Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Os trabalhos dos 10 finalistas serão expostos a partir do dia 09 de novembro, às 20h, no Instituto Tomie Ohtake, quando serão anunciados os três vencedores.

Em sua quinta edição, o Prêmio Energias na Arte, parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia elétrica, com o apoio do Instituto EDP, organização que coordena os projetos socioambientais do Grupo, anuncia os 10 finalistas que participarão da exposição no Instituto Tomie Ohtake: André Arçari (Vitória – ES); Antonio Társis de Jesus Miranda (Salvador – BA); Beatriz Barros Martins (Rio de Janeiro – RJ); Eduardo Montelli Lacerda (Porto Alegre – RS); Gabriel Bondezan Botta (São Paulo – SP); Hassan Shahateet (São Paulo – SP); Laura Berbet Ferreira Albino (Belo Horizonte – MG); Luisa Puterman (São Paulo – SP); Santidio Pereira de Sousa (São Paulo – SP); Van Holanda (Fortaleza – CE). 

Dos 237 inscritos, um aumento de 66% em relação à edição anterior, foram pré-selecionados 27 artistas por análise de portfólio. Após entrevistas individuais via skype, o júri definiu a lista dos 10 finalistas, que terão sua produção acompanhada pelo corpo de jurados até a abertura da exposição, que estará em cartaz do dia 10 de novembro a 04 de dezembro de 2016, no Instituto Tomie Ohtake. Esse acompanhamento diferencia o prêmio dos demais ao possibilitar um diálogo inédito entre reconhecidos profissionais do circuito da arte e os participantes. 

Os jovens artistas plásticos que se inscreveram para esta edição são provenientes de 21 estados brasileiros: 131 de São Paulo; 32 do Rio de Janeiro; 15 de Minas Gerais; 10 do Distrito Federal; 06 da Bahia; 05 do Ceará; 05 do Espírito Santo; 05 de Pernambuco; 05 do Paraná; 05 do Rio Grande do Sul; 04 de Santa Catarina; 03 do Mato Grosso do Sul; 02 de Goiás; 02 da Paraíba; 01 do Amazonas; 01 do Mato Grosso; 01 do Piauí; 01 de Rondônia; 01 de Roraima; 01 de Sergipe e 01 de Tocantins.   

Compuseram o corpo de jurados as curadoras Beatriz Lemos, Fernanda Albuquerque, Galciani Neves e Julia Lima e os artistas plásticos Marcius Galan e Rodrigo Martins, vencedor da última edição do Prêmio Energias na Arte, em 2014. Os três vencedores, que serão anunciados na abertura da mostra, serão contemplados com bolsas para realizar uma residência artística no Brasil ou exterior.  

Sobre os Vencedores

Antonio Tarsis de Jesus (Salvador, BA, 1995. Vive e trabalha em Salvador). Artista autodidata, nascido e residente na cidade de Salvador, Bahia, começou a pintar com 16 anos. Aos 18, inicia projetos em outros formatos, como fotografia, pintura em variados suportes, objetos e colagem. Neto de feirantes, ainda na infância mudou-se para o bairro de Sete Portas, tradicional por seu comércio informal e lojas de materiais de construção, local onde o artista encontra, em seus trabalhos mais recentes, referências estéticas que dialogam com o contexto histórico da cidade, uma Salvador em eterna transformação.

Luisa Puterman (São Paulo, SP, 1989. Vive e trabalha em São Paulo). Luisa Puterman vive e trabalha com som. Suas pesquisas e projetos exploram histórias, possibilidades, problemas e outros aspectos sobre composição e percepção sonora. Nos últimos anos, participou de festivais, residências e exposições como: FILE-SP; 18th Japan Media Festival; FIVAC-Cuba; FIF-BH; Red Bull Music Academy; e outras ocupações sonoras. Luisa também atua como produtora musical e sound designer.

Van Holanda (Fortaleza, CE, 1989. Vive e trabalha no Rio de Janeiro). Van Holanda nasceu em Fortaleza, Ceará. É artista e pesquisador de trânsitos poéticos. Estudou Artes Visuais na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Recentemente participou de exposições no SESC Consolação (SP), na Caixa Preta (RJ) e na Casa de Artes de Paquetá (RJ), com o coletivo Transburger. Publicou duas luas em um céu vermelho" pela editora Rébus (RJ). Atualmente está em São Paulo, trabalhando na 32ª Bienal de São Paulo na obra-restaurante Restauro, de Jorge Menna Barreto.

Sobre o 5º Prêmio Energias na Arte

O 5º Prêmio Energias na Arte recebeu inscrições entre os dias 09 de março a 29 de abril de 2016. A partir desta edição, os portfólios foram aceitos somente via online. Outra novidade da presente edição, acessada também pelo site do prêmio, foi uma publicação gratuita em formato PDF, com sugestões para pensar a organização e apresentação de um trabalho de arte. Este material serviu como uma das fontes possíveis de consulta sobre o processo de montagem de portfólios.

Idealizado para estimular a produção artística contemporânea, o prêmio é voltado a jovens artistas de todo o Brasil, nascidos ou residentes no país há pelo menos dois anos, com idade entre 18 e 27 anos. A iniciativa, além da premiação, contempla uma série de atividades ao longo do ano, como cursos, palestras, workshops em regiões brasileiras onde o acesso à arte contemporânea é mais restrito.

Na edição anterior, em 2014, os três premiados foram Rodrigo Martins (1º), Pedro Gallego (2º) e Bruno Rios (3º), além da menção honrosa ao artista Flavio Yoshida. O vencedor Rodrigo Martins ressalta o que o Prêmio EDP nas Artes proporcionou à sua carreia: “Gostei muito de participar de uma exposição, principalmente no Instituto Tomie Ohtake, um lugar muito importante para o circuito e que dá visibilidade nacional. Além disso, tem a troca e o diálogo com outros colegas artistas. Também tive dois meses de residência internacional, em um contato íntimo com o meu trabalho, porque lá você fica isolado e com toda uma infra-estrutura disponível para produzir e pensar sobre a sua obra. Há um grande respeito ao artista”.

5º Prêmio Energias na Arte

happens
from 10/11/2016
to 04/12/2016

where
ITO
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima, 201, cep 05426-010, Pinheiros
São Paulo SP Brasil
terça a domingo, das 11h às 20h
+55 11 22451900

source
Fernanda Higa
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided