Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Obras de 44 poetas, entre eles Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Pedro Xisto.

Os conceitos lançados pelo movimento de poesia concreta há 60 anos serão discutidos na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos , a partir do dia 1º de dezembro, na exposição As ideias concretas – poesia 60 anos adiante. Com curadoria de Julio Mendonça e Reynaldo Damazio, a mostra convida o visitante a conhecer a poesia desse movimento literário e os desdobramentos mais recentes – vivos e instigantes – da poesia experimental brasileira. A instituição pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciada pela organização social POIESIS.
A exposição abordará os diversos momentos da poesia concreta, desde sua criação pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari, além de seu diálogo com outras formas de expressão artística, como as artes plásticas, a música experimental, o cinema, o design e a performance – diálogo que permitiu que essa poesia antecipasse o ambiente intermídia que hoje predomina. A mostra é dividida em quatro módulos e conta as várias transformações da poesia relacionada ao movimento, de suas origens até os dias de hoje. 
Quem visitar o museu poderá conferir a arte original do poema ZEN, de Pedro Xisto (1966), belas reproduções em serigrafia de poemas como dias dias dias, de Augusto de Campos (1953) e beba coca cola, de Décio Pignatari (1957), além de objetos hoje raros como a Caixa preta, de Augusto de Campos e Julio Plaza (1975). Também se destacam documentos do Acervo Haroldo de Campos, como a carta de Eugen Gomringer para Décio Pignatari, de 1956, na qual ele confirma a adoção do nome poesia concreta para definir o movimento internacional que os brasileiros e o suíço-boliviano estavam criando. Também será possível ver a primeira versão em listagem de impressora matricial do poema Babel, de Pedro Xisto, realizado por Erthos Albino de Souza em computador, no início da década de 1970.
O primeiro módulo, Palavras-coisas no espaço-tempo, mostra um pouco da produção do grupo Noigandres, formado por Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari em 1952, e o manifesto Plano-piloto para poesia concreta(1958). O segundo módulo, O design da poesia, abordará a criação poética de cada um dos integrantes do grupo Noigandres e de outros poetas, como Pedro Xisto, Edgard Braga, Florivaldo Menezes, Villari Herrmann e Erthos Albino de Souza que, nos anos 1960-1970, aprofundaram a pesquisa do cruzamento entre palavra, imagem e objeto. O terceiro módulo, A poesia cosmopolita, abordará a repercussão internacional do movimento. Por fim, em Ecos concretos, a exposição mostrará como a poesia experimental mais recente utiliza as condições materiais, tecnológicas e culturais do mundo atual para ecoar o futuro.
A abertura da exposição será no dia 1º de dezembro, às 19h, e contará com um pocket-show do músico Cid Campos que, juntamente com Felipe Ávila, apresentará algumas de suas composições feitas para poemas de Haroldo e Augusto de Campos, Décio Pignatari, Ronaldo Azeredo e José Lino Grünewald.

Exposição "As ideias concretas"

happens
from 01/12/2016
to 28/02/2017

where
Casa das Rosas
Av Paulista 37 Bela Vista
São Paulo SP Brasil
+55 11 3285.6986

source
Assessoria de Imprensa – POIESIS
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided