Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A mostra, que fica em cartaz até 7 de maio, trará ainda trabalhos dos participantes das oficinas de arte do IOK, dentro do projeto “Pintou a Síndrome do Respeito”.

O lançamento do livro do pintor e arquiteto Emile Tuchband – Senhor de Dois Mundos, de Jacob Klintowitz, e a abertura da exposição com uma coletânea de obras do artista estão marcados para o dia 26 de abril (quarta-feira), a partir das 19h30, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). O evento é resultado da parceria firmada entre a FAAP e o Instituto Olga Kos (IOK), dedicado à inclusão cultural, que está comemorando dez anos de existência. 

O instituto é voltado para o desenvolvimento de projetos artísticos e esportivos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. 

O projeto “Pintou a Síndrome do Respeito” edita livros sobre a arte brasileira com intuito de divulgar a diversidade cultural e artística do País. Em contrapartida, os artistas visitam as oficinas de arte do Instituto e, além de ensinarem um pouco da sua técnica para os profissionais do IOK - que repassam durante as oficinas aos participantes do projeto -, eles também interagem e fazem interferências durante a produção dos trabalhos dos alunos, momento mais esperado por eles. Quem participou do projeto, no caso do artista Emile, que já faleceu, foi sua filha, Isabelle Tuchband. 

“Estou dedicando esse livro ao meu pai. Neste ano, completaremos 11 anos de seu falecimento. Ele foi um artista maravilhoso e o livro mostra toda a sua história e sua obra. Estou muito feliz de poder compartilhar a obra do meu pai com o mundo”, afirmou Isabelle. 

O IOK beneficia mais de 10 mil pessoas e atende atualmente cerca de três mil crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em mais de 40 locais espalhados por todas as regiões da capital paulista. 

“É um ano muito importante para nós do IOK. Completar 10 anos de um sonho e ver que ele rendeu tantos frutos é gratificante e eventos como esse mostram a importância que o instituto tem hoje também na produção cultural de São Paulo”, afirma Olga Kos, vice-presidente do IOK.  

O artista e o autor

Homenageado no livro e na mostra, Emile Tuchband foi pintor e arquiteto. Nasceu em Paris, na França, em 1933. Chegou ao Brasil com vinte e três anos, já formado. Destacou-se ao auxiliar Marc Chagall na elaboração do teto da Ópera de Paris. Já no Brasil, radicou-se na cidade de Taubaté, e a partir de 1957, passou a se dedicar exclusivamente à pintura. Em 1960, foi o responsável por produzir o cartaz do filme Orfeu Negro, uma produção franco-brasileira, dirigida por Marcel Camus, a partir da peça de Vinicius de Moraes, e ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O autor do livro, Jacob Klintowitz, é jornalista, escritor e crítico de arte. Já foi curador de várias mostras, entre elas "A Ressacralização da Arte", realizada no Sesc Pompéia, "Um Século de Escultura no Brasil", apresentada no Museu de Arte de São Paulo (Masp), "Formas e Ritmos da Arte Brasileira", no Museu de Charlottenborg, Dinamarca e "Victor Brecheret", mostra de inauguração do Museu Brasileiro de Escultura.

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. 

Além disso, parte das vagas dos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. O Instituto Olga Kos conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos. 

As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento mo­tor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso País, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comuni­cação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”. Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna con­dições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.

Exposição e lançamento de livro sobre a obra do pintor e arquiteto Emile Tuchband

happens
from 26/04/2017
to 07/05/2017

opening
26 de abril, das 19h30 às 22h

where
FAAP
Fundação Armando Álvares Penteado
Rua Alagoas, 903
Higienópolis 01242-902 - São Paulo/SP
11 3662-7449

source
Juliana Vieira
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided