Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O projeto Contracondutas realiza exposição-esquema de suas diversas ações político-pedagógicas relacionadas ao tema do trabalho análogo a escravo e seus desdobramentos, realizadas no último ano.

Na exposição, instalada no Centro Cultural USP São Carlos, a artista visual Raquel Garbelotti exibe uma video-instalação com dois filmes feitos em estúdio a partir da simulação da circunvolução solar em volta da maquete de uma das casas onde foram encontrados trabalhadores em condições análogas a escravo nas imediações do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. O resultado evidencia as condições insalubres de moradia a que eram submetidos os trabalhadores. O Coletivo 308, por sua vez, amplia o alcance do “Projeto Labor”, realizado originalmente em Guarulhos, com a exibição de duas instalações “site specific” com objetos feitos em barro e gesso. O NEC/IAU-USP de São Carlos apresenta trabalhos coletivos em que confere visualidade as relações de trabalho e economicas que atravessam a dinamica aeroportuária, com foco na construção do T3 de Cumbica, além de um conjunto de diagramas que atenta para os diversos atores envolvidos em grandes canteiros de obras.

O Coletivo Metade, formado por Ana Tranchesi e Isabella Beneducci Assad, realizou pesquisa de campo na municipalidade de Petrolandia, em Pernambuco, de onde grande parte dos trabalhadores do Terminal 3 veio, aliciada por atravessadores. A pesquisa se transforma em totens com áudios das declarações de trabalhadores. Vania Medeiros, por fim, exibe uma série de desenhos feitos por trabalhadores da construção civil a partir de atelies, conduzidos pela artista, em que eles fazem desenhos dos cena?rios de trabalho.

A exposição faz parte da III SEMANAU e da 22ª Semana de Arte e Cultura. Curadoria das professoras da Escola da Cidade, Carol Tonetti e Ligia Nobre.

Contracondutas

Desenvolvido no âmbito do Conselho Técnico da Escola da Cidade (São Paulo), o projeto Contracondutas busca responder, com diversas ações político-pedagógicas, parte das questões abertas pela fiscalização e flagrante de situações relacionadas ao trabalho análogo a escravo em uma grande obra em Guarulhos, o terminal 3 do Aeroporto Internacional. O projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais, com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade, ao mesmo tempo em que se incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e de suas repercussões na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

Exposição Coletiva Diagrama Contracondutas

happens
from 21/09/2017
to 20/10/2017

where

Centro Cultural USP - São Carlos
Av. Dr Carlos Botelho, 1465
São Carlos SP Brasil

source
Cobogó
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided