Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Passeio faz parte da Jornada do Patrimônio do Sesc SP em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

No dia 20 de agosto, às 13h, o Sesc Bom Retiro leva o público para apreciar em detalhes a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o mais antigo museu de arte da cidade e mediado pelo arquiteto André Scarpa, que apresentará como Paulo Mendes da Rocha estabeleceu o diálogo entre o velho e o novo, e a perspicácia do arquiteto, ao deslocar o ingresso ao edifício pela lateral, provocando ainda mais a relação entre a Pina e seu público, mudando por completo a dinâmica do edifício junto à cidade.

O passeio faz parte da programação da Jornada do Patrimônio, uma parceria do Sesc SP com a Prefeitura de São Paulo. Em 2017 o evento propõe o tema "construindo histórias", que busca refletir sobre as mudanças no uso e significado do patrimônio e o que elas projetam para o futuro. A programação será organizada em eixos que tratam do modo de viver na cidade: estudar, trabalhar, morar, comprar e vender, circular, lembrar, e se divertir.

O prédio, que hoje abriga a Pinacoteca do Estado de São Paulo, foi projetado em 1896 pelos arquitetos Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios. Em 1990 o arquiteto Paulo Mendes da Rocha executa uma intervenção no prédio que o torna o emblemático museu do centro da cidade. 

Uma viagem por diferentes escalas de atuação, buscando educar o olhar para o patrimônio construído e reconstruído. Paulo Mendes da Rocha também é responsável pelo projeto da nova unidade do Sesc 24 de Maio.

O passeio saíra do Sesc Bom Retiro com destino ao Museu, o percurso tem 1,5 km e é melhor indicado para maiores de 14 anos. O ingresso de acesso ao Museu está incluso no passeio.

São 30 vagas, 20 disponibilizadas para inscrições antecipadas e 10 vagas para inscrições no dia do passeio. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Sesc Bom Retiro com documento oficial com foto. O endereço do Sesc Bom Retiro é Al. Nothmann, 185. 

O Sesc Bom Retiro leva o público para conhecer o projeto arquitetônico da Pinacoteca do Estado

happens
in 20/08/2017

more
às 13h.

where
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 Bairro da Luz 01120-010
São Paulo SP Brasil
Terça a domingo, 10h ás 17h30, permanência até as 18h Quintas até as 22h. Entrada franca das 18h às 22h
+55 11 33241000

where

Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro
São Paulo SP Brasil
Terça a sexta, das 9h às 20h30. Sábado, das 10h às 18h30. Domingo e feriado, das 10h às 17h30.
11 3332 3600
e-mail

source
Geraldo Ramos
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided