Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Artista revisita a história da arte ocidental em série de 6 obras em pastel oleoso sobre tinta acrílica

O dconcept escritório de arte inaugura em 1º de setembro a mostra individual Un Jour de Bonté (‘Um dia de bondade’) da artista Naiah Mendonça, exibindo 6 trabalhos em pastel oleoso sobre tinta acrílica. A seleção das obras, todas inéditas e produzidas em 2010, revela o traço desconhecido da artista paulista, que vem se destacando no cenário nacional por meio de obras em vídeo e fotografia em coletivas assinadas por grandes curadores como Paulo Herkenhoff.

“A transição entre suportes e técnicas e trabalhar no limiar entre a pintura e o desenho são discussões pictóricas que me interessam”, declara a artista em cujas telas retrata personagens da nobreza e da burguesia européia dos séculos XVI a XIX.

A disposição das obras no exíguo espaço do escritório de arte obedece o ritmo do relógio, assim a parede à esquerda representa a manhã, a do fundo, a tarde, e a do lado direito, a noite, perfazendo o dia por meio de cores e matizes que remetem à luminosidade característica de cada um dos períodos. O tempo e o referencial humano característicos de sua produção dialogam qual um ciclo de vida e morte, segundo a artista.

O desenho de observação de Naiah é lento e cheio de minúcias que, com o tempo, se desfazem na simplificação das formas originais. Feito e refeito inúmeras vezes, ganha traços maduros para, em seguida, sofrer desgastes, sfumatos e distorções que conferem certo ar fantasmagórico aos trabalhos. O referente aos poucos se dissolve para que personagens ganhem novos ares, trazendo para o século XXI as figuras de mestres como Gian Lorenzo Bernini e Lord Leighton.

A obra, porém, não se limita ao quadro. Em colaboração com o designer José Marton, a artista trabalha elementos que transcendem o perímetro de suas telas, fazendo das molduras parte constituinte das obras. A escolha desta ou daquela madeira, de um acabamento em voluta ou em ângulo, é absolutamente pertinente e pensada de acordo com o efeito de complementação ou mesmo de choque em relação à tela.

Sobre Naiah Mendonça

Graduada em Artes Plásticas pela FAAP, a artista tem participado de mostras coletivas em importantes espaços institucionais e galerias desde sua formatura, em 2005. Dentre elas, destacam-se Mediações (2010), curada por Mario Gioia na Galeria Motor, em São Paulo; “American Kinetics. Video Collection” (2010) na Galerie Capital Gold, Düsseldorf, Alemanha; Laços do Olhar (2008), com curadoria de Paulo Herkenhoff no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; Atlas Américas (2007) também de Paulo Herkenhoff no Espaço Oi Futuro, Rio de Janeiro; Copa da Cultura, Projeto Brasil + Berlim (2006) no KV – Institute for Contemporary Art, Berlim, Alemanha; Rumos Artes Visuais 2005-2006 do Itaú Cultural em São Paulo e itinerância nacional; Ways of Looking at Places and Landscapes na Fundación Telefónica em Lima, Peru. Em 2008, a artista realizou individual na III Mostra de Exposições do Centro Cultural São Paulo.

Naiah Mendonça, "Moça com vela"

Naiah Mendonça, "Moça com vela"

Naiah Mendonça abre exposição "Un Jour de Bonté"

happens
from 02/09/2010
to 01/10/2010

opening
1 de setembro às 18h

more
segunda à sexta das 14h às 19h
entrada franca

where
Dconcept
Dconcept escritório de arte
Alameda Lorena 1.257 Jardim Paulista
São Paulo SP Brasil

source
Décio Hernandes Di Giorgi
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided