Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Desenhos, objetos, imagens e a própria exposição tratados como linguagem. Mais do que uma mostra, "Estados de Imagem" é uma reflexão surpreendente em torno da importância do desenho.

O espaço da galeria, como um gabinete, foi fundamental para acolher essa mostra de caráter intimista e com relações ao mesmo tempo potentes e delicadas ao olhar do espectador.

"É uma multiplicidade de obras únicas, onde o público tem a chance de fazer  conexões  poéticas inesperadas. É uma alegria afirmar que esta é uma daquelas poucas mostras que quem se interessa por arte vai querer ver mais de uma vez", afirma Maneco Muller, diretor da galeria. 

A mostra inclui trabalhos inéditos e recentes - 15 desenhos, três objetos e um múltiplo especialmente concebido para a ocasião.

"Essa série de imagens que tenho produzido talvez seja completamente diferente do que se costuma conhecer como  desenho, na verdade, são objetos de papel. Por isso,  tanto quanto  a seleção das obras , o que me estimula aqui são as  imagens e suas sombras.  Em operações  quase metafísicas,  posso aprofundar a relação que existe entre o que conhecemos  e o que nos  surge repentinamente", diz Waltercio. "Nestas obras, o assunto dos desenhos  é o próprio desenhar”.

Waltercio Caldas é reconhecido pela sua produção artística densa e singular desde os anos de 1970. Um dos protagonistas da arte contemporânea, requisitado para expor nos principais museus e galerias mundo afora, ainda este ano fará duas mostras de esculturas em Paris e Genebra. 

O artista  trabalha com muito entusiasmo para tratar a complexidade de seu ofício. Avesso à anomalia do universo do espetáculo, à estridência do excesso e ao cortejo dos adjetivos, a atual mostra é prova desse rigor. Convite feito pela galeria, sua decisão de expor se deu no exato instante em que um conjunto significativo de obras tinha o que dizer. Essa é sua postura.

Durante o período da exposição, será lançado o livro "Os Desenhos", da editora Bei, que, com texto de Lorenzo Mammi, fala  da trajetória dos seus desenhos. É a primeira publicação a refletir sobre a importância do desenho em sua produção artística.  Esta mostra é uma oportunidade única, pois ao lado das esculturas e objetos, os desenhos são fundamentais em sua carreira.

No dia da inauguração, também será lançado um novo catálogo atualizado com as imagens dos 77 múltiplos do artista Waltercio Caldas.

Axioma, 2017<br />Jaime Acioli

Axioma, 2017
Jaime Acioli

Exposição 'Estados de Imagem'

happens
from 24/08/2017
to 21/10/2017

where

Mul.ti.plo Espaço Arte
Rua Dias Ferreira, 417 - Sala 206 - Leblon, Rio de Janeiro
Segunda à sexta das 10h às 18h30 Sábado das 10h as 14h
(21) 2259-1952

source
Angela Falcão
Rio de Janeiro, RJ

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided