Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Atlas Schindler patrocina exposição na FAU com projetos vencedores do prêmio de urbanismo realizado pela primeira vez na América Latina.

No dia 7 de agosto, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) abre espaço para expor os projetos vencedores da 7ª edição do Schindler Global Award (SGA), uma das competições pré-profissionais mais importantes do mundo promovida pelo Grupo Schindler para estimular soluções de urbanismo.

Um grupo de estudantes da FAU conquistou o 1º lugar e, agora, a Atlas Schindler patrocina a exposição de todos os trabalhos vencedores, contribuindo assim para estimular ainda mais o debate sobre inovação e busca de alternativas criativas de arquitetura e urbanismo para questões urbanas.

O prêmio incentivou estudantes de todo o mundo a pensar em soluções de arquitetura e design urbano para a área do Ceagesp e reconheceu os doze grupos que melhor atenderam ao desafio de apresentar soluções urbanísticas, considerando o potencial da região e a integração ao contexto local. Além dos campeões representando a USP, outro grupo de estudantes brasileiros da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) se destacou e recebeu menção honrosa. Representantes da Suíça e da China ficaram com o 2º e 3º lugares e também foram premiados estudantes dos Estados Unidos, Eslovênia e Liechtenstein.

A exposição poderá ser visitada até o dia 25 de agosto, das 8h às 22h, no Salão Caramelo da Faculdade (Rua do Lago, 876 – Butantã – São Paulo/SP). E, para complementar a iniciativa, no dia 9 de agosto, às 18h, será realizado no Auditório da FAU para um bate-papo que contará com a presença de Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, Elisabete França, arquiteta e Diretora de Planejamento e Projetos da CDHU e uma das juradas do prêmio e Fábio Mariz Gonçalves, professor da FAU USP e orientador do projeto vencedor.

Sobre o Schindler Global Award

Uma das competições pré-profissionais mais importantes do mundo, o SGA é voltado a alunos do último ano de graduação ou de mestrado dos cursos de arquitetura, paisagismo, design e planejamento urbano. O prêmio propõe o desafio de usar a mobilidade como um catalisador para a mudança, incluindo concepção de espaços públicos e infraestrutura, com ênfase à integração da população aos elementos urbanos e uso dos espaços.

A premiação é realizada a cada dois anos pelo Grupo Schindler, líder global em elevadores, escadas rolantes e serviços relacionados, em colaboração com o Instituto de design urbano da ETH Zurique, liderado pelo arquiteto holandês Kees Christiaanse, conhecido por seu trabalho em planejamento urbano. O Schindler Award 2004 foi realizado em Bruxelas, na Bélgica, e seguiu com edições de sucesso nas cidades de Paris, na França (2006); Viena, na Áustria (2008); Berlim, na Alemanha (2010); Berna, na Suíça (2012) e Shenzhen, na China (2015).

Segundo o professor Kees Christiaanse, o Brasil é um local interessante para realização do Schindler Global Award porque tem uma posição intermediária entre todos os tipos de condições globais. “Há um grande potencial para futuras e significativas estratégias urbanísticas no país, tanto pelo lado do patrimônio e das tradições quanto pelos enormes problemas existentes”, explica.

Exposição dos Projetos vencedores da 7ª edição do Schindler Global Award (SGA)

happens
from 07/08/2017
to 25/08/2017

where
FAU USP
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Rua do Lago 876 – Cidade Universitária
São Paulo SP Brasil

source
Ursula Ferro - Approach
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided