Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Exposição reúne gravuras de Rembrandt, Dürer, Goya, Piranesi e Hogarth, entre outros.

A exposição abarca gravadores que nasceram do século XV ao XVIII e gravuras concebidas de acordo com técnicas que foram desenvolvidas no período – embora algumas obras de Goya tenham sido criadas em 1815, o artista é considerado essencialmente um gravador do século XVIII. As gravuras da Real Biblioteca, que são anteriores ao terremoto que arrasou Lisboa em 1755, são originárias da antiga coleção portuguesa e sobreviveram ao terremoto e maremoto que destruiu a cidade. Elas formam a maior parte das gravuras da exposição.

Para exibir as 171 gravuras que integram Mestre da Gravura – Coleção Fundação Biblioteca Nacional foram escolhidos dois critérios: ordem cronológica e geografia. Serão respeitadas a data de nascimento dos gravadores e a coleção a que cada um pertence – alemã, holandesa, italiana, francesa, flamenga, inglesa, espanhola e portuguesa. São 30 gravuras da coleção alemã, 27 da holandesa, 35 da italiana, 26 da francesa, 14 da flamenga, oito da inglesa, 18 da espanhola e 13 da portuguesa. A importância histórica do gravador e da gravura foi o critério curatorial para a seleção das obras dentro da Coleção de Gravuras Avulsas da FBN, que conta com mais de 30 mil itens no acervo. Os artistas de maior expressão de cada região são representados com maior número de obras na exposição.  

A coleção possibilita o contato do visitante com obras-primas criadas por figuras que estão entre as mais importantes da arte ocidental em todos os tempos. Gravuras assinadas por artistas como Albrecht Dürer, o principal nome da renascença alemã, dividem a atenção com obras de Rembrandt, o maior nome da arte neerlandesa, e de Francisco José de Goya, o mais importante artista do Romantismo na Espanha. Também poderão ser conferidas obras satíricas do inglês William Hogarth, que refletia sobre os desmandos da política em seu tempo e acabou gerando o termo Hogartianas; o cuidadoso trabalho do italiano Giovanni Battista Piranesi, que registrava a arquitetura com detalhes e é até hoje influência assumida na arte contemporânea; a extraordinária arte burlesca do francês Jacques Callot; e o talento de retratista do flamengo Anton Van Dyck, dentre vários outros. Exemplos de como a arte tem refletido a experiência humana ao longo dos séculos, com graça, dramaticidade e acima de tudo com muita originalidade.

A mostra reúne gravuras originais, isto é, composições inéditas, criadas, gravadas e impressas por um mesmo artista, ou sob sua supervisão, e gravuras de reprodução, em que um gravador parte de uma composição de outro artista, seja pintura, escultura, afresco, iluminuras, com o objetivo de divulgar a obra daquele criador e fazer circular a imagem. Um total de 81 artistas que promovem um percurso na história da arte ocidental.

Exposição Mestres da Gravura

happens
from 26/01/2012
to 22/04/2012

where

Museu Nacional dos Correios
SCS, Qd. 4, Bl. A, nº 256, Ed. Apolo – Asa Sul
Brasília DF Brasil
3ª feira a domingo, das 10h às 19h
(61) 3426-2955

source
Objeto Sim Projetos Culturais
Brasília DF Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided