Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O foco da discussão proposta pelo coletivo é o bairro Rio Comprido pela relevância e complexidade de um bairro no coração da cidade que costura o Centro à Zona Norte, ao mesmo tempo em que é dividido por uma grande estrutura rodoviária de ligação entre o Centro e a Zona Sul, o que contribui bastante para a acomodação da discussão sobre esse espaço. O impacto negativo do seu eixo principal é o “X” da questão, mas certamente as soluções possíveis não se restringem a ele.
O coletivo multidisciplinar se propõe a elaborar estratégias para transformar o espaço urbano, em toda a sua abrangência. Tem como premissa a participação ativa dos diversos agentes: população, a iniciativa pública, privada e acadêmica, com o objetivo de transformar a cidade em um lugar melhor, mais sustentável e seguro. Sendo assim, repensar as ruas, os parques, as praças e a paisagem urbana, faz com que seja possível humanizar o espaço público e experimentar o encontro entre as diversas “tribos” que vivem na mesma comunidade.
Agenda do debate:
  1. Apresentação do Coletivo Baixo Rio e da área objeto de discussão, no Rio Comprido
  2. Palestra de Cecília Herzog sobre a Ecologia das Cidades - Cecília é integrante do Coletivo, professora da Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e coordenadora do curso de pós-graduação em "Paisagismo Ecológico: Planejamento e Projeto da Paisagem" na mesma instituição.
  3. Palestra do Professor Osvaldo Rezende sobre Rios Urbanos e Gerenciamento Hidrológico Urbano - Osvaldo é Mestre e Doutorando em Engenharia Civil - Recursos Hidrícos e Planejamento pela COPPE/UFRJ. Também é pesquisador da mesma instituição, além de ser  Diretor de Projetos de uma empresa de consultoria Ambiental em Recursos Hídricos

Debate do Plano Estratégico de Transformação do Rio Comprido

happens
in 25/09/2017

more
às 18h30.

where
IAB-RJ
Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio de Janeiro
Rua do Pinheiro 10 - Flamengo
22220-050 Rio de Janeiro RJ
11 2557.4480
11 2557.4192
e-mail

source
Lucas Araujo, Coletivo Baixo Rio
Rio de Janeiro, RJ

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided