Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A exposição, realizada na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, no Morumbi, aborda a questão da utilização intensiva do vidro como material para a arquitetura, tendo como eixo central a comparação entre quatro emblemáticas casas de vidro modernas

A exposição, realizada na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, no Morumbi, aborda a questão da utilização intensiva do vidro como material para a arquitetura, tendo como eixo central a comparação entre quatro emblemáticas casas de vidro modernas: as casas projetadas por Philip Johnson, Charles e Ray Eames e Mies Van Der Rohe nos Estados Unidos, e a residência do casal Bardi no Brasil.

Casas de Vidro – tem como objetivo oferecer informações da história das quatro casas, propiciando a reflexão sobre os processos culturais, envolvendo o tema o vidro, que permite a completa transparência dos limites da casa e seu uso em diferentes situações.

Composta por 20 expositores, distribuídos pelos espaços da casa paulistana, a exposição conta com imagens de arquivo dos quatro projetos, estudos e comparações entre os arquitetos, suas poéticas de trabalho, métodos, referências e a vida íntima de cada um.  Além do repertório fotográfico, serão expostas 12 maquetes produzidas especialmente para o evento, possibilitando um estudo aprofundado dos projetos e suas peculiaridades formais. Ao serem apresentadas lado a lado, as casas evidenciam as semelhanças e diferenças das opções formais e técnicas, dos modos de uso da habitação e suas contribuições na promoção e divulgação da arquitetura moderna.

Encontro no MASP, debate com os curadores das quatro casas de vidroParalelamente às ações do programa educativo durante o período expositivo, o Instituto também realiza, no dia 11 de outubro no auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo, um painel de debate, aberto e gratuito as 19h, relacionado à temática da exposição, com mediação de Renato Anelli e a presença dos diretores e curadores das quatro casas de vidro:

Sol Camacho (Instituto Bardi/Casa de Vidro),
Maurice Parrish (Farnsworth House),
Lucia Atwood (Eames Foundation),
Hilary Lewis e Scott Drevnig (The Glass House – Philip Johnson).

A exposição complementa o projeto da Casa de Vidro dos Bardi, apoiado pela Getty Foundation por meio do programa Keeping it Modern, em desenvolvimento por uma equipe do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, coordenada pelo professor Renato Anelli, também curador desta exposição.

As quatro casas de vidro

1. Casa de Vidro (projeto 1949-51), Lina Bo Bardi

2. Farnsworth House (projeto 1945-47), Mies Van Der Rohe

3. Philip Johnson Glass House (projeto 1945-47), Philip Johnson

4. Eames House ( Case Study House no8) – (projeto 1948-49), Charles e Ray Eames

Informações

Exposição Casas de Vidro - História e Conservação

Abertura dia 8 de outubro de 2017 a partir das 12h, entrada gratuita

de 8 de outubro a 4 de março 2018

visitação: de quinta a domingo, em horários específicos: 10h15, 11h45, 14h e 15h30 Entrada: R$ 20,00 (inteira) – R$ 10,00 (meia)

Casa de Vidro
Rua General Almério de Moura, 200 
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

Encontro – Casas de Vidro

quarta-feira, 11 de outubro, das 19h às 21h, entrada gratuita

MASP - auditório principal
Av. Paulista – 1578

 

Exposição e debate "Casas de vidro - história e preservação"

happens
from 12/10/2017
to 04/03/2018

opening
8 de outubro, a partir das 12h, entrada

where
Casa de Vidro
Instituto Lina Bo e P. M. Bardi
Rua General Almério de Moura 200
São Paulo SP
visitação de quinta a domingo, das 10h às 16h (com pemanência até 16h30). Entrada franca. Administração e pesquisa: de segunda a sexta, das 9h às 15h. Fechado sábados, domingos e feriados.
11 3743 3875
e-mail

source
Instituto Lina Bo Bardi
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided