Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O livro apresenta histórias de subsolo mostradas, em parte, na exposição individual Contaminações. Trata-se de projetos e experimentações que exploram o processo documental na arte e apresentam seus resultados no livro.

Programação 20 de maio

11h
Lançamento do livro

11h30
Mesa redonda, participação de Sonia Guggisberg, Sandra Tucci e Christine Greiner

13h
Exibição do filme documentário “Subsolos” (Av. Paulista)

Sobre a artista

“Sonia Guggisberg faz parte desta rede poética documental e por isso tem proposto e enfrentado muitos desafios. Este livro, por exemplo, foi escrito inicialmente como uma tese de doutorado, defendida no Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP. Mas já nasceu com aptidão para questionar tudo. Foi concebido na universidade, mas não cedeu aos parâmetros acadêmicos convencionais. Testou documentários, mas não se contentou em representar realidades. Projetou intervenções urbanas sensíveis, mas nunca despolitizou os seus processos de criação. A preciosidade da sua metodologia está, sem dúvida, no mergulho de cada experiência, mas também na proposta de um outro apaixonado por imagens, o filósofo Georges Didi-Huberman, que sempre insistiu na hipótese de que a imagem arde em seu contato com o real.”  Chistine Greiner.

Sobre o Livro

Baseadas na pesquisa pessoal e em arquivos documentais a artista traz a tona, entre outras, a história dos subterrâneos da Av. Paulista e da brutal realidade da interrupção. Infelizmente a lógica que culminou em sua concepção e em sua construção, apagou-se no enterro, no abandono e no possível esquecimento. Trata-se de um projeto promissor que, com o passar do tempo, tornou-se simples resto de um objetivo interrompido, de um destino quase apagado.

A realização da obra entre 1.970 e 1.973, permaneceu suspensa entre a utopia e o nada. Símbolo da potência e da dinâmica de São Paulo, a Avenida Paulista repousa de fato, ainda hoje, sobre os restos destas construções abandonadas.

Sobre o Documentário

Sonia Guggisberg apresenta o documentário Subsolo, sobre a obra interrompida nos anos 1970 abaixo da Avenida Paulista. Neste trabalho, Sonia procura mostrar que narrativas enterradas nunca terminam mesmo quando relegadas à invisibilidade. O documentário tem depoimentos de Boris Casoy (porta voz do prefeito da cidade na época), do arquiteto Nadir Mezerani (que a partir da pesquisa da artista redesenhou o projeto), do urbanista Celso Franco, entre outros. Sobre o documentário, o antropólogo francês Jacques Leenhardt escreveu: “a ideia de urbanismo subterrâneo permaneceu suspensa entre a utopia e o nada, como um poço obscuro do qual, quarenta anos mais tarde, a verdade ainda tem que ser descoberta".

Convidada Sandra Tucci artista e coordenadora da pós em curadoria e curadora da galeria Senac.  

Convidada: Christine Greiner é professora livre-docente do Departamento de Linguagens do Corpo na PUC-SP, onde coordena o Centro de Estudos Orientais. Foi professora e pesquisadora convidada em diversas universidades japonesas nas cidades de Toquio, Osaka e Quioto.

Lançamento do livro "Redes de Imagens, Memórias, e Testemunho: Por uma documentação performativa de saberes."

happens
in 20/05/2017

more
às 11h.

where
Senac Lapa
Rua Scipião, 67, Lapa
São Paulo SP Brasil
+55 11 3475-2200

source
Flavia Fusco Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided