Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Exposição dá continuidade a série de mostras sobre arquitetura brasileira organizada pelo ITO desde 2010. A primeira foi Viver na Floresta, curadoria de Abílio Guerra, depois Julio Katinsky com Coração da Cidade - A Invenção do Espaço de Convivência.

Agora, o Instituto Tomie Ohtake apresenta a exposição com curadoria de André Correa do Lago, embaixador e profundo estudioso do tema, autor do livro Oscar Niemeyer - Uma Arquitetura da Sedução, apresenta obras referencias do país através das lentes de grandes nomes da fotografia.

Segundo Correa do Lago, o fotógrafo de talento é um importante crítico de arquitetura, pois tem que conhecer a obra e analisá-la para procurar explicá-la através de imagens. “É nesse sentido que o fotógrafo, como diz Lucien Hervé, tem que destilar as ideias do arquiteto”, completa o curador.

Com 28 fotógrafos, onze dos quais brasileiros, a exposição conta com franceses e norte-americanos, além de um canadense, um argentino, dois alemães, dois italianos, um suíço, um espanhol e um ucraniano: Angelo Serravalle, Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Dmitri Kessel, Fernando Stankuns, Francisco Albuquerque, Ge Kidder Smith, Hans Gunter Flieg, Iñigo Bujedo, Jean Manzon, Jorge Machado Moreira, Leonardo Finotti, Lucien Clergue, Marcel Gautherot, Massimo Listri, Michel Moch, Nelson Kon, Paolo Gasparini, Patrícia Cardoso, Peter Scheier, René Burri, Rob Crandall, Robert Polidori, Romulo Fialdini, Thomas Farkas, Todd Eberle, Virgile Simon Bertrand.

Dividida em duas partes, na primeira, a exposição reúne 18 edificações que tiveram grande influência no país e no mundo. A ideia é mostrar obras que foram registradas por grandes fotógrafos, brasileiros e estrangeiros. Já na segunda parte, o curador procurou apresentar somente escadas e rampas, não só porque é um dos maiores desafios para os arquitetos (e os fotógrafos!), mas também porque algumas das mais belas escadas e rampas do século XX foram realizadas no Brasil.

“Essa exposição é dedicada aos fotógrafos que nos ajudam a descobrir, apreciar e eventualmente amar a arquitetura, e ao público que, cada vez mais, tem demonstrado identificar a fotografia e a arquitetura como duas das manifestações artísticas mais marcantes do século XXI”, declara Correa do Lago.

Serviço

Arquitetura Brasileira Vista por Grandes Fotógrafos

Abertura 11 de Junho, às 20h (convidados)
de 12 a 21 de julho de 2013
terça a domingo, das 11h às 20h
entrada franca

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés)
Pinheiros SP
Fone 11 2245-1900

Sesc Pompéia<br />Foto Nelson Kon  [Divulgação]

Sesc Pompéia
Foto Nelson Kon [Divulgação]

Museu de Arte de São
Paulo Assis
Chateaubriand (MASP)<br />Foto Hans Gunter Flieg  [Divulgação]

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)
Foto Hans Gunter Flieg [Divulgação]

Aterro do Flamengo<br />Foto de Marcel Gautherot  [Divulgação]

Aterro do Flamengo
Foto de Marcel Gautherot [Divulgação]

Arquitetura Brasileira vista por grandes fotógrafos

happens
from 11/06/2013
to 21/07/2013

opening
11 de junho, às 20h (convidados)

more
Abertura 11 de Junho, às 20h (convidados)

where
ITO
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima, 201, cep 05426-010, Pinheiros
São Paulo SP Brasil
terça a domingo, das 11h às 20h
+55 11 22451900

source
Martim Pelisson Pool Comunicação
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided