Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Comédia apresenta personagens-tipos, o Ladrão e sua Esposa são retratados como profissionais com ética, enquanto os proprietários burgueses são descritos como pessoas sem escrúpulos, que fazem qualquer coisa para alcançar o que querem, custe o que custar

Sinopse

Escrita em 1959, a peça conta a história de um Ladrão que tenta assaltar a casa de um Político, mas é surpreendido pelo dono da casa e sua Amante que, pensando ser ele um espião a serviço da Esposa, ameaçam matá-lo, ou pelo menos deixá-lo paraplégico, para que não possa contar o que sabe. Tudo se complica ainda mais com a chegada da Esposa do Político, da Mulher do Ladrão, do Amante da Esposa do Político e até de um Segundo Ladrão.

Nem todo ladrão vem para roubar é uma farsa ágil e agradável repleta de intrigas e disfarces. Nessa comédia, escrita por Dario Fo com personagens-tipos, o Ladrão e Sua Esposa são retratados como pessoas de princípios e profissionais com ética, enquanto que os proprietários burgueses são descritos como pessoas sem escrúpulos ou ética, que fazem qualquer coisa para alcançar o que querem, custe o que custar. Qualquer semelhança com a atual realidade da elite e da burguesia brasileira não é mera coincidência.

Proposta de cenário e figurinos

Desenvolvido por Nilton Araújo, o cenário do espetáculo é a sala de estar da rica burguesia, composto por móveis e objetos reais, como mesa, um grande e antigo carrilhão, divã e tapete que, agregados à iluminação desenvolvida por André Lemes, criam um espaço concreto para as situações divertidamente absurdas e paradoxais vividas pelas personagens.

O figurino seguirá uma linha realista, buscando identificar a função das personagens por seu estilo, porém invertendo os papéis, mostrando ricos que se assemelham à bandidos, e bandidos que se parecem com trabalhadores honestos, sindicalizados e com carteira assinada.

Este projeto foi realizado com recursos do Prêmio Asas do MinC

Dario Fo e Augusto Marin

Nascido em 24 de março de 1926, Dario Fo é autor, diretor e protagonista de mais de cem farsas e comédias apresentadas em todo o mundo. Criou inúmeros textos publicitários, músicas e monólogos, além, é claro, de ser pintor, cenógrafo, figurinista, encenador, militante político e vencedor do Premio Nobel de Literatura de 1997.

A chave do teatro de Dario Fo é a utilização da história e das tradições populares como metáfora do presente. Para ele, o verdadeiro teatro satírico nasce da tragédia. Sua dramaturgia é construída a partir de desenhos de personagens, esboços de cenas e de um roteiro de situações. Entre os textos que escreveu em sua trajetória estão: “Morte Acidental de um anarquista”, “Brincando em coma daquilo”, “Arlecchino”, “O Papa e a Bruxa” e “Um dia quase igual aos outros”.

A história de Dario e Augusto Marin começou em 1999, quando Augusto participou de atividades da Companhia Fo e Rame, e acompanhou a montagem da Exposição Bonecos com Raiva e Sentimento e da passeata de trem Contra as Tragédias, feita de Brescia a Roma, em protesto pelo não julgamento de policiais que assassinaram operários nos últimos anos, na Itália.

ficha técnica

Texto: Dario Fo e Franca Rame
Tradução e Adaptação: Augusto Marin
Direção: Antonio Aurrera e Augusto Marin
Elenco:
Ladrão - Javert Monteiro
Marido - Augusto Marin
Esposa – Maura Hayas
Esposa do Ladrão - Salete Fracarolli
Amante do Marido – Michelle Gabriel
Amante da Esposa – Neto Villar
Segundo Ladrão – Guilherme Martins
Cenários e Figurinos: Nilton Araújo
Iluminação: André Lemes
Coordenação: Augusto Marin e Michelle Gabriel
Produção e Assessoria De Imprensa: André Moretti
Realização: COMMUNE
Gênero: Comédia
Quanto: R$ 30,00 (Inteira), R$ 15,00 (Estudantes, idosos, classe artística e associados AMB)
Capacidade: 83 Lugares
Duração: 50 min
Recomendação: 12 anos

Salete Fracarolli<br />Foto Alicia Peres

Salete Fracarolli
Foto Alicia Peres

Nem todo ladrão vem para roubar<br />Foto Alicia Peres

Nem todo ladrão vem para roubar
Foto Alicia Peres

Javert Monteiro<br />Foto Alicia Peres

Javert Monteiro
Foto Alicia Peres

Michelle Gabriel, Augusto Marin e Javert Monteiro<br />Foto Alicia Peres

Michelle Gabriel, Augusto Marin e Javert Monteiro
Foto Alicia Peres

Michelle Gabriel e Augusto Marin<br />Foto Alicia Peres

Michelle Gabriel e Augusto Marin
Foto Alicia Peres

Estreia "Nem todo ladrão vem para roubar", de Dario Fo, no Teatro Commune

happens
from 19/06/2010
to 02/08/2010

more
sábados, domingos e segundas sábados 21H e Domingos às 20h e Segundas 20H

where
Teatro Commune
Rua da Consolação 1218 Consolação
São Paulo SP Brasil
+55 11 34760792
e-mail

source
André Moretti
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided