Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Em suas obras, Calvão reutiliza restos de material fotográfico, que vão desde embalagens de filmes, impressões de fotos usadas em testes de calibragens de impressoras, papel de revelação e até recibos e notas de compras.

O artista André Calvão apresenta sua primeira exposição de colagem, intitulada “Resquício”, na Galeria Recorte. As obras de arte têm origem do “lixo” de material fotográfico e questiona o desperdício no cotidiano, ganhando força ao conscientizar o público sobre a importância de se reutilizar tudo em sua volta. A abertura da mostra é no dia 16 de março, às 19 horas, e tem entrada gratuita. A exposição permanece até o dia 29 de abril.

Incomodado com o que considera um desperdício desse tipo de resíduo, passou a acumular essematerial por anos até ter um insight de que podia transformar tudo o que guardou em uma nova forma de arte.

Ao conscientizar e fazer arte, Calvão traz ao público a realidade do desperdício.“Eu quis colocar o observador em contato com a produção de uma imagem desde sua captura até a foto impressa, em seu resultado final, compartilhando as sensações de incompletude e incerteza características do processo fotográfico analógico”, explica artista.

A exposição na Galeria Recorte terá 43 dias de duração e contará com 10 obras de André Calvão, além de uma instalação com objetos e materiais que compõem o processo fotográfico. “Nas fotos de André, os ambientes crescem com o entorno fortalecendo o tema em foco, reduzindo o seu tamanho, mas não a sua importância. Neste trabalho de colagem, ele extrapola este conceito do entorno e transforma a matéria na construção de uma nova imagem, despertando a vontade de fotografar”, afirma o skatista profissional Klaus Bohms, que acompanha o trabalho do artista.

 

 [Divulgação]

[Divulgação]

 [Divulgação]

[Divulgação]

Exposição “Resquício” de André Calvão

happens
from 16/03/2017
to 29/04/2017

where

Galeria Recorte
Rua Augusta, 829
São Paulo, SP

source
Galeria Recorte
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided