Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Exposição apresenta um conjunto de 150 joias e 100 objetos

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro inaugura no dia 16 de Abril às 19h30 a exposição Do Art-Nouveau ao Art-Déco reunindo joias e objetos da coleção Bertha Krasilchik, com curadoria de Denise Mattar

A mostra será apresentada nas vitrines temporárias da Galeria de Valores situada no 4o andar, espaço permanente do CCBB-RJ dedicado à apresentação da coleção de cédulas e moedas do Banco do Brasil. Do Art-Nouveau ao Art-Déco permanecerá em cartaz por 6 meses, até 30 de Setembro, inserindo-se dentro da proposta do Centro Cultural Banco de Brasil de oferecer mostras que permitam atender não apenas ao público comum mas também ao público escolar cuja visitação exige mais planejamento.

Do Art-Nouveau ao Art-Déco apresenta brincos, broches, pulseiras, relógios e colares em ouro e platina com brilhantes, safiras, rubis, pérolas e ônix, pedras bem características do gosto Art-Déco. Os motivos são geométricos: círculos, arcos, quadrados, retângulos e triângulos. São formas elegantes, aerodinâmicas e sofisticadas. Era a idade das melindrosas, do jazz e da velocidade. Os costureiros eram Coco Chanel e Elsa Schiaparelli desenhando roupas fluidas, acetinadas usadas com muitos broches e colares.

O conjunto dos objetos reúne cigarreiras, pequenas bolsas e caixas de várias utilidades realizados em tartaruga, baquelite, prata e metal, quase sempre esmaltado. Há também muitas caixas para pó de arroz, rouge e batom. Finamente realizados esses estojos foram criados na esteira do sucesso de Holywood. Inspiradas pelas atrizes do cinema as mulheres queriam ser mais belas e assumiam a sua vaidade.  A indústria dos cosméticos desenvolveu-se enormemente e a mostra reúne estojos dos mais famosos fabricantes da época: Richard Hudnut, Volupté, Houbigant, Lenthéric, Silvaray, Elgin e Milrone.

Paralelamente a exposição traçará um panorama do movimentos Art-Nouveau e Art-Déco no Brasil, com destaque especial para os prédios desses estilos existentes na cidade do Rio de Janeiro ( Confeitaria Colombo, Confeitaria Cavé, Cristo Redentor, Prédio da Central do Brasil, Edifício Itahy, Cine Roxy, Edifício Itaoca, entre outros). Artistas como Brecheret, Vicente do Rego Monteiro, Ismael Nery, Warchavchik, John Graz, Regina Graz, Antonio Gomide e Flávio de Carvalho que flertaram com o Art-Déco também serão apresentados.

 [divulgação]

[divulgação]

 [divulgação]

[divulgação]

 [dilvulgação]

[dilvulgação]

Do Art-Nouveau ao Art-Déco

happens
from 16/04/2012
to 30/09/2012

opening
16 de abril às 19h30

more
Galeria de Valores, 4o andar

where
CCBB RJ
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março 66 Centro
Rio de Janeiro RJ Brasil
terça a domingo, das 9h às 21h

source
Raquel Silva - Assessoria de Imprensa
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided