Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Flertando com técnicas e materiais da construção civil, site-specific explora sistemas prediais criando releituras de concreto armado com jogo de luzes e sombras

O Centro Cultural São Paulo tem o prazer de apresentar, a partir de 16 de setembro, “Mesmo com Dias Maiores que o Normal”, uma instalação criada pelo artista Rodrigo Sassi, especialmente para o espaço. Contemplada pelo Proac, a obra tem como objetivo criar releituras de concreto armado com um sistema de auto-iluminação, produzindo sombras que agregam forma e volume ao conjunto escultórico.

A relação entre arte e cidade se condensa e se confunde na produção de Sassi, marcada pelo desenvolvimento e pela prática de poéticas visuais que permeiam o cenário urbano, a arquitetura e a construção civil. Tendo a madeira e o concreto armado como matérias-primas, o artista busca retratar o descontrole e a expansão das grandes metrópoles, transformando tais materiais em arquiteturas livres que se expandem e se contorcem em possibilidades, assim como as cidades.

Nesta obra inédita, as madeiras que antes foram usadas na fabricação de fôrmas de concreto armado para a construção de edifícios ganham movimento e sinuosidade. O concreto que preenche seu interior faz companhia a conduites de fiação elétrica, levando energia para holofotes distribuídos estrategicamente pela obra. Apropriando-se de técnicas e materiais da construção civil, a obra “Mesmo com Dias Maiores que o Normal” cria uma sensação de leveza que se contrasta com a brutalidade e rigidez da madeira e do concreto. O movimento das curvas e a iluminação formam um jogo de luzes e sombras que desenham o espaço.

Realizado ao longo de 8 semanas, o processo de produção deste trabalho é exibido em um vídeo em time lapse, que completa a exposição e registra o processo  de criação da obra e de transformação desses materiais.

"Mesmo com Dias Maiores que o Normal"

happens
from 16/09/2017
to 26/11/2017

opening
16 de setembro

where
CCSP
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000 Paraíso
01504-000 São Paulo SP
terça a sexta, das 10h as 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h as 18h
(11) 3397.4002
e-mail

source
Tremma Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided