Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Exposição
Até 10 de agosto
segunda a sexta-feira das 9h às 17h

A Exposição "Ruína e Demolição"  reúne trabalhos recentes dos alunos da FAU-USP da disciplina AUH-516 - Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo II - cujo foco trabalha a questão da formação das ruínas e demolições dentro do processo de metropolização da cidade de São Paulo. Os trabalhos foram reunidos dentro da curadoria organizada pelo professor responsável pela disciplina, prof. Dr. José Tavares Correia de Lira. A exposição é composta por pranchas de apresentação com textos descritivos e críticos, imagens selecionadas das pesquisas de grupo, e vídeos, a expor entrevistas com atores destes processos urbanos, imagens capturadas ou de arquivos, e pequenas narrativas.

Projeto "Bixiga em artes e ofícios: percursos audiovisuais"

O projeto Bixiga em artes e ofícios: percursos audiovisuais foi concebido pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) para estreitar a relação entre a Universidade de São Paulo e a cidade. Para tanto, o CPC convidou moradores, frequentadores e trabalhadores para mapear os fazeres de artesãos e artistas do Bixiga, visando ampliar o conhecimento sobre o patrimônio material e imaterial da região.

Para conduzir o mapeamento, foram oferecidas quatro oficinas. Na oficina Cadernos de Viagem, cada participante registrou com lápis, aquarela, canetinha e materiais recolhidos nas ruas seu percurso entre a Casa de Dona Yayá e a oficina/ateliê de um artesão/artista. Na oficina de Observação e Escrita, o desafio foi estranhar o familiar e ir além do senso comum para compor textos que provocam novas formas de pensar o que entendemos como artes e ofícios, muitas vezes embaralhando as fronteiras entre estas práticas. A oficina de Videodocumentário promoveu um exercício do olhar. Ver filmes para fazer filmes. Observar ou provocar? Registrar ou aludir? Em filmes de curta duração destacam-se os sons, gestos e cores das artes e ofícios do Bixiga. Já na oficina de Fotografia, os participantes foram estimulados a perambular pelas ruas para apreender em imagens processos lentos e delicados da produção artesanal do Bixiga. Nas fotos, detalhes de corpos, instrumentos e materiais trazem à luz um pouco da arte e da técnica de trabalhos que escapam da produção em larga escala e do tempo da máquina.

Os materiais e reflexões produzidos pelos participantes das oficinas e pela equipe do CPC compõem a exposição que será aberta ao público no dia 23 de agosto de 2012 e o mapa virtual colaborativo que será lançado na mesma ocasião.

Os participantes das oficinas já deram sua contribuição. O CPC-USP espera que mais pessoas se apropriem do site para mantê-lo vivo e proveitoso. Para saber como colaborar, consulte o site.

Exposição "Bixiga artes e ofícios"
Abertura da exposição e lançamento do site do projeto
23 de agosto
quinta-feira, 19h

Visitação
24 de agosto a 14 de novembro
segunda a sexta-feira das 9h às 17h

A exposição Bixiga artes e ofícios é parte do projeto Bixiga em artes e ofícios: percursos audiovisuais que foi concebido pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) para estreitar a relação entre a Universidade de São Paulo e a cidade. Para tanto, o CPC convidou moradores, frequentadores e trabalhadores para mapear os fazeres de artesãos e artistas do Bixiga, visando ampliar o conhecimento sobre o patrimônio material e imaterial da região. Para conduzir o mapeamento, foram oferecidas quatro oficinas: Cadernos de Viagem, Observação e Escrita, Videodocumentário e Fotografia. A exposição reúne os materiais e reflexões produzidos pelos participantes das oficinas e pela equipe do CPC, além de objetos, instrumentos e ferramentas dos artistas e artesãos mapeados.

Na exposição também será possível acessar o site colaborativo do projeto, um ambiente virtual com a localização, a descrição e os registros escritos, sonoros e visuais dos fazeres das artes e ofícios no Bixiga.

Exibição de Vídeos
29 e 30 de agosto
quarta e quinta-feira, às 19h

Ver filmes para fazer filmes. Observar ou provocar? Registrar ou aludir? A oficina de Videodocumentário realizada dentro do projeto Bixiga em artes e ofícios: percursos audiovisuais promoveu um exercício do olhar.

Foram duas edições, uma em 2011 e outra 2012, que resultaram em filmes de curta duração onde destacam-se os sons, gestos e cores das artes e ofícios do Bixiga. Os vídeos produzidos serão exibidos em duas sessões, cada uma delas mostrará o resultado de cada oficina e ao final haverá uma conversa com os alunos participantes e o ministrante, Vitor Grunvald (fotógrafo, viodemaker e doutorando em Antropologia na USP).

Projeto CPC "Domingo na Yayá"

O projeto Domingo na Yayá conta com apresentações artísticas aos domingos, sempre às 11h, com duração de uma hora. O objetivo é abrir ao público a Casa de Dona Yayá – bem cultural e sede do CPC-USP – e oferecer gratuitamente manifestações artísticas que, ao mesmo tempo, promovem entretenimento e fruição de patrimônio cultural.

O mês de agosto será dedicado ao ciclo BIXIGA artes e ofícios, onde artistas mapeados pelo projeto Bixiga em artes e ofícios: percursos audiovisuais foram convidados para apresentar na Casa de Dona Yayá as atividades que realizam cotidianamente em diferentes lugares do Bixiga. Curadoria: Equipe do CPC.

Madeira de Lei
19 de agosto
domingo, 11h

Desde 1975, o grupo se orgulha de tocar apenas samba de raiz no Bixiga. No animado Boteco Samba de Rua, apresentam de quarta a sábado, músicas de Roberto Ribeiro, Jorge Aragão, Cartola, Noel Rosa, Adoniram Barbosa, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Benito De Paula, João Nogueira, entre outros. Neste domingo, o samba do Boteco vem para a Casa de Dona Yayá.

Dedé do Cavaquinho e Grupo Brasileirinho
26 de agosto
domingo, 11h

Há 20 anos, Dedé e seu grupo animam as tardes de domingo na praça Dom Orione, durante a Feira de Antiguidades do Bixiga. Junto às mesas do restaurante Mamma Romano, eles tocam composições de Pixinguinha, Noel Rosa, Herivelto Martins e outros compositores de sambas, choros, serestas da música popular brasileira. No dia 26 a roda de choro começa mais cedo na Yayá!

Programação de agosto CPC-USP/Casa de Dona Yayá

happens
from 10/08/2012
to 30/08/2012

more
Entrada franca. Classificação Livre. Acessibilidade somente na área externa da casa. Não há área para fumantes. Não aceita reservas. Estacionamento não conveniado próximo ao local.

where
CPC USP
CPC USP Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 Bela Vista
São Paulo SP Brasil
55 11 3106-3562
e-mail

source
Divulgação CPC-USP
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided