Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

De maio a agosto, o Galpão do SESC Pompeia se converte em espaço expositivo com maquetes, projetos e obras de arte que aproximam diferentes visões de mundo de arquitetos e artistas

Território de Contato é uma exposição sobre formas de inventar e habitar mundos, reveladas no encontro de obras de arquitetos e artistas brasileiros contemporâneos. Com curadoria dos arquitetos Marta Bogéa e Abilio Guerra, a exposição está organizada em três módulos: Brasil Arquitetura e Cao Guimarães, de 24 de maio a 10 de junho; Marcos Acayaba e Nicolás Robbio, de 21 de junho a 8 de julho; MMBB e Gisela Motta / Leandro Lima, de 19 de julho a 5 de agosto de 2012, no SESC Pompéia.

Para os curadores o binômio arte e arquitetura funciona mais como meio de reflexão acerca das formas de se habitar e de se construir mundos do que um fim em si mesmo. Revela a forma como cada uns dos convidados observa e se relaciona com espaço a partir das particularidades de cada uma dessas linguagens e da poética de seus criadores. Sem esgotar-se no campo visual, e também espacial, a proposta de discussão ganha voz a partir da realização de mesas, permitindo que um mediador de outra especialidade suscite e aprofunde as questões subjacentes aos trabalhos expostos, e também do diálogo, através de mesas de discussão transdisciplinar a serem realizadas depois de abertos cada um dos módulos.

Assim, cada módulo expositivo desta exposição contém projetos de arquitetura, revelados através de maquetes, desenhos e fotografias, e de obras artísticas, permitindo assim a aproximação das duas poéticas.

Primeiro módulo: Cao Guimarães e Brasil Arquitetura

O artista mineiro Cao Guimarães (1965) expõe fotografias das séries Campo Cego (2008) e Espantalhos (2008-09) e os vídeos Coletivo (3’, P&B, 2002), Sin Peso (7’, Cor, 2006) e Acidente (72’, Cor, 2006), além do inédito Elvira Lorelay Alma de Dragón (2012).

O escritório Brasil Arquitetura, dirigido por Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz, por sua vez, traz a público maquetes de casas de veraneio, cadernos com registros de projetos das residências Mantiqueira, Vila Isabella e Ubiracica; imagens da reestruturação de moinhos no Sul do país,  projetos institucionais como a Praça das Artes, que serão apresentados através de slides e de vídeos em LCD; além de grandes painéis de adesivo vinílico onde os arquitetos perfilam outros projetos e também suas referências vernáculas.

Conversas e mesas-redondas: 24 e 25 de maio, às 20 horas

No dia 24 de maio, quinta-feira, às 20 horas, Cao Guimarães e os arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci conversarão com o público sobre a exposição. Já no dia 25 de maio, sexta-feira, às 20 horas, o artista e os arquitetos participarão de uma mesa de debate com o curador Moacir dos Anjos e os professores da USP, Willi Bolle e Renato Anelli, que trarão, cada um dentro de sua especialidade, os pontos relevantes suscitados pela exposição em cartaz.

Próximos módulos – conversas e mesas-redondas

Para o Módulo 2, com exibição de obras do artista Nicolás Robbio e do arquiteto Marcos Acayaba, estão previstas conversas no dia da abertura, 21 de junho. No dia 28, será realizada mesa-redonda com participação destes últimos, além do crítico e curador Agnaldo Farias, do músico José Miguel Wisnik e do arquiteto Luís Antônio Jorge.

O Módulo 3 exibe a produção do escritório de arquitetura MMBB e da dupla de artistas Gisela Motta e Leandro Lima a partir do dia 19 de julho, e conta com conversa com os artistas dia da abertura. A mesa-redonda, por sua vez, será realizada no dia 02 de agosto e tem a participação dos arquitetos do MMBB Fernando Franco, Marta Moreira, Milton Braga, os artistas Gisela Motta e Leandro Lima, o crítico de fotografia Eder Chiodetto e o arquiteto José Lira.

Exposição Território de Contato
Curadoria Marta Bogéa e Abilio Guerra
De 24 de maio a 05 de agosto de 2012
Módulo 1: 24 de maio a 10 de junho
Módulo 2: 21 de junho a 8 de julho
Módulo 3: a 19 de julho a 05 de agosto

Moinho Vicenzi, caminho dos moinhos, Rio Grande do Sul. Escritório Brasil Arquitetura<br />Fot Nelson Kon

Moinho Vicenzi, caminho dos moinhos, Rio Grande do Sul. Escritório Brasil Arquitetura
Fot Nelson Kon

Campo Cego, Cao Guimarães<br />Foto Cao Guimarães

Campo Cego, Cao Guimarães
Foto Cao Guimarães

Praça das Artes, São Paulo. Escritório Brasil Arquitetura<br />Foto Nelson Kon

Praça das Artes, São Paulo. Escritório Brasil Arquitetura
Foto Nelson Kon

Espantalho, Cao Guimarães<br />Foto Cao Guimarães

Espantalho, Cao Guimarães
Foto Cao Guimarães

Arte e arquitetura em diálogo no SESC Pompeia

happens
from 24/05/2012
to 04/08/2012

opening
Abertura 24 de maio, às 17 horas

where
SESC Pompéia
Rua Clélia 93 Pompéia
São Paulo SP Brasil
terça a sábado, das 9h30 às 21h
domingos e feriados, das 9h30 às 18h
+55 11 3871 - 7700

source
Décio Hernandez Di Giorgi
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided