Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

revistas

jornal

agenda cultural

Instituto Cidade em Movimento convida o arquiteto francês Pierre-Alain Trévelo – responsável pela reforma da Place de la République, em Paris – para seminário internacional sobre espaço público, que acontece nesta 6ª feira (19).

Aberta ao público, a mesa redonda também terá participação dos arquitetos Valter Caldana e Benedito Lima de Toledo e da ativista urbana Cecília Lotufo, compartilhando experiências do ponto de vista arquitetônico e cultural e abordando a futura obra de renovação do Largo do Arouche

O Instituto Cidade em Movimento (IVM), associação de mobilidade urbana com sede na França e atuação no Brasil, traz para São Paulo o arquiteto Pierre-Alain Trévelo para o seminário internacional “O que há de público no espaço público da cidade?”, que acontece nesta sexta-feira, 19 de maio, às 19h, na Academia Paulista de Letras (Largo do Arouche, 324).

Autor do projeto de revitalização da Place de la République, em Paris, e responsável pela elaboração do guia de requalificação de espaços públicos da capital francesa, Trévelo discutirá questões como o papel de uma praça pública na era digital, sua importância para a qualidade de vida urbana e a cultura da mobilidade, a distribuição do espaço entre seus variados públicos – de crianças a idosos, cachorros a skatistas – e a convivência em meio a interesses distintos, que podem incluir hortas comunitárias, prática de esportes e realização de festas.

"Desenhamos espaços públicos não para que se ajustem aos usos, mas que  estimulem  as evoluções do modo de vida urbano. Nosso conceito é o de que, independente de sua localização, os espaços públicos devem ser dedicados à totalidade das pessoas", diz o arquiteto francês.

Com entrada livre e gratuita, a mesa redonda terá participação de Benedito Lima de Toledo, arquiteto, historiador e membro da Academia Paulista de Letras, e da ativista urbana Cecília Lotufo, fundadora do Movimento Boa Praça e conselheira do CADES (Conselho de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, da Subprefeitura de Pinheiros). A mediação fica por conta de Valter Caldana, arquiteto, professor, diretor do Laboratório de Projetos e Políticas Públicas do Mackenzie e membro do Conselho Consultivo IVM Brasil.

Compartilhando experiências e visões, tanto do ponto de vista arquitetônico como do âmbito cultural, os especialistas também abordarão a futura obra de renovação do Largo do Arouche, proposta pelo Prefeito João Dória e viabilizada por um grupo de empresa francesas radicadas em São Paulo. O debate busca superar a tensão da disputa pelo território, do impulso nostálgico e da insegurança em relação à mudança.


Seminário “O que há de público no espaço público da cidade?”

acontece
em 19/05/2017

mais
às 19h.

local

Academia Paulista de Letras
Largo do Arouche 324 República
São Paulo SP CEP 01219-011
11 3331-7222

fonte
Sofia Carvalhosa Comunicação
São Paulo, SP

compartilhe


© 2000–2017 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada