Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Mostra retrata o amor e ódio nos bórdeis decadentes de Salvador, conhecidos como bregas

A Fauna Galeria abre a exposição Hidra, de Hirosuke Kitamura, também conhecido como Oske, após temporada na 1500 Gallery, em Nova York. Com curadoria de Miguel Rio Branco, a mostra do artista japonês radicado no Brasil reúne 12 trabalhos feitos em cromo 120 mm, formato quadrado, sendo a maior parte de um trabalho que vem sendo realizado há mais de dez anos: o amor e ódio nos bordéis decadentes de Salvador, conhecidos como bregas.

Sobre o título da exposição, Kitamura afirma “sou um estrangeiro na Bahia há vinte anos e uso a fotografia para me expressar. Aqui me encontro com muitos paradoxos e contradições, como miséria e pureza, nas pessoas e no ambiente”, explica. “As imagens feitas na Bahia mostram sol forte, areia e alegria, mas por outro lado conheci o trabalho do Miguel Rio Branco, do Mario Cravo, e a realidade dos bregas, com mulheres fora do padrão de beleza, em um lugar escuro onde ao abrir a janela se vê a Bahia de Todos os Santos”.

Antes mesmo de ser definido o curador para a mostra em Nova York, Kitamura já conversava com Rio Branco a respeito de suas fotos. “Meu trabalho é mais suave; o dele é mais cruel, pesado e crítico. Na seleção das imagens para a Fauna, ele escolheu as que mais se distanciavam de sua própria obra”, conta o fotógrafo.

Nas fotografias dos bordéis, a pouca luz destaca o corpo castigado e as marcas nas paredes mostram a passagem do tempo representando o clima de nostalgia e sensualidade.

“Estas imagens se tornam passagem de tempo, imateriais, fora de qualquer época”, diz Miguel Rio Branco, curador da exposição. “O interessante na criação, na arte, fica na individualidade reafirmada de cada um. Isto está cada vez mais difícil em um mundo dominado por propaganda, publicidade, marketing”

Sobre o artista

Reside em Salvador, Bahia. O trabalho de Kitamura está presente na Coleção Pirelli do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Graduado em Literatura pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto, Hirosuke Kitamura veio ao Brasil em 1990 como intercambista. Em 1993, estudou processos contemporâneos, pintando e desenhando no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Em 1995 fez um curso intensivo de fotografia, após o qual começou a trabalhar como fotógrafo freelancer. Em 1997 tornou-se correspondente da revista japonesa de música Latina, fornecendo artigos e imagens de eventos musicais pelo Brasil.

Sobre a Fauna Galeria

Dedicada à arte contemporânea e primeira galeria especializada em fotografia de São Paulo, a Fauna representa artistas brasileiros das mais diversas tendências, abarcando a pluralidade da fotografia brasileira. Fundada em 2010 por Carolina Magano Prado e Patricia Cataldi, já apresentou exposições individuais de Pedro David, Bruno Veiga, André Paoliello, Ruy Teixeira, Tuca Vieira, Carlos Dadoorian, Felipe Russo, Eduardo Muylaert, Jair Lanes, Mariano Klautau, Rodolfo e Adriano Vanni, e Alexandre Sequeira, e a coletiva de Claudia Jaguaribe, Ana Beatriz Elorza, Bruno Vilela, Flávia Sammarone, Ilana Lichtenstein, Luana Navarro e Sheila Oliveira.

<br />Foto Hirosuke Kitamura  [divulgação]


Foto Hirosuke Kitamura [divulgação]

Fauna Galeria apresenta a mostra Hidra

happens
from 08/08/2012
to 15/09/2012

opening
7 de agosto às 19h

more
terça a sexta das 14h às 19h
sábado das 11h às 17h
entrada gratuita

where
Fauna Galeria
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 470, Jardim América
São Paulo SP Brasil
De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h
+55 11 3668 6572

source
Juliana Gola - Fauna Galeria
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided