Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo (concerto)
08
de março, quinta-feira, das 19h às 20h
Local:
Auditório

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, um dos corpos artísticos do Theatro Municipal, está de volta à Biblioteca, com apresentações musicais na segunda quinta-feira de cada mês de 2012.

Foi fundado em 1935 com a denominação de Quarteto Haydn, por iniciativa de Mário de Andrade, musicólogo e sociólogo, diretor do Departamento de Cultura, atual Secretaria Municipal de Cultura. A partir de 1944, passou a chamar-se Quarteto de Cordas Municipal.

Constituído atualmente pelos músicos Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo), o Quarteto realiza intensa atividade no cenário musical brasileiro e internacional.

Por ocasião dos concertos, a Sala de Artes, da Biblioteca, permanece aberta e organiza exposições de obras de seu acervo relativas ao repertório apresentado.

Programa: W.A. Mozart (Áustria, Salzburgo  1756 - Viena 1791) – Quarteto K.156 em Sol Maior “de Milão” (20m.), Arvo Pärt (Estônia, Paide 1935) - Fratres (6m.), Franz Schubert ( Áustria, Himmelpfortgrund 1797 - Viena 1828) - Quarteto op.125 (24m.)

História(s) da arte no Brasil: do pós-guerra à contemporaneidade – módulo 2 (ciclo de palestras)
13, 15, 20 e 22 de março
– terças e quintas-feiras, das 19h às 21h
Local: Auditório

O segundo módulo do ciclo História(s) da Arte no Brasil visa apresentar ao público um panorama não tanto da história da arte no Brasil, mas do que sobre ela já se escreveu e pensou, desde o século 19 até a contemporaneidade.

No módulo I, realizado em novembro de 2011, foram debatidas as primeiras iniciativas de Araújo Porto Alegre ainda no século 19 até meados da década de 1940. Este segundo módulo apresentará um recorte que pretende cobrir o período da fundação dos primeiros museus de arte moderna e contemporânea, além da Bienal de São Paulo, até a produção historiográfica atual, com a criação de cursos de graduação e pós-graduação em história da arte, em diversas universidades do país.

Cada encontro é composto por duas apresentações de palestrantes convidados, cujos temas são: “Figurativo, abstrato, moderno”; “Vanguardismo brasileiro”; “Arte e universidade” e “Panorama atual da História da Arte no Brasil”.

Na ocasião, a Sala de Artes Sergio Milliet, que é aberta ao público até às 19h, preparará uma exposição de seu acervo relacionada aos temas a serem abordados.

Curadoria e mediação: Thiago Gil

Graduado em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 2008, fez parte da equipe de pesquisadores da 28ª Bienal de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de mestrado em Artes Visuais na ECA-USP.

programação

Figurativo, abstrato, moderno
13 de março, terça–feira, das 19h às 21h

Modernismo, barroco mineiro, abstração gestual: a crítica de arte de Lourival Gomes Machado
palestra de Ana Cândida de Avelar

Galeria, Fundação e Museu: três tempos da história do MAM-SP
palestra de Regina Teixeira de Barros

Vanguardismo brasileiro
15 de março, quinta-feira, das 19h às 21h

Mário Pedrosa e o exercício experimental da liberdade
palestra de Francisco Alambert

Arte moderna e mediação institucional: a criação da Bienal Internacional de São Paulo
palestra de Marilúcia Bottallo

Arte e universidade
20 de março, terça-feira, das 19h às 21h

História da Arte nos cursos de Arquitetura
palestra de Ana Belluzzo
Arte e História da Arte na Universidade
palestra de Teixeira Coelho

Panorama atual
22 de março, quinta-feira, das 19h às 21h

A internacionalização da arte brasileira no século 20: alguns problemas sobre a escrita da história da arte hoje
palestra de Sônia Salzstein

A reavaliação crítica da arte brasileira do século 19 nas últimas décadas
palestra de Sonia Gomes Pereira

Leitores e leituras - Especial Drummond (sarau)
14 e 28 de março
, quarta-feira, das 17h30 às 19h30
Local
: Sala de Convivência

Com o objetivo de compartilhar experiências de leitura, a Biblioteca Mário de Andrade promove, na sala de convivência da Circulante, encontros de leitores. De modo espontâneo e livre, os participantes têm a oportunidade de compartilhar leituras, impressões e informações.

Neste mês o sarau acontece em duas datas. No dia 14, será realizado um encontro especial, com foco na obra de Carlos Drummond de Andrade, por ocasião do relançamento de sua obra pela Companhia das Letras, com mediação de Leandro Sarmatz, editor responsável por esse projeto. Leandro Sarmatz é Mestre em Teoria da Literatura pela PUC-RS e autor, dentre outras obras, de Logocausto (Editora da Casa, poemas) e Uma fome (Record, contos).

No sarau dia 28 a programação permanece livre e aberta a diferentes assuntos.

90 anos da Semana de arte moderna (palestra)
27
de março, terça-feira, das 19h às 21h
Local:
Auditório

A Biblioteca Mário de Andrade, em parceria com a editora Companhia das Letras, promove uma palestra especial sobre os 90 anos da Semana de Arte Moderna por ocasião do lançamento do livro “1922: a semana que não terminou”, do jornalista Marcos Augusto Gonçalves.

A obra descreve as famosas jornadas que animaram o Teatro Municipal nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, durante o festival que ficou conhecido como Semana de Arte Moderna.

Por meio de pesquisas e entrevistas com especialistas, o autor descreve, entre outros assuntos, a participação do Rio de Janeiro nos anos de formação da modernidade artística e a rede de relações pessoais ampla e complexa dos jovens artistas.

Marcos Augusto Gonçalves - Estudou literatura na PUC-RJ e cursou o mestrado em Comunicação na UFRJ. Trabalhou para diversos veículos da imprensa brasileira. É autor, com Heloisa Buarque de Hollanda, de Cultura e participação nos anos 60 (Ed.Brasiliense) e organizador de Pós-tudo - 50 anos de cultura na Ilustrada (Publifolha).

Série Literaturas - Romance Policial (bate-papo)
31
de março, sábado – 10h ao meio-dia
Local:
Auditório

A série de bate-papos gira em torno de temas variados da literatura. Neste primeiro, o foco é o romance policial. Com a mediação de Benedito Carlos Santos, professor de História e apaixonado pelo tema, o público poderá trocar informações e impressões sobre suas obras, autores e personagens preferidos e dar dicas de leitura.

Biblioteca Mário de Andrade : programação de março

happens
from 08/03/2012
to 31/03/2012

where
Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Centro - São Paulo
(11) 3256-5270

source
Luiza Wainer - Biblioteca Mário de Andrade
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided