Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

No dia 11 de março, às 19h, acontece o anúncio dos três vencedores e a abertura da exposição

Atentos à tradição arquitetônica construída no último século, bem como às transformações vivenciadas nos últimos anos que desconstruíram a forma de pensar arquitetura, o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel organizaram o 1º Prêmio De Arquitetura AkzoNobel. No próximo dia 11 de março serão anunciados os três vencedores, quando também será aberta a exposição com os 12 projetos finalistas.

O júri, composto pelos arquitetos Julio Katinsky, Marta Bogéa, Paulo Jacobsen, Pedro Nitsche e Paulo Miyada, selecionou os 12 entre os 95 projetos inscritos, provenientes de dez Estados brasileiros e do Distrito Federal. Os três primeiros colocados receberão como prêmio respectivamente viagens a Pequim (China), a Moscou (Rússia) e à Cidade do México (México).

Concorrem ao 1º Prêmio De Arquitetura AkzoNobel: Ana Carolina Penna / Carolina Penna Arq. e Urbanismo (Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação, São Caetano do Sul SP); Alexandre Prisco / A&P Arq. e Urbanismo (Commons Studio Bar, Salvador BA); Cássio de Lucena Carvalho / GRAU Arquitetura (Edifício Olga, Ipatinga MG); Daniel Corsi da Silva / Corsi Hirano Arquitetos (Casa Av, Avaré SP); Daniela Hopf Fernandes (Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro RJ); Diego Espírito Santo/ NDA Arquitetura (Refeitório Anjo Und IV, Morro da Fumaça SC); Fernando Forte / FGMF Arquitetos (Casa Grelha, Serra da Mantiqueira SP); Fernando Maculan / MACh Arquitetos (Beco São Vicente, Belo Horizonte MG); Juan Pablo Rosenberg / AR Arquitetos (Casa dos Pátios, São Paulo SP); Marcos Boldarini / Boldarini Arq. e Urbanismo (Favela Nova Jaguaré, setor 3, São Paulo SP); Maria Paz / Rizoma (Loja Botânica Inhotim, Brumadinho MG); Rochelle Rizzotto Castro / Mapa Arquitetos (MINIMOD, Maquine RS).

Promovido pelo Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, o prêmio é exclusivamente destinado a projetos de arquitetura cujas obras foram construídas, concebidos por arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 40 anos de idade.

Gerenciado pelo Núcleo Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, o 1º Prêmio de Arquitetura AkzoNobel tem duas grandes preocupações:

– Ampliação de repertório de arquitetura para diversos públicos: entre as ações programadas estão palestras e mesas-redondas que discutam temas relevantes para a sociedade em que vivemos, lançando um olhar e aproximando públicos de uma reflexão sobre a arquitetura e seus desafios contemporâneos.

– Mapeamento de uma geração de arquitetos: algo que vai ao encontro dos mais importantes desafios urbanos contemporâneos, como as questões de moradia, transporte público e deslocamento.

Sobre o Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 28 de novembro de 2001, tornou-se, em pouco tempo, uma referência no circuito paulistano das artes visuais pela qualidade de sua programação. O Instituto destaca-se por ser o único espaço da cidade que se dedica a organizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, com projeto arquitetônico especialmente desenvolvido para abrigar estas atividades. Exposições antológicas, prestigiadas pelo público, pela crítica e pela imprensa estiveram em cartaz no Instituto. Nas artes plásticas, destacam-se Jean Dubuffet; Josef Albers - Homenagem ao Quadrado; Roy Lichtenstein, Vida Animada; Robert Rauschenberg; Gaudí - A procura da forma; Sonhando de Olhos Abertos - Dadá e Surrealismo. No design as obras de Arne Jacobsen, Karim Rachid, Patrick Join e as produções finlandesa, italiana e brasileira também fizeram parte da extensa programação, já na arquitetura, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, os japoneses do Sanaa, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, o português Álvaro Siza e muitas outras individuais e coletivas estiveram em cartaz.

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel é uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas. Fornece produtos inovadores para indústrias e consumidores trabalhando com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os seus clientes. Seu portfólio inclui marcas bem conhecidas como Coral, Sparlack, Wanda, Sikkens, International e Eka. Com sede em Amsterdã, na Holanda, a empresa é consistentemente indicada como uma das líderes na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, seus 50.000 colaboradores estão comprometidos em entregar produtos e tecnologias de ponta, capazes de atender às crescentes demandas de um mundo em constante evolução.

1º Prêmio de Arquitetura Akzonobel

happens
from 12/03/2014
to 11/05/2014

where
ITO
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima, 201, cep 05426-010, Pinheiros
São Paulo SP Brasil
terça a domingo, das 11h às 20h
+55 11 22451900

source
Marcy Junqueira – Pool de Comunicação
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided