Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Exposição na Espanha sobre um panorama da ciência feita no Brasil. Pesquisadores dos dois países reúnem-se em Salamanca e Madri para palestras e debates sobre pesquisas nas áreas de saúde, ciências humanas e tecnologia

A fim de estreitar a relação existente entre pesquisadores brasileiros e espanhóis, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) vai realizar, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2012, uma série de conferências com pesquisadores dos dois países para discutir os avanços obtidos nos últimos anos nas áreas de ciências da saúde, ciências políticas e humanas, nanotecnologia, ciência dos materiais e fotônica.

As discussões farão parte do Fronteras de la Ciencia – Brasil y Espanha en los 50 años de la Fapesp, evento que integra as comemorações dos 50 anos da Fundação e reunirá, nas cidades de Salamanca e Madri, pesquisadores do estado de São Paulo e de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país ibérico, em uma programação intensa, diversificada e aberta ao público.

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, em parceria com a Universidade de Salamanca (Usal), acontece a série de conferências Fronteras de la Ciencia en Brasil y España – 50 años de la Fapesp em la Usal. A abertura do evento ficará a cargo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que falará como estadista, mas também como sociólogo, autor ou coautor de mais de 23 livros, 116 artigos científicos e vencedor do prêmio Kluge, uma distinção a acadêmicos das áreas de ciências humanas e sociais.

No primeiro dia da sessão de palestras serão expostos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores dos dois países na área das ciências humanas, com destaque para as pesquisas em ciências políticas e políticas públicas, além de um panorama da colaboração institucional entre Brasil e Espanha. O segundo dia do evento estará reservado para as apresentações de pesquisadores da área da saúde, com palestras que abordarão, sobretudo, as pesquisas nas áreas de genômica do câncer. O campo da nanotecnologia será o destaque do terceiro dia do evento, com palestras sobre pesquisas em ciência dos materiais e fotônica, com ênfase em nanocarbono, nanoeletrônica e fontes de luz. Como parte da programação, a Universidade de Salamanca receberá a mostra La Naturaleza Brasileña, dedicada à divulgação da biodiversidade brasileira e que permanecerá aberta ao público no Centro de Estudos Brasileiros da USAL de 9 a 21 de dezembro de 2012.

Estudantes espanhóis que desejem receber certificado acadêmico devem fazer sua inscrição diretamente no site do evento na Usal.

Nos dias 13 e 14 haverá uma reedição do evento na Casa do Brasil, em Madri, também com palestras e exposição. A abertura do encontro na Capital espanhola será feita por Carmen Vela Olmo, secretária de estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Ministério de Economia e Competitividade da Espanha, que falará sobre a ciência em seu país e as perspectivas de relações científicas com o Brasil. A exposição La Naturaleza Brasileña poderá ser vista em Madri na Casa do Brasil, do dia 13 de dezembro ao dia 31 de janeiro de 2013.

A programação completa dos eventos nas duas cidades pode ser conferida no site. A participação é aberta ao público, mediante inscrição.

Biodiversidade brasileira

A exposição La Naturaleza Brasileña é resultado de uma parceria entre a Fapesp e o Museu Botânico de Berlim, e mostra o trabalho de documentação feito pelo naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), reunido na obra Flora brasiliensis, que 171 anos depois da publicação de seu primeiro volume permanece como o mais completo levantamento da flora brasileira.

O trabalho do naturalista deu origem também ao projeto Flora Brasiliensis On-line e Revisitada, que inclui a atualização da nomenclatura utilizada no trabalho original de Martius e a inclusão de espécies descritas depois de sua publicação, com novas informações e ilustrações recentes. A exposição apresenta também uma comparação das imagens produzidas no século 19 com fotografias atuais de plantas e biomas, além de retratar alguns dos resultados de pesquisas realizadas no âmbito do projeto Flora fanerogâmica do Estado de São Paulo e do programa Biota-Fapesp, que reúne pesquisas sobre caracterização, conservação, recuperação e uso da biodiversidade do Estado de São Paulo.

Concebida com base nos dados provenientes desses três projetos, todos apoiados pela Fapesp, a exposição é composta por 37 painéis, com reproduções de imagens e ilustrações e textos explicativos. A mostra que chega agora à Espanha já foi vista em Berlim, Bremen, Leipizig, Heidelberg e Eichstätt (Alemanha), Toronto (Canadá), Washington, Cambridge e Morgantown (Estados Unidos). Os painéis digitalizados da exposição podem ser vistos com legendas em português, inglês, alemão e espanhol no site.

Cooperação científica

Desde novembro de 2011, a Fapesp mantém um acordo de cooperação com a Universidade de Salamanca, a fim de apoiar projetos de pesquisa desenvolvidos em conjunto por pesquisadores da mais antiga universidade espanhola com seus pares no estado de São Paulo, envolvendo intercâmbio de professores e alunos, em todas as áreas do conhecimento. Além de celebrar o primeiro ano do acordo, o encontro também integra as comemorações dos 50 anos da Fundação e faz parte da série de eventos que culminará com a celebração dos 800 anos da Universidade de Salamanca, a serem completados em 2018.

Para Celso Lafer, presidente da Fapesp, a Fundação considera importante incluir a Espanha em seu processo de internacionalização, tendo em vista o investimento realizado pelo país ibérico em pesquisa e desenvolvimento, compatível com o que faz o estado de São Paulo nesta área. “Para a Espanha, São Paulo também é um parceiro importante na produção do conhecimento, considerando que o estado produz 50% da ciência brasileira. Do ponto de vista diplomático, os valores da ciência são compartilhados, unem e aproximam a sociedade. Por isso, queremos estreitar os laços e contatos com instituições espanholas, à luz do significado do permanente diálogo transatlântico ibero-americano”, diz.

De acordo com Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação, o momento é propício para aumentar a cooperação entre pesquisadores dos dois países. “Com os eventos na Espanha, a Fapesp busca criar visibilidade para a boa ciência que se faz em São Paulo, criando oportunidades para colaborações científicas entre pesquisadores brasileiros e seus colegas espanhóis. Como ocorre no estado de São Paulo, a Espanha tem uma forte base científica, forma excelentes pesquisadores, e tem instituições competitivas mundialmente”.

Fronteras de la Ciencia

happens
from 10/12/2012
to 14/12/2012

more
de 10 a 12 de dezembro na Universidad de Salamanca
13 e 14 de dezembro de 2012 na Casa do Brasil - Madrid

where

Casa do Brasil - Madrid
Avda. Arco de la Victoria 3, Madrid ES
(0034) 91 455 15 60
(0034) 91 543 51 88

where
USAL
Universidad de Salamanca
Edificio Rectorado Patio de Escuelas, 1. Planta baja
+34 923 294 400
e-mail

source
Fapesp - assessoria de imprensa
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided