Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Lançamento da nova edição da Romano Guerra Editora em parceria com o Instituto Bardi acontece no Museu da Casa Brasileira no próximo sábado, 14 de maio, a partir das 14h30, com entrada gratuita. O livro conta com patrocínio do CAU/SP.

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi e a Romano Guerra Editora realizam o lançamento do livro Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto, que conta sua trajetória desde a formação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, nos anos 1950, até a atualidade. O evento é gratuito e acontece no dia 14 de maio, domingo às 14h30. Durante o lançamento, o livro será vendido a preço promocional de R$ 80,00 (oitenta reais).

Com autoria do arquiteto e professor Luis Espallargas Gimenez, o livro foi produzido a partir de ampla pesquisa documental e iconográfica, além de entrevistas com o próprio Pedro Paulo, hoje com 82 anos. A partir de seus relatos, o livro aborda as seguintes questões: origem e formação, influências e principais edifícios residenciais, diversidade de programas e tipologias de projetos, questões técnico-construtivas, atuação em agências governamentais, além de sua vida acadêmica, como assistente de Vilanova Artigas, ao lado de Paulo Mendes da Rocha, na FAU USP, e como professor titular da FAU Mackenzie.

Patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o livro conta também com destaques dos projetos de grande relevância social e qualidade arquitetônica e ensaios fotográficos de edifícios, de autoria do fotógrafo Nelson Kon, Joana França, Leonardo Finotti, Marcos Piffer, entre outros. Entre os projetos destacam-se a sede da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp, a Escola de Administração Fazendária – ESAF, em Brasília, os edifícios 5ª Avenida e ACAL, em São Paulo, e o salão de festas do Esporte Clube Sírio.

Debate "Arquitetura Brasileira"

Acontece na Casa de Vidro (Rua General Almério de Moura 200, Morumbi, São Paulo), dia 21 de maio, sábado às 15h, o debate sobre Arquitetura Brasileira com participação do autor e também arquiteto Luis Espallargas Gimenez, do arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva, Abílio Guerra, editor da Romano Guerra Editora, Renato Anelli, diretor do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, e arquiteto Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP. O debate envolve também a importância do resgate da memória da arquitetura brasileira e produção de qualidade na área.

Pedro Paulo de Melo Saraiva

Formado nos anos 1950 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, teve sua obra reconhecida tanto na cidade de São Paulo, como em outras cidades brasileiras. Segundo Luis Espallargas Gimenez, autor do livro, a importância do trabalho do arquiteto está em mostrar que o artista sempre faz diferente fazendo o mesmo. “Saraiva nos convence que um bom arquiteto é aquele que reconhece critérios superiores, que é convicto de sua maneira de ordenar os problemas da construção da forma, que sua importância é diretamente proporcional à seriedade de sua experiência. Importa perceber que o arquiteto não cede às coisas fáceis para causar sensação, que a arquitetura não estabelece uma solução peculiar para cada problema específico, mas reconhece a adequação das respostas conhecidas”.

Série Arquitetura Brasileira

Com o objetivo de fazer um registro histórico da produção arquitetônica nacional, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, em parceria com a Romano Guerra Editora, criou a série de livros Arquitetura Brasileira, que será composta por livros que abordarão os trabalhos de arquitetos atuantes no Brasil, cujas obras tenham contribuído para o engrandecimento desta área da cultura, como Giancarlo Palanti, Carlos Millan, Abrahão Sanovicz, entre outros.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira (MCB) dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto

happens
in 14/05/2016

more
sábado às 14h30, entrada gratuito

where
MCB
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
São Paulo SP Brasil
De terça a domingo, das 10h às 18h
+55 11 30323727
e-mail

source
Museu da Casa Brasileira
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided