Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Comemoração ao Centenário do Curso de Arquitetura Mackenzie e 70 anos da Faculdade de Arquitetura Mackenzie (FAU-Mackenzie), pioneira no estado de São Paulo e uma das mais antigas faculdades de Arquitetura do país.

A publicação, organizada por Angélica Benatti Alvim, Eunice Abascal e Eduardo Abrunhosa,  docentes da FAU-Mackenzie, conta com a parceria de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).  Em seus capítulos, o livro relata as origens do Curso de Arquitetura, em 1917, no âmbito da Escola de Engenharia Mackenzie, a criação da Faculdade de Arquitetura, em 1947, suas transformações até a contemporaneidade.

O rico conteúdo de artigos e imagens retrata o pioneirismo e a atualidade da FAU-Mackenzie, escola da qual saíram numerosos Arquitetos, Urbanistas e Designers de renome nacional e internacional.

Transformações ao longo do século

Desde o início do século XX, as áreas de Arquitetura e Urbanismo e Design desempenham um papel fundamental no desenvolvimento urbano mundial, como parte ativa dos processos de industrialização, urbanização e modernização do território, em suas várias escalas.

A história e o desenvolvimento da cidade de São Paulo  se confundem com a trajetória da FAU-Mackenzie. A participação de seus professores e alunos profissionais, formados para excelência de sua atividade, é notável na paisagem da cidade pelas inúmeras obras de arquitetura e urbanismo.

Ao longo desse século, a urbanização das cidades brasileiras sofreu transformações que se expressam na produção, na distribuição, nas formas de troca e de consumo, e nas relações sociais. Na atualidade, a produção de conhecimento nesta área de conhecimento se defronta com um rol de complexas questões que se interpõem como desafio aos profissionais. A crescente e desigual urbanização, as alterações dos padrões urbanos e sociais e dos modos de vida, as rápidas transformações e inovações tecnológicas e informacionais, configuram situações distintas e mais complexas do que aquelas encontradas em meados do século XX, época de fundação da FAU-Mackenzie.  

As transformações do ensino em Arquitetura e Urbanismo no período 1917 - 2017, a inclusão do curso de Design, da Pós-Graduação, de atividades de Pesquisa e Extensão, o papel dos concursos e o protagonismo estudantil são temas abordados ao longo do rico conteúdo do livro, evidenciando que a FAU-Mackenzie, de modo pioneiro e atual, se empenha na formação de profissionais aptos aos novos desafios da realidade contemporânea. 

Na atualidade, inúmeros profissionais destacam-se na criação de obras referenciais, não somente na cidade de São Paulo, mas em todo o Brasil, contribuindo para transformar o ambiente de muitas cidades, ocupando posições de destaque em instituições públicas e privadas, bem como conquistando importantes prêmios.

ARQUITETURA MACKENZIE 100 ANOS - FAU-MACKENZIE 70 ANOS - PIONEIRISMO E ATUALIDADE apresenta a genealogia do ensino de Arquitetura  na instituição, percorrendo caminhos desde a criação do Curso de Arquitetura junto à Escola de Engenharia em 1917, a fundação da Faculdade de Arquitetura em 1947, até os dias de hoje. A cada página nos deparamos com fotos de edifícios, museus, estações, teatros, escolas, estádio de futebol e outros, que constantemente encontramos em cidades por onde passamos, e que são projetos de arquitetos ilustres da FAU-Mackenzie. Ao longo dos 11 capítulos, pode-se observar as conquistas dos profissionais da Escola e de seus egressos, bem como a constante transformação de uma das principais faculdades de Arquitetura do País, diante dos desafios da formação de novos Arquitetos e Urbanistas e Designers no Brasil do século XXI.

Lançamento de livro documenta os 100 anos da Arquitetura Mackenzie em São Paulo

happens
in 18/08/2017

more
às 17h.

where
MCB
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
São Paulo SP Brasil
De terça a domingo, das 10h às 18h
+55 11 30323727
e-mail

source
Angélica Alvim
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided