Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Antes de ser a indústria de sonhos que conhecemos hoje, o cinema foi uma atração nas feiras e quermesses do século 19. Parte do espetáculo popular, ao lado de truques, mágicas, e circo, o cinema também satirizava um olhar inovador as contradições de um mundo que se transformava rapidamente em direção à modernidade. Para criar essa atmosfera de mudanças, a Vi Jornada Brasileira de Cinema Silencioso apresenta um experimento coletivo que abordará em diferentes sentidos a mágica do cinema.

Sob curadoria de Adilson Mendes, a VI Jornada traz ao público a mostra Luzes e Sombras - dedicada ao cinema expressionista alemão, Cinema Soviético dos Anos 1920 - um panorama sobre a revolução russa, Brasil – O Espetáculo de 1922 - filmes que tem como tema a nacionalidade e ainda os já tradicionais Destaques de Pordedone, com título do mais famoso festival dedicado ao gênero.

Na programação das atividades paralelas contamos com o Salão das Novidades - série de atrações que reencenam a natureza popular do cinema dos primeiros tempos, o curso “O Cinema Soviético dos anos 1920: Massa e Poder”, com François Albera (professor de História e estética do cinema na Universidade de Lausanne) e uma conferência com Rielle Navtiski (Universidade da Califórnia) e Eduardo Morettin (ECA/USP) sobre “O Cinema Silencioso Brasileiro e Suas Diferentes Formas de Produção Documental e Ficcional”.

O evento conta ainda com a parceria de músicos que acompanharão ao vivo as principais sessões da Jornada. Sob a curadoria de Juliano Gentile, a Jornada 2012 apresenta as bandas Abaetetuba, Camerata Aberta, Paulo Santos, Psilosamples, Marcelo Armani, Mario Manga, Objeto Amarelo, Maurício Takara, Guilherme Granado, Rogério Martins, entre outros. Todos os filmes da Jornada com acompanhamento  musical serão exibidos na Sala Cinemateca BNDES e em projeção silenciosa na Sala Cinemateca Petrobras.

Para encerrar as atividades da VI Jornada Brasileira de Cinema Silecioso, o público é convidado a assistir o clássico "O Gabinete do Dr. Caligari" de Robert Wiene, na fachada do Auditório Ibirapuera, ao ar livre, no dia 19 de agosto às 19h, com acompanhamento musical de Mário Manga.

Para conferir a programação completa, acesse o site.

Esposa e Martir  [divulgação]

Esposa e Martir [divulgação]

As mãos de Orlac, de Robert Wiene [divulgação]

As mãos de Orlac, de Robert Wiene [divulgação]

O gabinete do dr. Caligari, de Robert Wiene<br />Deutsches Filminstitut-DIF  [divulgação]

O gabinete do dr. Caligari, de Robert Wiene
Deutsches Filminstitut-DIF [divulgação]

VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso

happens
from 11/08/2012
to 19/08/2012

more
entrada gratuita

where
Cinemateca
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso 207 – Vila Clementino
São Paulo SP
próximo ao Metrô Vila Mariana
(11) 3512 6111 (ramal 215)

source
Valéria Blanco - ATTi Comunicações
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided