetivos que possam dar ao cidadão a leitura crítica do desenvolvimento econômico da cidade e, ao mesmo tempo, capacitá-lo para uma melhor compreensão da evolução do espaço urbano.

“Ao vivenciar esta experiência diante das fotografias de Guilherme Gaensly o visitante atribuirá importância para esta coleção, intensificando sua relação amorosa com a cidade, experimentando uma sensação de deslocamento (dentro de uma casa centenária e diante de imagens históricas), e com isso deverá agregar novos valores e criar novos vínculos com a memória da cidade de São Paulo”, declara o curador Rubens Fernandes Junior.

Beco do Pinto – “NO AR”, de Laura Vinci

A Casa da Imagem é responsável pela programação do Beco do Pinto, logradouro público, entre o novo museu e o Solar da Marquesa de Santos. Era uma passagem utilizada na São Paulo colonial para o trânsito de pessoas e animais, ligando o largo da Sé à várzea do rio Tamanduateí. A proposta é convidar artistas plásticos para conceberem instalações para o local que será inaugurado com a obra da artista Laura Vinci, NO AR.

A instalação (site specific) sugere uma reflexão sobre a transformação e a passagem do tempo. A instalação de forma fluida, através de seu sistema de vapores e de suas variações sutis, transforma continuamente os espaços do Beco do Pinto, propondo um jogo em que os visitantes serão estimulados a descobrir novas configurações na névoa.

A passagem do tempo é tema recorrente na obra da artista paulista. Trabalhos com produtos orgânicos que se modificavam naturalmente ao longo de uma exposição e  outros que tratam dos processos de transformação do estado da matéria já fizeram parte de sua consagrada produção. Sua obra também se destaca por estabelecer um diálogo com o espaço no qual se insere. Essas características sublinham a instalação criada para o Beco do Pinto, onde a artista instaura ainda uma delicada poética sobre um tempo em suspensão.

ServiçoExposição: “Guilherme Gaensly, o fotógrafo Cosmopolita”

Instalação: “NO AR”

de 19 de novembro de 2011, às 10h até 8 de abril de 2012
3ª a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita

Casa da Imagem

Rua Roberto Simonsen, 136-B – Centro
CEP 01017-020 - S Paulo-SP
Metrô - Sétel 11 3106 5122
contato.casai@prefeitura.sp.gov.br

Visitas monitoradas

Equipe disponível para atendimento de grupo escolares, organizações da sociedade civil, associações e visitantes em geral.

Casa da imagem e Solar da Marquesa<br />Foto Nelson Kon

Casa da imagem e Solar da Marquesa
Foto Nelson Kon

Casa da Imagem<br />Foto Nelson Kon

Casa da Imagem
Foto Nelson Kon

Beco do Pinto. Instalação "No Ar", de Laura Vinci<br />Foto Nelson Kon

Beco do Pinto. Instalação "No Ar", de Laura Vinci
Foto Nelson Kon

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo inaugura três espaços restaurados na cidade,

happens
from 19/11/2011
to 08/04/2012

opening
19 de novembro, as 10h

source
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided