Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Seminário na Universidade Mackenzie

Acontece no dia 21 de agosto de 2012, às 19h, a palestra do arquiteto Michelangelo Sabatini. Após a apresentação do professor da Universidade de Houston, acontece debate com as presenças de Ruth Verde Zein, Carlos Eduardo Comas, Monica Junqueira de Camargo e Cecilia Rodrigues dos Santos. O evento acontece no Auditório Benedito Novaes Garcez da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Após a unificação da Itália em 1861, arquitetos, artistas, políticos e literatos se engajam em vivos debates sobre a busca da identidade nacional e regional. A crescente industrialização e urbanização em todo o país se contrapõe à redescoberta das formas construtivas tradicionais e objetos criados pelo campesinato agrário. No seu livro “Pride in Modesty” Michelangelo Sabatino sugere que esses objetos comuns e cotidianos, muitas vezes anônimos inspiraram e transformaram a arte e a arquitetura italiana dos anos 1920 até os anos 1970, através de análises aprofundadas de textos, desenhos e edifícios.

No seminário “A dignidade da modéstia” o Prof. Sabatino mostrará como as tradições folclóricas das áreas rurais pré-industriais serviram de inspiração formal, prática e poética das arquiteturas modernas italianas, afetando diretamente a concepção e as práticas de construção ao longo de seis décadas e diferentes regimes políticos. Essa surpreendente continuidade permite a Sabatino rejeitar a divisão da história italiana em períodos politicamente delimitados, para em vez disso enfatizar o processo, longo e contínuo, que transformou ideais pastorais e urbanos em uma nova Itália modernista.

O seminário será coordenado pela Prof. Dra. Ruth Verde Zein (UPM), como parte das atividades do Projeto PROCAD. Participarão como debatedores  o Prof. Dr. Carlos Eduardo Comas (UFRGS), a Prof. Dra. Monica Junqueira de Camargo (USP), a Prof. Dra. Cecilia Rodrigues dos Santos (UPM), e. Michelangelo Sabatino, PhD, é Professor Associado da Universidade de Houston, EUA <www.michelangelosabatino.com>

Entrada gratuita

Informações

fone: (011) 2114.8792

apoio

CAPES/Procad
CNPq
PPGAU/UPM

O orgulho na modéstia: arquitetura modernista e a tradição vernacular na Itália (1920-1970)

happens
in 21/08/2012

more
Auditório Benedito Novaes Garcez, às 19h

where
FAU Mackenzie
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie
R. Itambé, 45 Prédio 9 Higienópolis
São Paulo SP Brasil

source
Ruth Verde Zein - Procad
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided