Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O cineasta Mauro Martins trata do papel do diretor de fotografia ao passar por todas as etapas de elaboração de um filme .

O objetivo é promover o entendimento das atividades do diretor de fotografia na elaboração de filmes documentais. O curso conta com apoio da Canon, que cederá duas câmeras modelo EOS C300 MKII e EOS C100, da loja Hollywood Store e da marca de refletores Dedoligth.

Por meio de aulas expositivas, Mauro Martins expõe conceitos, formatos e abordagens relativas a? linguagem fotogra?fica. Trata do papel do fotógrafo na produc?a?o de um documenta?rio, desde sua concepc?a?o ate? a finalizac?a?o passando obviamente pela captac?a?o das imagens.
O curso Direção de Fotografia no Documentário  tem duração de 12 horas (6 horas em cada um dos dias, das 10h às 13h e das 14h às 17hs) e é composto por 4 módulos. Foi concebido para estudantes, profissionais da a?rea do audiovisual e amantes do cinema. O investimento é de R$ 500,00 com opção de parcelamento em 2 vezes (para pagamentos realizados até dia 22 de Agosto ou efetuados via cartão de crédito).
Sobre Mauro Martins
Documentarista, diretor e diretor de fotografia, é formado em Cinema pela FAAP. Como diretor de cena, fez documentários e programas de TV (HBO, TV Brasil, Multishow, Animal Planet e Dicovery). Como diretor de fotografia, realizou curtas, programas e séries de TV (HBO, Natgeo, SescTV, TV Brasil, Multishow, GNT, TLC) documentários (Animal Planet, Discovery, TV Brasil, TV Cultura e Futura) e uma novela (TV Record). Realizou seis filmes de Longa Metragem, trabalhando como operador de câmera (Bicho de Sete Cabeças, Querô, Chega de Saudades e Meu País, Divórcio 190, Talvez Uma História de Amor). Produziu ainda diversos trabalhos coorporativos. Na formação de Mauro Martins, estão cursos extracurriculares (Fotografia de Estúdio e Linguagem Fotográfica) na Escola Politécnica de Londres. Mora em São Paulo, mas já gravou nos quatro cantos do Brasil e em outros países. Participou como palestrante de duas edições da Jornada Paulista de Cinema e Psicanálise e é autor de um capítulo da Coleção Cinema e Psicanálise de NVerso editora.
Programação
Módulo 1 - Entendendo o Documentário
O que é um documentário- A ficção e a não ficção- Expressão artística ou mera documentação?- Contando uma história
Módulo 2
Abordagens- Tipos de documentários- Subjetividade X Objetividade- Escolha do tema / enfoque- Escolha da linguagem fotográfica / o olhar do fotógrafo- Lidando com o imponderável
Módulo 3 - Linguagem fotográfica
Mostrar ao invés de falar- O diretor de fotografia com coautor- A câmara é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmara - Enquadramentos / o olho do espectador (escolha do que mostrar) - O movimento de câmera- A luz da cena (dramaticidade)- Motivação do autor / Motivação do expectador
Módulo 4 - O Set de Filmagem
Montagem da equipe- Escolha da câmera- Escolha das lentes- Escolha das fontes de luz - Maquinaria - Ajustes dos set ups da câmera

Curso 'Direção de Fotografia no Documentário'

happens
from 26/08/2017
to 02/09/2017

where

Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542, República
São Paulo SP Brasil
terça-feira a sábado, das 12h às 20h
(11) 3256-2636

source
Matilha Cultural
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided