Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Haverá também com uma palestra no dia 10 de maio sobre a exposição "Amazônia Literária" e dia 26 o show “O Berço do Samba Paulista no Bairro da Barra Funda”.

A Oficina Cultural Mário de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, apresenta duas exposições temporárias em abril: a Amazônia Literária (19/4 a 1/8) e o Berço do Samba (28/4 a 1/7). As mostras dialogam com os interesses de Mário de Andrade em literatura e cultura popular brasileira. As visitas serão gratuitas e serão realizadas de terça a sábado, das 10h00 às 18h00.

Motivada pela presença da Amazônia na obra de Mário de Andrade, a exposição Amazônia Literária realiza uma imersão na cultura do Norte do país, com destaque para a produção literária. A mostra trabalha com todos os sentidos do público, por meio de vídeos, músicas e fotografias que remetem à construção literária da região. Os livros dos principais autores de ficção, pesquisadores e jornalistas amazonenses estarão expostos em uma vitrine. Dentre eles, Maria Lucia Medeiros, Alcides Jurandir e o homenageado Benedito Nunes, crítico e filósofo paraense. Também há projeções que remetem ao céu estrelado e a água da Amazônia, e a instalação de um templo xamânico.

A mostra apresentada entre 19/4 a 1/8 terá uma programação especial na quarta-feira, 10/5. Neste dia, a partir das 19h00, haverá a palestra “A Exposição Amazônia Literária”, com o mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP, Carlos Aberto da Conceição Teixeira. O professor amazonense apresenta poemas da região Norte, seguido de comentários sobre as obras. “A maioria desconhece a literatura da Amazônia. Os estudiosos da USP estão redescobrindo a literatura da região Norte. Eu espero que ela seja compreendida e apresentada para a maior parte das pessoas”, explica o pesquisador Carlos Alberto.

O Berço do Samba – Fotos da Família Inocêncio Tobias

Para encerrar o mês, a partir do dia 28/4 a Oficina Cultural receberá a exposição O Berço do Samba – Fotos da Família Inocêncio Tobias. A mostra resgata a memória do samba paulista a partir de 40 fotos históricas da família de Inocêncio Tobias. Ele reorganizou o grupo carnavalesco no bairro da Barra Funda, o cordão Mocidade Camisa Verde e Branco. Sob a sua liderança, o cordão foi cinco vezes campeão. Em 1972 tornou-se escola de samba e, dois anos depois, conquistou o primeiro título na categoria.

O acervo inclui imagens de ilustres personalidades da família, como Dona Cacilda, conhecida como Tia Sinhã, Cidinha, Carlos Alberto Tobias e Magali dos Santos – embaixadora do samba de São Paulo. Em homenagem ao gênero, a programação também contará com a apresentação musical O Berço do Samba Paulista no bairro da Barra Funda – Ala dos Compositores, no dia 26/5, sexta-feira, às 20h00. O show apresenta aspectos históricos do samba e a importância do bairro Barra Funda para a formação das escolas de samba. O evento terá a presença da velha guarda da Camisa Verde e Branco. O grupo irá cantar e tocar as composições de destaque do gênero estudado por Mário de Andrade no texto “Samba Rural Paulista”.

Palestra “A Exposição Amazônia Literária”
10/5 das 19h às 21h
Inscrições até 10/5
Seleção dos inscritos por ordem de inscrição no link.
Show “O Berço do Samba Paulista no Bairro da Barra Funda – Ala dos Compositores”
26/5, das 20h00 às 21h30

Exposições sobre a literatura da Amazônia e a história do samba

happens
from 19/04/2017
to 01/08/2017

opening
19 de abril às 19h.

where

Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves 546 - Barra Funda
01154-010 São Paulo SP
Funcionamento para inscrição: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19, e sábado, das 10h às 13h Telefone: (11) 3666-5803 / 382

source
Aline Takaschima
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided