Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Com extensa programação de janeiro a junho de 2012, o projeto transforma São Paulo no centro do debate sobre assentamentos informais

Promovido pela Secretaria Municipal da Habitação de São Paulo, sob a curadoria do arquiteto italiano Stefano Boeri, São Paulo Calling (Jornada da Habitação) é um projeto que se propõe a debater a partir de São Paulo as políticas públicas desenvolvidas em cidades que enfrentam problemas semelhantes relacionados a assentamentos informais: Bagdá, Medelín, Moscou, Mumbai, Nairóbi e Roma.

Entre janeiro e junho de 2012, pesquisas, discussões e uma grande exposição itinerante irão analisar as características, as diferenças e as causas dos assentamentos informais no mundo e farão de São Paulo a capital mundial do debate sobre a transformação de empreendimentos e o caminho para uma correta ação política e urbanística. Ao mesmo tempo, seis laboratórios nos bairros de São Francisco Global, Cantinho do Céu, Bamburral, Heliópolis, Paraisópolis e no centro, vão realçar as experiências práticas e diretas da vida dos moradores.

As jornadas

Cada um dos bairros participantes terá, em períodos distintos, visitas de convidados internacionais que farão palestras, debates e também participarão de feiras livres, festas, torneios de futebol, etc, não apenas para aproximar aqueles que falam da cidade e os que nela vivem, mas também porque os três milhões de habitantes que vivem em assentamentos informais são protagonistas ativos das suas transformações e de teorizações. Nessa linha, os moradores de São Francisco Global receberão a visita de técnicos da capital italiana, enquanto os de Paraisópolis trocarão experiências com os convidados de Mumbai e assim por diante, conforme o calendário abaixo:

27 de janeiro, Centro Cultural São Paulo (abertura da mostra com debate)
28 e 29 de janeiro, São Francisco Global (região leste)/ Roma
03 e 04 de março, Paraisópolis (região Sul)/ Mumbai
31 de março e 01 de abril, Cantinho do Céu (região dos mananciais)/ Medelín
05 e 06 de maio, Bamburral (região norte)/ Nairóbi
26 e 27 de maio, Heliópolis (região sudeste) / Moscou
30 de junho e 01 julho, Região Central (cortiços)/ Bagdá

A exposição

Marca a programação a mostra “Jornada da Habitação (São Paulo Calling)”, a partir do dia 27 de janeiro no Centro Cultural São Paulo (Sala Missão) que depois irá itinerar pelos bairros envolvidos. De conteúdo interativo, a exposição conta com três painéis fixos onde em cada lado serão projetados os conteúdos de uma das cidades participantes (Bagdá, Medelín, Moscou, Mumbai, Nairóbi e Roma). O público interage através de tablets fixados em totens, de modo a permitir que o participante navegue e descubra os aspectos mais interessantes de cada cidade, ao mesmo tempo em que a descoberta é projetada no painel e compartilhada com outros visitantes.

No espaço destinado a São Paulo, há mapas, imagens e seis vídeos especiais que contam um pouco a história dos assentamentos e das intervenções na cidade, tudo de modo interativo.

progração

De 27/01 a 01/04 - Centro Cultural São Paulo
De 14/02 a 28/02 - São Francisco Global
De 03/03 a 28/03 - Paraisópolis
De 31/03 a 02/05 - Cantinho do Céu
De 05/05 a 23/05 - Bamburral.
De 26/05 a 27/06 – Heliópolis
De 30/06 a 31/07 – Região Central

São Paulo Calling – Jornada da Habitação

happens
from 27/01/2012
to 01/04/2012

where
CCSP
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000 Paraíso
01504-000 São Paulo SP
terça a sexta, das 10h as 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h as 18h
(11) 3397.4002
e-mail

source
Martim Pelisson - Pool de Comunicação
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided