Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Oferece experimentações sensoriais através de recursos tecnológicos e manipulação da percepção.

Assim como a personagem Alice, de Lewis Carrol, que ao atravessar o espelho tem sua percepção completamente alterada, a instalação imersiva “O Gabinete de Alice” convida o público para um mergulho em possibilidades inéditas, propondo experimentações em artes visuais e mídias interativas, associadas a estudos sobre movimento e fisiologia do corpo. O evento é gratuito e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A experiência oferecida pela instalação é fruto da interdisciplinaridade entre artes visuais e as inúmeras possibilidades cinestésicas nascidas do estudo da dança sob o viés da educação somática e em especial da propriocepção, que é a capacidade de reconhecer a localização espacial e a movimentação de seu próprio corpo. Dessa forma, o Gabinete de Alice, pretende fazer com que o público se desligue completamente do mundo exterior, “fora da cabine”, sendo estimulado por seus sentidos a entrar em contato com sua própria subjetividade, que por conta dos vícios perceptivos da modernidade muitas vezes passa despercebida. 

O projeto envolveu cerca de dois anos para seu desenvolvimento, permeados por um pensamento crítico acerca das possibilidades de uso das tecnologias atuais, no sentido de conscientização de nossas capacidades sensoriais. Para isso reuniu pesquisadores, terapeutas e artistas, como Lucas Bambozzi, reconhecido por suas obras de cinema expandido e videoarte que dialogam com novas mídias; o terapeuta corporal Ale Duarte e Laura Campos, Doutora em Dança e Educação Somática pela UFBA.

O projeto também contou com a participação do artista visual Joãozito Pereira e do arranjador e instrumentista Pedro Augusto Dias, ambos da Bahia, onde o Gabinete foi gestado e apresentado originalmente.

Experiência estética e autoconhecimento

O Gabinete de Alice é inovador e único porque representa um projeto de fronteira entre as artes e outros campos alheios a ela, como processos terapêuticos e de experimentação sensorial. A experiência se torna uma oportunidade de descompressão da realidade, não apenas exterior, do público que chegou ao prédio da CAIXA Cultural São Paulo vindo das imediações da Praça da Sé, no centro frenético de São Paulo, mas também do caos que a modernidade impõe aos nossos corpos e pensamentos. A obra pretende despertar diferentes formas de conscientização, começando pela básica, a percepção de si, do próprio corpo e de seu entorno.  

Segundo Lucas Bambozzi, O Gabinete de Alice sintetiza questões relevantes e necessárias para o momento atual, “a relação dos estados somáticos com a tecnologia e um entendimento expandido sobre novas mídias. A situação de 'pausa' e descompressão em contraposição às urgências contemporâneas é uma das propostas da obra, a partir de um ambiente lúdico e perceptivo”.

Na prática, ao entrar na instalação, o público segue um percurso livre no qual imagens e gráficos respondem à presença e a interações do púbico. Sons, padrões visuais, pulsações luminosas e sensores de movimento conduzem o visitante a uma viagem narrativa pontuada por diferentes intensidades.

“Desta forma, o objetivo da instalação imersiva não é apenas a construção de um ambiente que atualize nossa capacidade inventiva, mas que também desperte nossa potência sensorial, em um mundo que se configura cada vez mais a partir de ambientes tecnológicos”, completa Lucas.

Além das sessões regulares, o evento terá duas visitas-guiadas, sendo uma para deficientes visuais e auditivos, em 17 de dezembro, e outra para o público em geral, no dia 21 de janeiro de 2017. 

Exposição “O Gabinete de Alice”

happens
from 10/12/2016
to 26/02/2017

where
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé 111 Centro
São Paulo SP Brasil
de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
f: (11) 3321.4400

source
Michelan Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided