Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A exposição, que tem curadoria de Maria Alice Milliet, reúne 15 trabalhos da artista, alguns deles ainda inéditos.

Desenhos criados a partir de incisões e corrosões em superfícies duras, posteriormente utilizadas como matrizes para a impressão em papel. Ao longo dos mais de 20 anos de carreira, a prática foi trabalhada à exaustão pela gravurista Cris Rocha. Reconhecida por suas gravuras em metal, a artista plástica tem agora se aventurado por novos caminhos, aliando as técnicas tradicionais que domina ao processamento digital.

“Com a incorporação da tecnologia digital ao meu trabalho, quebro uma série de barreiras, muitas vezes impostas por limites físicos, pelo tamanho da prensa, dos papéis ou mesmo das matrizes. Quando digitalizamos, ganhamos uma série de matizes e tornam-se infinitas as possibilidades. E isso dá um frescor ao meu trabalho que considero bastante importante”, afirma Cris. 

Nesse processo, a gravura deixa de ser encarada como um produto final e converte-se em signo primeiro de um processo criativo que inclui a combinação, o tratamento e a impressão de imagens digitais. Figuras de sua autoria são fragmentadas e fundidas umas às outras, muitas vezes sobre panos de fundo de cores fluidas, concebidos a partir da gravação em água tinta sobre metal.

Em sua primeira individual na capital paulista, a artista traz composições que transbordam poesia. Algumas das séries apresentadas, por exemplo, trazem um mundo de formas sinuosas, de reflexos e transparências, construído a partir de linhas ondulantes e manchas difusas que parecem sugerir paisagens tomadas pela água. Em outras, incontáveis riscos insinuam um horizonte tomado por delicados capins, que parecem crescer da terra rumo ao céu, trazendo à tona memórias de um sonho idílico do espectador.

Todas as sensações proporcionadas pelos cenários construídos minuciosamente por Cris nos levam a crer que estamos diante de representações da natureza. Seu trabalho, entretanto, excede aquilo que se entende como uma mera reprodução do real.  “O que se vê não são paisagens e, sim, o resultado da construção de uma poética”, afirma a curadora Maria Alice Milliet.

A artista

Cris Rocha nasceu em Porto Alegre, em 1967. Formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a artista vive desde 2000 na cidade de São Paulo. Em sua cidade natal, expos na Galeria Gravura (2000) e na Galeria Bolsa de Arte (2004).

Na última década, Cris participou de várias coletivas de gravuras. Em 2016, no Centro Britânico de São Paulo, participou da exposição Água, paisagem alterada – mostra que posteriormente seguiu para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Neste ano, teve alguns de seus trabalhos expostos na 13ª SP-Arte, pela ArtEEdições Galeria.

A artista possui obras em uma série de coleções públicas do Brasil e também do exterior, entre as quais a do Museu Casa das Onze Janelas, em Belém; do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre; do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro; da Bibliotheca Alexandrina, em Alexandria, Egito; do Museo Del Grabado, em Buenos Aires, Argentina, entre outras.

Sem Título, 2017, Cris Rocha, Impressão digital com pigmentos minerais sobre papel 100% algodão, 50x50cm

Sem Título, 2017, Cris Rocha, Impressão digital com pigmentos minerais sobre papel 100% algodão, 50x50cm

Cris Rocha, da gravura e além

happens
from 21/08/2017
to 22/09/2017

opening
19 de agosto às 12h

where

ArtEEdições Galeria
Rua Estados Unidos, 1162 CEP: 01427-001
Jardim Paulista, São Paulo - SP, Brasil
+55 11 3031 0142

source
A4&Holofote
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided