Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Publicação de autoria de Luiz Claudemir Botteon traz o premiado projeto da Residência dos Padres Claretianos em Batatais

No dia 26 de abril, quinta-feira, a partir das 18 horas, no Centro Cultural USP-São Carlos, a Sideral Livraria promoverá o lançamento do livro A Casa de Barro, da Editora Ave Maria.

O livro, acompanhado por um DVD, é dedicado à Residência dos Padres Claretianos em Batatais, interior de São Paulo, projeto arquitetônico de Affonso Risi e José Mário Nogueira que recebeu o Prêmio Rino Levi do IAB-SP e a premiação da 2ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Sobre o livro

No verão de 1979, o Pe. Gustavo Alonso Taborda, recém eleito Superior Geral da Congregação, visitou a comunidade claretiana de Batatais. Os missionários, alguns deles idosos e doentes, viviam num ambiente incômodo, sobretudo pela falta de privacidade. À época, iniciavam-se as atividades do Ensino Superior, o que fez que a movimentação de alunos e professores passasse a interferir muito na vida da comunidade, tornando-a incompatível com as mudanças por que passava a Instituição. A situação sensibilizou o Pe. Gustavo, que julgou conveniente providenciar um local mais apropriado para a residência dos missionários.

Os responsáveis, inicialmente, pensaram em adquirir uma casa na cidade, em condições tais que satisfizessem as necessidades da vida comunitária. O projeto, porém, não se realizou.

Dada a extensão do terreno do Colégio São José de Batatais, pensou-se, então, em construir aí uma Residência para os missionários, que se ocupavam com a educação no Colégio São José, que oferecia ensino de primeiro e segundo graus, com as atividades das Faculdades Claretianas, que estavam sendo implantadas, e com os serviços da Paróquia Coração de Maria.

Transformado o pensamento em decisão, o projeto da casa orientou-se por uma reflexão cuidadosa sobre a Missão Claretiana e seu carisma, cuja vida se inspira no colégio apostólico, como modelo de comunidade missionária. Não se tratava, portanto, de uma mera construção, uma vez que a arquitetura deveria encarnar a força do espírito e seu poder transformador que se materializa na arte, ao se fazer presente por meio de linhas arrojadas, como abóbadas, cúpulas, lajes planas, parábolas e claustros, construídos em alvenaria em sua totalidade.

Decidiu-se, então, que a construção resgataria antigas técnicas, caídas em desuso.

O projeto foi então encomendado aos arquitetos José Mario Nogueira – ex-aluno do Colégio São José – e Affonso Risi, sócios em um escritório em São Paulo, à época.

Lançamento do livro "A casa de barro"

happens
in 26/04/2012

more
Às 18h

where

Centro Cultural USP - São Carlos
Av. Dr Carlos Botelho, 1465
São Carlos SP Brasil

source
Editora Ave Maria
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided