Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Integram a mostra 17 artistas, que realizaram novos projetos, específicos para a exposição, sobre a avenida e seu entorno, e outros 40 artistas que já pensaram e retrataram a avenida em trabalhos passados, participando assim do núcleo iconográfico.

Compreendida no contexto do aniversário de 70 anos do MASP, que o Museu celebra em outubro deste ano, Avenida Paulista apresentará um núcleo de obras comissionadas especialmente para a exposição, e um núcleo iconográfico da Paulista, com obras existentes, que já trouxeram reflexões acerca desse espaço. Muitos desses debates permearam as discussões do seminário homônimo, realizado em 25 de junho de 2016, como parte do processo de pesquisa da mostra. Dos projetos comissionados, derivam o tom e os principais temas da exposição, que irá abordar não apenas as histórias, a paisagem e a arquitetura da avenida, mas também o seu cotidiano, como as manifestações políticas; o direito à cidade; a população em situação de rua; a gentrificação; e as questões de gênero e a sexualidade (do Parque Trianon à Parada do Orgulho LGBT). A mostra marca, assim, um desejo do MASP de se abrir para o seu entorno – a avenida Paulista, local onde está localizado desde 1968 –potencializando a transparência e a permeabilidade da arquitetura do museu, características marcantes de seu edifício.

Com mais de 120 anos e 2.800 metros de extensão, a avenida Paulista tornou-se um dos principais símbolos da cidade de São Paulo. Marcada pela pluralidade de suas ocupações e de seus públicos e pelas transformações urbanas que sofreu desde sua inauguração, a avenida é composta por múltiplas facetas. Inicialmente uma região residencial, tornou-se um importante centro comercial e financeiro, bem como um polo cultural e turístico. É palco, ainda, de diversas comemorações significativas para a cidade e o país, como a Parada do Orgulho LGBT, a corrida de São Silvestre, as festividades de títulos de futebol, os protestos e as manifestações políticas, entre outras. Atualmente, é um ponto de encontro de culturas urbanas e um local de passagem e conexão entre a periferia e o centro expandido da cidade, em que o MASP, de algum modo, é seu epicentro. Nesse contexto, pensar o MASP na avenida Paulista é refletir não somente sobre a cidade e o local em que o Museu está inserido, mas também sobre a complexidade desse lugar que carrega tantos símbolos e histórias.

Avenida Paulista acontece de 17 de fevereiro a 28 de maio de 2017, nos 1º e 2º andares, no mezanino do 1º subsolo e na sala de vídeo no 2º subsolo do MASP. Assinam a curadoria Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Tomás Toledo, curador; com Amilton Mattos, etnomusicólogo; Camila Bechelany, Fernando Oliva e Luiza Proença, curadores do Museu. Um catálogo será publicado por ocasião da exposição, com imagens das obras e entrevistas com os artistas que tiveram trabalhos comissionados pelo Museu.

Artistas Participantes

O núcleo iconográfico conta com trabalhos dos seguintes artistas: 3NÓS3, Agostinho Batista de Freitas, Antônio Moraes, autores desconhecidos, Carlos Fadon, CIA de Foto, Cildo Meireles, Cláudia Andujar, Cristiano Mascaro, Dulcinéia Aparecida Rocha, Edu Garcia, Eduardo Castanho, Enzo Ferrara, Ferreira Gullar, Guilherme Gaensly, Hans Gunter Flieg, Ivan Grilo, Ivo Justino, Juan Pérez Agirregoikoa, Juca Martins, Jules Martin, Kleide Teixeira, Lina Bo Bardi, Luis Carlos Santos, Luiz Hossaka, Luiz Paulo Baravelli, Márcia Alves, Maria Luiza Martinelli, Maurício Simonetti, Maximiliano Scola, Mick Carnicelli, Milton Cruz, Nair Benedicto, Nicolau Leite, Roberto Winter, Sérgio Bertoni, Sonia Guggisberg, Thomaz Farkas, Werner Haberkorn, William Zadig.

Os artistas com projetos comissionados pelo museu são Ana Dias Batista, André Komatsu, Cinthia Marcelle, Daniel de Paula, Dora Longo Bahia, Graziela Kunsch, Ibã Huni Kuin com Bane e Mana Huni Kuin, Lais Myrrha, Luiz Roque, Marcelo Cidade, Marcius Galan, Mauro Restiffe, Renata Lucas e Rochelle Costi com Renato Firmino.

Programas Públicos

Parte das atividades da mostra inclui uma série de oficinas e uma programação de filmes sobre a avenida e seu entorno. Filmes: Avenida Paulista, proposto por Dora Longo Bahia e o grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte, conta com oito longas que serão exibidos entre 10 de março e 19 de maio, sempre às sextas-feiras, às 19 horas. Após a projeção, serão realizadas uma conversa sobre o filme exibido e uma projeção de filmes-comentários produzidos pelo grupo de pesquisa.

A série de 13 oficinas gratuitas acontece de 4 de março a 28 de maio de 2017, ao sábados e domingos, das 14h às 17h. O programa propõe-se a trabalhar com abordagens e modos de atuação plurais, a fim de repercutir não só temas que discutem a memória da avenida – como as transformações de sua paisagem, arquitetura e iconografia –, mas também seus problemas cotidianos, tais quais a mobilidade urbana, as manifestações e protestos, pessoas em situação de rua, gentrificação e os diferentes usos de seus espaços.

Seis coletivos e companhias trabalharão diretamente com a linguagem teatral e corporal, com o intuito de provocar novas situações, diferentes qualidades de gesto, tempo e espaço, criando, assim, fricções entre o corpo e os ambientes que o circundam. As oficinas contemplarão ações performativas, desfiles, intervenções efêmeras, jogos teatrais de improvisação e derivas, utilizando-se da avenida como palco e espaço criativo.

Também participarão do ciclo cinco artistas presentes na exposição: Ana Luiza Dias Batista, André Komatsu, Daniel de Paula, Marcelo Cidade e Mauro Restiffe. A ideia é que as proposições tragam um pouco da pesquisa desenvolvida para a realização dos trabalhos de arte e possibilitem o diálogo direto entre o público, o Museu e os artistas. Espera-se, dessa maneira, oferecer um contexto fértil para que novas dinâmicas de trabalho e diferentes dimensões de suas pesquisas emerjam.

Outros dois grupos, o estúdiofitacrepeSP e o Grupo Estéticas da Memória do séc XXI, irão explorar novas tecnologias e ferramentas audiovisuais a fim de mapear as manifestações plásticas e sonoras no entorno do museu. O programa prevê ainda uma caminhada mediada por um arquiteto a confirmar, que irá tratar de certos aspectos da avenida, como sua ocupação urbana, as mudanças sofridas em sua arquitetura e as noções de espaço público e privado.

Oficinas informações

de 4 e 5 de março
a confirmar

de 11 e 12 de março
Cordão da Mentira

de 18 e 19 de março
Cia. do Miolo

25 e 26 de março
Trupe Olho da Rua

1 e 2 de abril
Cia. do Latão

8 e 9 de abril
Mauro Restiffe

15 e 16 de abril
Daniel de Paula

22 e 23 de abril
Teatro Oficina

29 e 30 de abril
estúdiofitacrepeSP

6 e 7 de maio
Grupo Estéticas da Memória do séc XXI

13 e 14 de maio
Marcelo Cidade e André Komatsu 

20 e 21 de maio
Ana Luiza Dias Batista 

27 e 28 de maio
Revolta da Lâmpada

Sérgio Bertoni

Sérgio Bertoni

Marcius Galan

Marcius Galan

<br />Juca Martins


Juca Martins

<br />Eduardo Castanho


Eduardo Castanho

Mostra "Avenida Paulista" no MASP

happens
from 17/02/2017
to 28/05/2017

opening
16 de fevereiro às 20h

where
MASP
Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Cerqueira César
São Paulo SP Brasil
Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h). Quintas-feiras, das 11h às 20h (bilheteria até às 19h)
(11) 3251 5644
e-mail

source
Imprensa MASP
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided