Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Palestras, exibição de filmes e oficinas sobre cinema, fotografia e gastronomia são atrações dasatividades paralelas promovidas pelo Espaço Cultural Porto Seguro.

A exposição Ícones de Hollywood – Fotografias da Fundação John Kobal segue em cartaznoEspaço Cultural Porto Seguro até o dia 30 de abril. Além da visita à exposição, o público pode participar de atividades paralelas e se inscrever em cursos, oficinas e palestras promovidos pela equipe educativa.

Em Como Montar Uma Exposição,Amanda Dafoe (Casaplanta), Fernanda Carvalho (Design da Luz Estúdio) e Juan Cabello Arribas (Fazemos Arquitetura), profissionais que trabalham comarquitetura, design e iluminação falam sobre os bastidores de montagem de uma exposição. A mesa redonda acontece no dia 18 de abril, às 19h30.

No dia 20 de abril, às 19h, o músico Tony Berchmans fala sobre Trilhas de Cinema com foco na produção cinematográfica de Hollywood e brasileira.

O fotografo Bob Sousa,  especializado em retratos de teatro apresenta um panorama sobre seu trabalho e fala sobre os desafios para fazer retratos cênicos, além de comentar sobre os retratos da exposição Ícones de Hollywood. São dois encontros, dias 25 e 26 de abril, às 20h.

De 27 a 29 de abril, a mostra A Era de Ouro de Hollywood exibe filmes de relevância para a história do cinema, das décadas de 1920 a 1960. Serão duas sessões por noite, às 18h e 20h com os filmes O circo e Bonequinha de Luxo (dia 27/04), O Picolino, e Casablanca (dia 28/04),Janela indiscreta e Se Meu Apartamento Falasse (dia 29/04). As sessões são gratuitas e acontecem na Praça do Espaço Cultural Porto Seguro.

Na palestra Cinema e Cozinha, dia 29 de abril, às 10h30, a chef Isadora Becker, da web série Comida de Cinema promove a degustação de um prato preparado por ela enquanto conversa sobre as receitas que marcaram a história de filmes nacionais e internacionais. Em seguida faz uma visita guiada à exposição Ícones de Hollywood.

ProgramaçãoMesa Redonda

Como montar uma exposição
18 de abril, terça-feira, às 19h30
Entrada gratuita.
Vagas: 60 lugares.
Público-alvo: artistas, estudantes de artes e interessados nas áreas de moda, estamparia, fotografia e arte.

Profissionais de arquitetura, design e iluminação contam sua trajetória e compartilham com os participantes como conceberam a montagem da exposição Ícones de Hollywood. Com Amanda Dafoe (Casaplanta), Fernanda Carvalho (Design da Luz Estúdio) e Juan Cabello Arribas (Fazemos Arquitetura). 

Amanda Dafoe - Designer visual e pesquisadora, formada em arquitetura e urbanismo. Dedica-se ao desenvolvimento de exposições, produção de conteúdo, coordenação e assistência de curadoria, além de trabalhar com direção de arte e projetos gráficos. É mestra pela FAU-USP na área de Design e Arquitetura. Desde 2010 atua no desenvolvimento de exposições de arte contemporânea e projetos culturais em âmbito nacional e internacional.

Fernanda Carvalho - Arquiteta e urbanista pela FAUUSP, mesma instituição onde adquiriu o título de mestre em Design e Arquitetura. É membro e diretora executiva da AsBAI (Associação Brasileira dos Arquitetos de Iluminação). Desenvolve projetos de iluminação especialmente na área de museus e exposições no seu escritório Design da Luz Estúdio desde 2006.

Juan Cabello Arribas - Nascido em Madrid, é Doutor em Projetos Arquitetônicos na ETSAM (UPM-Espanha). Fez a reconstrução da exposição This is Tomorrow, entre a Whitechapel Art Gallery e a Tate Modern de Londres, servindo até hoje como plataforma interdisciplinar de reflexão para desenvolver suas instalações ambientais.

Mostra de Cinema

A Era de Ouro de Hollywood
de 27 a 29 de abril, quinta, sexta e sábado às 18h e às 20h.
Entrada gratuita (distribuição de senha 1 hora antes do evento)
Vagas: Sujeito à lotação.
Público-alvo:Interessados em geral.
Classificação etária: 15 anos.

Exibição de filmes de relevância para a história do cinema, das décadas de 1920 a 1960 – a chamada Era de Ouro de Hollywood. Títulos que marcaram a carreira de grandes astros e diretores norte-americanos e que dialogam diretamente com as imagens da exposição Ícones de Hollywood.

O circo, de Charles Chaplin (The Circus, 1928)  e Bonequinha de luxo, de Blake Edwards (Breakfast at Tiffany’s, 1961).
27 de abril, quinta-feira

O Picolino, de Mark Sandrich (Top Hat, 1935) e  Casablanca, de Michael Curtiz (Casablanca, 1942).
28 de abril, sexta-feira

Janela indiscreta, de Alfred Hitchcock (Rear Window, 1954) e Se meu apartamento falasse, de Billy Wilder (The Apartment, 1960).
29 de abril, sábado

Workshop de fotografia

Workshop de retrato com Bob Sousa
25 e 26 de abril, terça e quarta, às 20h
Investimento: R$50,00.
Vagas: 15 lugares.
Público-alvo:Interessados em fotografia.
Classificação etária: 15 anos.

O fotógrafo Bob Sousa, especialista em retratos cênicos, apresenta um panorama do seu trabalho e a partir de comentários sobre os retratos da exposição Ícones de Hollywood, apresenta técnicas iniciais da fotografia retratística. Há 15 anos, Bob Sousa decidiu unir suas paixões: a fotografia e o teatro. De forma independente passou a clicar espetáculos em São Paulo, e aos poucos se tornou referência em retratar o que acontece nos palcos.

Bob Sousa é fotógrafo de teatro, crítico de arte da APCA e mestre em Artes pelo IA-Unesp. Autor do livro Retratos do Teatro (Ed. Unesp), colunista na Revista Cult e no portal da SP Escola de Teatro.

Palestras

Trilhas de cinema
20 de abril, quinta-feira, às 19h.
Entrada gratuita (distribuição de senha 1 hora antes do evento)
Vagas: 60 lugares.
Público-alvo: Público interessado em cinema, música e público em geral.
Classificação etária: 15 anos.

O músico Tony Berchmans apresenta um panorama das grandes trilhas do cinema, desde o cinema mudo até o contemporâneo. O foco da palestra é a produção cinematográfica de Hollywood e a brasileira.

Pianista,compositor, produtor musical e especialista no estudo da música de cinema, Tony Berchmans também é autor do livro A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. Desde 1992 atua no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, TV, cinema e internet, em centenas de projetos.

Cinema e Cozinha
29 de abril, sábado, às 10h.
Entrada gratuita (distribuição de senha 1 hora antes do evento)
Vagas: 15 lugares.
Público-alvo:Interessados em cinema, gastronomia e público em geral.
Classificação etária: 15 anos.

Famosa pela webserie Comida de Cinema, a chef Isadora Becker fará uma tripla jornada: executará uma receita numa cozinha profissional, promoverá uma roda de conversa com degustação e, na sequência, uma visita guiada à exposição Ícones de Hollywood.

Comida e Cinema, Isadora Becker.

Comida e Cinema, Isadora Becker.

Como montar uma expo.

Como montar uma expo.

Workshop de retratos com Bob Sousa.

Workshop de retratos com Bob Sousa.

Exposição Ícones de Hollywood

happens
from 18/04/2017
to 29/04/2017

where
Espaço Cultural Porto Seguro
Av. Rio Branco, 1489 – Campos Elísios
São Paulo SP Brasil

source
Acessoria de Imprensa Espaço Cultural Porto Seguro
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided